Administração da Produção - fabricação de Iogurte
Por: Fernanda Fragata • 1/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.357 Palavras (6 Páginas) • 545 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA - ICSEZ
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO – 5º PERÍODO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Parintins – AM
2015
CAROLINE MELO
FELIPE PONTES
FERNANDA FRAGATA
RAFAELA FREITAS
RAÍ FRAGATA
YAN MARTINS
TRABALHO FINAL
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Amazonas – UFAM/PARINTINS como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Administração da Produção, ministrada pelo Prof. Sergio Vieira, no curso de Administração.
Parintins – AM
2015
- MERCADO
A indústria é uma atividade econômica que surgiu entre os séculos XVIII e XIX, graças a Revolução Industrial que ocorreu na Europa. A sua finalidade principal é transformar a matéria-prima bruta em produtos prontos para serem comercializados com outras empresas ou diretamente com seus consumidores finais. No processo de produção, a indústria utiliza máquinas e equipamentos de acordo com o tipo de produto que fabrica. Além disso estão envolvidos no processo a mão de obra e o consumo de energia.
De acordo com SOUZA e MUNIZ (2010) acredita-se que a localização e concentração de indústrias, estão fortemente associadas à existência de infraestrutura básica, bem como a outros fatores como população, renda per capita e existência de rede bancária (variáveis que indicam o tamanho do mercado consumidor e a possibilidade de captação de crédito).
Segundo PARAVIDINO et. al (2011, pag. 73, apud Montgomery & Porter, 1998) “as indústrias vêm concentrando-se em localidades que apresentam vantagens competitivas por (terem) como característica a qualidade do ambiente para execução de elevados níveis de produtividade para uma área específica de atuação. É ainda notória a importância da proximidade geográfica entre clientes, fornecedores e rivais por promover a especialização da atividade e consequentemente a eficiência”
PARAVIDINO et. al apud August Losch (1939 apud Breitbach, 1992) criou um modelo de equilíbrio geral, onde as áreas para possível localização pudesse se relacionar. A teoria parte do pressuposto do problema individual de localização, tanto do produtor como do consumidor, assumindo uma superfície homogênea, na qual as condições de transporte, custo de produção, distribuição populacional, matéria prima são similares e deve ser ocupada na totalidade em qualquer ponto.
- LOCALIZAÇÃO
No município de Parintins, podem ser observados os itens supracitados, visto que há diversos fatores que possibilitam ou não a instalação de fábrica de grande porte.
Dentre os tipos de indústria, estão a indústria de base, que processa matéria-prima bruta em material a ser utilizado por outras indústrias; as indústrias de bens intermediários, que desenvolvem equipamentos para serem utilizados em outras indústrias e as de bens de consumo, que oferecem produtos prontos para uso pelos consumidores finais. Portanto, utilizaremos neste modelo, a Indústria de Bens de consumo.
- MATÉRIA PRIMA/MERCADORIA
O iogurte é produzido através de leite fermentado por bactérias, usualmente Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus, e possui uma consistência que o diferencia de outros produtos derivados de lacticínios. Contém todos os constituintes nutricionais do leite, com exceção da lactose, reduzida durante a fermentação, revelando-se vantajoso para quem não digere bem o leite.
A produção do iogurte tem início na seleção das matérias-primas como o leite, o leite em pó e o açúcar. A partir daí, o processamento é dividido em várias etapas.
O equipamento para a produção de iogurte em escala industrial deve ser relacionado de acordo com o esquema de fabricação. Logo, têm-se tanques com agitadores, tanques de pasteurização, estufas incubadoras, equipamentos para envasamento e fechamento dos vasilhames (copos), câmaras frigoríficas, etc.
A capacidade de produção industrial do iogurte é regulada desde o início do tratamento (pasteurização) do leite, capacidade de produção (equipamento) da cultura industrial, o número e capacidade das máquinas de embalar e as estufas de incubação. Pois a produção deve ser contínua, não podendo ter interrupção em seu fluxo de produção durante toda a manipulação.
O iogurte apresenta as seguintes propriedades:
- Contém um baixo teor de lactose: A lactose é parcialmente transformada em ácido láctico, durante o processo da fermentação, isto facilita a assimilação do iogurte em indivíduos com intolerância à lactose, e que por isso têm problemas em assimilar os nutrientes do leite.
- As proteínas do leite, que têm um alto valor biológico, são parcialmente pré-digeridas por ação das bactérias lácticas, o que permite uma melhor digestão.
- O iogurte possui um alto valor nutritivo e é considerado equilibrado e adequado a qualquer dieta, sendo considerado agente regulador das funções digestivas.
- Os iogurtes têm uma relevância acentuada nos hábitos alimentares, não só por serem considerados um substituto do leite, por representar uma importante fonte de cálcio, mas também por possuir variadas características nutritivas indispensáveis para o bem-estar.
- ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO
A primeira e mais importante etapa da produção do iogurte é a seleção das matérias-primas. Os produtores devem ter a certeza que estão lidando com matérias-primas de alta qualidade e que não contêm nenhum tipo de impurezas impróprias para a produção de iogurtes, ou seja, deve possuir suas características controladas. O leite deve ter uma baixa contagem de bactérias, não deve conter enzimas e substâncias que atrasem o desenvolvimento da cultura do iogurte, assim como microrganismos patogênicos e antibióticos. Depois de garantirem que possuem as matérias-primas adequadas inicia-se o processo propriamente dito, que está subdividido em várias fases:
...