Administração de Cargos e Salarios
Por: Paulo Henrique Marques • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.465 Palavras (14 Páginas) • 190 Visualizações
SUMÁRIO:
1 – INTRODUÇÃO__________________________________________________________3
2 – DESENVOLVIMENTO___________________________________________________3
2.1 – SALÁRIO X MOTIVAÇÃO______________________________________________3
2.2 – TEORIAS MOTIVACIONAIS_____________________________________________4
2.3 - DEFINIÇÃO DE SALÁRIO E MOTIVAÇÃO DE ACORDO COM OS AUTORES: MASLOW, HERZBERG E MACCLELLAND.____________________________________7
3 - INFORMAÇÕES DA EMPRESA____________________________________________8
3.1 - ORGANOGRAMA ATUAL_______________________________________________9
3.2 - DESCRIÇÃO DOS CARGOS ANALISADOS________________________________9
3.3 - BENEFÍCIOS _________________________________________________________10
3.4 - PROPOSTA PARA MELHORIA E RETENÇÃO DE TALENTOS_______________11
4- IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA CARREIRA_______________________13
4.1 - REMUNERAÇÃO MODERNA___________________________________________14
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS_______________________________________________15
6- REFERÊNCIAS _________________________________________________________16
7 – ANEXOS______________________________________________________________17
1. INTRODUÇÃO
A Administração de Cargos, Salários e Benefícios torna-se um elemento muito importante para a motivação do colaborador nas organizações, com estratégias em remuneração para melhorar o desempenho de seus colaboradores bem como atender suas necessidades de acordo com as Teorias de Maslow, Herzberg e MacClelland.
Mostraremos fatores que podem ajudar a influenciar a motivação bem como um planejamento para a implantação do Programa de Cargos e Salários e Benefícios que poderá reter talentos em uma organização.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. SALARIO X MOTIVAÇÃO
Ao observar a palavra MOTIVAÇÃO podemos dizer que motivar seria “criar sentimento de busca” para satisfazer um desejo de um colaborador. Existe um desejo interno nos seres humanos onde quando é estimulado ou incentivado cria-se a necessidade em buscar, fazer algo para realizar.
Quando analisamos as teorias motivacionais modernas, podemos extrais 2 importantes teorias de motivação “Fatores de Higiene-Motivação” de Herzberg e a “Hierarquia das necessidades” de Maslow, então podemos afirmar que as pessoas tem o desejo por dinheiro para satisfazer primeiramente as necessidades fisiológicas (comer, beber e vestir) e após as necessidades sociais (interação, festas, lazer). Ao analisar essas teorias podemos afirmar que o salário esta ligado mais à satisfação das necessidades humanas que aparecem em uma certa ordem de prioridades: fisiológicas, de segurança, de associação, de auto estima e de realização, podemos então informar que nesta teoria o salário está ligado às necessidades básicas. Quando a “distinção salarial” é feita através de aumentos ou outras formas em partes satisfaz a necessidade de reconhecimento. Mas como o efeito da “distinção salarial” tem curta duração é necessário que haja outros benefícios para agregar nas remunerações, se não houver então a necessidade não será totalmente satisfeita.
Quanto a Fatores Motivacionais podemos afirmar que se o salário for analisado separadamente não é mais visto como motivacional e sim uma obrigação “eu trabalho para ganhar o meu salário”, com isso o trabalho torna-se enfadado, pois o sentimento é que o salário sempre é injusto para as atividades que exercemos, seja a quantidade de horas trabalhas ou as tarefas do dia-a-dia.
Ao analisar os colaboradores de uma empresa temos a informação que quando um colaborador tem seu salário abaixo do mercado, mas tem a possibilidade de aumentos periódicos e específicos o mesmo se coloca mais positivamente do que um colaborador que esta com seu salário acima do mercado e que não tenha nenhuma remuneração como beneficio.
Em relação a motivação faz-se necessário a criação de um plano de cargos e salários, pois motiva seus funcionários a busca de receber mais dinheiro, ou seja, quando é implantada a politica de cargos e salários a motivação aparece, os colaboradores entendem que um maior desempenho será necessário para conseguir mais dinheiro, passam também analisar que há diferenças de remuneração e desempenho e a busca para melhor colocação é incentivada e estimulada. Mas será necessário deixar claro o quê precisa fazer, como fazer e porque fazer em cada tarefa a ser exercida. Quando há uma remuneração, gera perspectivas de realizar anseios, traz reconhecimento dos chefes e da empresa, por isso podemos afirmar que salário + remuneração é uma motivação, pois incentiva o colaborador a buscar uma melhor colocação, porém sempre será necessário inovar, pois o colaborador logo volta ao estágio anterior.
Podemos afirmar então que as teorias especificam que poderão ser improdutivos os programas e ações de Gestão de Pessoas destinada a satisfazer necessidades superiores, se as necessidades básicas, como por exemplo o salário, não estiverem bem resolvidas, com essa afirmação podemos concluir que para uma motivação maior dos colaboradores se faz necessário não somente o salário, mas também remunerações e benefícios que agreguem na retribuição salarial, criando-se um sentimento de reconhecimento por sua dedicação.
2.2 TEORIAS MOTIVACIONAIS
Abraham Maslow (1951): Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.
Maslow procurou compreender de uma forma geral o ser humano, sabendo das necessidades que vai do básico ao complexo, acredita que a motivação deve ser usada como caminho para a satisfação da principal necessidade, pois acredita que os seres humanos estabelecem prioridades nas necessidades, pois gera um desconforto quando essa necessidade não é satisfeita gerando assim uma tensão muito grande.
De acordo com Maslow, as pessoas tem 5 categorias de necessidades, que são as:
Necessidades
...