Administração de Recursos Humanos II
Por: Joyce Póvoa • 24/5/2019 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
Disciplina: Administração de Recursos Humanos II
Docente: Profa. Ms. Fabiana Itaci Corrêa de Araújo
Data: 09/03/2018
Discente: Joyce Póvoa Pereira
___________________________________________________________________________
HIPÓLITO, J. A. M.; REIS, G. G. A avaliação como instrumento de gestão. In: FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas nas organizações. São Paulo: Gente, 2002, p. 73-86.
___________________________________________________________________________
Foi durante as décadas de 1960 e 1970, que a utilização da avaliação nas organizações se intensificou. A pratica da avaliação nas organizações ganhou lugar como maneira de controlar e disciplinar a atuação do trabalhador com relação aos movimentos, tempos e a produtividade esperados, possibilitando assim uma maior proximidade entre o avaliador e o avaliado, assim como uma maior preocupação com a motivação e o desenvolvimento dos profissionais que passam por uma avaliação. Tendo como papel de apoiar, a área de recursos humanos também gerencia esse processo, sendo que os principais personagens são, o avaliador e o avaliado. Sendo que o avaliador é o superior e o avaliado o subordinado.
O texto trás diferentes tipos de avaliação: aferição de potencial, na qual propõe-se a prever o desempenho potencial de uma pessoa, no caso dela ocupar determinado cargo ou papel na organização; análise comportamental, no qual consiste na ação de promover o autoconhecimento e também contribuir para a identificação dos pontos fortes assim como oportunidades de melhorias; desenvolvimento profissional, que tem como objetivo observar o desenvolvimento e a maturidade do profissional como meio à distribuição de responsabilidade, assim como definir ações para melhor capacitação desses funcionários e também as movimentações salariais e de carreira; realização de metas e resultados, no qual consiste na tentativa de depreender o esforço e dedicação dos profissionais na execução de seus trabalhos, onde eles recebem incentivo financeiro, orienta o desempenho para metas e objetivos da organização, buscando resultados individuais e grupais esperados.
O autor nos coloca alguns pontos que precisam de uma atenção especial na implementação de processos de avaliação, como um dos principais problemas associados aos sistemas de avaliação no qual refere-se às diferenças de percepção dos envolvidos, o que pode comprometer a precisão das avaliações.
A avaliação de desempenho é um método gerencial que permite ao avaliador verificar os proveitos obtidos individualmente ou por sua equipe. São avaliados, alguns pontos como: os conhecimentos, objetivos, aptidões, posturas, etc. É um meio de apoio ao desenvolvimento profissional dos empregados nas organizações, as organizações oferecem incentivos (financeiros) para o desenvolvimento dos profissionais que mostrarem melhor desempenho.
Como visto nas disciplinas de RH, a gestão de pessoas trouxe uma nova maneira de enxergar a organização, com isso o colaborador precisa ser avaliado para que ele possa evoluir profissionalmente na organização em que atua. Atualmente não são apenas os gestores que desenvolvem o papel de avaliador, cabe também a outros profissionais como do departamento de RH. Muitas empresas não possuem conhecimentos e habilidades para aplicar essa avaliação.
Com a concorrência no mercado, as organizações precisam cada vez mais buscar maneiras de se manter competitiva. Por isso, é necessário que as organizações estabeleçam claramente os objetivos a serem atingidos para que sejam obtidos bons resultados. A avaliação de desempenho é algo benéfico tanto para o avaliador quanto para o avaliado.
...