Análise Comparada
Por: myladiego24 • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 828 Palavras (4 Páginas) • 194 Visualizações
“Análise comparada, Jornal Nacional e Jornal da Cultura”
O Jornal Nacional é considerado um dos telejornais mais importantes do Brasil, o qual é exibido pela rede Globo desde 01 de setembro de 1969. O jornalismo apresentado pelo jornal tem como base um padrão de apresentação desde o início da década de 1970, esse padrão de apresentação não acontece somente para o Jornal Nacional, porém para qualquer produto jornalístico da Rede Globo e suas atrações são basicamente realizadas através do “Padrão de Qualidade Rede Globo”.
Uma das características do Jornal Nacional é apresentar as informações de forma dinâmica em quase todas as notícias, as manchetes contem auxílio videográfico e de áudio para facilitar o entendimento dos telespectadores, apresentando os acontecimentos do dia-a-dia de forma simples e prática. É apresentado das 20:30 às 21:05, aproximadamente (horário de Brasília). É transmitido esse horário devido as diferenças de horários entre as regiões brasileiras como também a mudança de vida dos brasileiros, pois, o horário que a população chega do trabalho é mais tarde.
O Jornal da Cultura possui características de apresentar as notícias de forma aventureira e opinativa, discutindo as causas e os efeitos da situação de um determinando assunto, visando os interesses populares brasileiros. Tem como principal objetivo a apresentação de um bom conteúdo aos telespectadores através de informações que podem agregar valor ao intelecto da população. É utilizado o mesmo estilo de apresentação do jornal nacional, auxílio na apresentação e notícias auxiliadas por vídeo e áudio
As entrevistas e histórias do Jornal Nacional variam entre 15 a 25 por edição, aproximadamente. Quando existe reportagem é exibida nome e profissão do entrevistado, como por exemplo, a reportagem exibida no dia 22/04/2015 durou por volta de 2 minutos relatando a tragédia com o tornado na cidade de Xanxerê, estado de Santa Catarina, onde o Exército foi acionado para ajudar as vítimas. Primeiramente relatou como ficou a situação da cidade e finalizou com a entrevista de uma das vítimas dessa catástrofe.
As matérias de ambos os telejornais variam de acordo com os acontecimentos do dia-a-dia, mas é sempre enfatizado matérias sobre a crise econômica da Petrobrás e assuntos relacionados a esportes é sempre exibido no último bloco devido ao fato de se tratar de entretenimento.
O Jornal da Cultura é exibido a partir das 21:00 até as 22:00 e possui praticamente as mesmas quantidades de reportagens e entrevistas que o Jornal Nacional. Existe uma participação direta da população nos assuntos discutidos e a presença de convidados que também expõe seus pensamentos e opiniões dos acontecimentos no dia, como por exemplo, uma das matérias exibidas dia 22/04/2015 relatando a manifestação de trabalhadores referente ao projeto de lei que regulamenta os contratos de terceirização, após a exibição da matéria teve a manifestação do convidado José Álvaro Moisés, cuja profissão é cientista político, o mesmo expôs seu ponto de vista sobre o assunto. As redes sociais e o whatsapp também são fontes de audiência deste telejornal.
O Jornal Nacional é composto por 2 apresentadores, William Bonner e Renata Vasconcellos. O Jornal da Cultura é composto por um apresentador chamado William Corrêa e geralmente dois convidados por telejornal.
A hipótese de Gleiser é confirmada, pois, o Jornal Nacional traz apresentação de notícias de forma curta e objetiva para que o telespectador consiga ter um resumo sobre o que ocorreu no seu dia-a-dia tanto no país quanto no mundo, isso ocorre somente a nível de conhecimento e não necessariamente faz o telespectador dominar o assunto e ter uma opinião formada, devido ao fato de geralmente as matérias serem curtas e com poucas chances de formação de opinião e afins.
...