Análise Crítica dos Pitagóricos
Por: Cristianagomes73 • 13/5/2017 • Resenha • 438 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
Análise crítica sobre a escola Pitagórica
A escola Pitagórica foi fundada por Pitágoras, um filósofo com um grande conhecimento adquirido por sua passagem pela Grécia, Asai, Egito dentre outras regiões. E com isso podemos perceber que a escola Pitagórica teve um papel importante e fundamental na história da filosofia, tendo com o tempo influenciado e mudado o pensamento de grandes filósofos e cientistas como Platão e Kepler.
Pitágoras fundou uma seita religiosa em Crótona e, com sua força persuasiva começou a ter problemas na região, tanto no meio político quanto no meio espiritual por ser anti-democrático. Foi obrigado a se mudar e teve seus discípulos exilados e mortos. Daí já dá para se ter uma noção de como Pitágoras era bem rígido.
Pitágoras possuía uma forma bem “ignorante”, senão “grosseira” para definir a Origem do Universo no livro “A Dança do Universo”. No livro, Pitágoras define que a origem do mundo ocorreu através dos números e que através deles era possível obter formas geométricas, e acreditava ser uma ponte entre a razão humana e mente divina. Também para os pitagóricos, era possível se notar números através dos sons. Basicamente, baseavam-se no fato de que tudo existe por causa dos números e nada mais, não havia diferença entre o que era misticismo e ciência. Dizia que o homem ao estudar aos números era levado a um estado catártico que ia além das limitações da vida, ao cultua-los você era limpo, purificado ou até salvo. Imagine-se, por exemplo, orando ou rezando por sua saúde apenas com a consciência de que 2+2=4 ou 4x2=8?
Como dito no texto, alguns filósofos não faziam anotações sobre seus ensinamentos ou feitos e Pitágoras estava inserido neste meio. Seus seguidores não podiam fazer qualquer tipo de indagação ou questionamento, abrindo mão de sua liberdade momentânea, e aderindo até mesmo regras dietéticas, se privando de carnes e grãos.
Quando ele fala que tudo pode ser explicado, entendido por meio dos números, se equivoca pelo falo de não saber, por exemplo, como o universo é composto e inferir que a distância que existe entre os planetas obedece a uma ordem que segue a relação entre os números inteiros.
Mesmo sabendo que Pitágoras foi um grande filósofo e matemático, pode-se dizer que sua teoria não passa de ‘superstição’, pois como foi dito em sala, os números foram uma criação dos homens e por este motivo não se pode apoiar esta teoria para a origem das coisas. Um argumento que podemos afirmar com toda a certeza que a origem do universo não se deu através dos números, é que se foi realmente criado desta forma, muitas pessoas poderiam criar um Universo no momento que quiser.
...