Análise Do Relatório De Segurança E Saúde Do Trabalho Realizado Na Rede De Supermercados Frigobem S/A
Por: Jhon anderson Soares • 10/4/2023 • Trabalho acadêmico • 664 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CURSO: TÉCNICO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
ANÁLISE DO RELATÓRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO REALIZADO NA REDE DE SUPERMERCADOS FRIGOBEM S/A
ANÁLISE DO RELATÓRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO REALIZADO NA REDE DE SUPERMERCADOS FRIGOBEM S/A
MACAPÁ
2023
INTRODUÇÃO
Este relatório demostra a análise de riscos em um determinado tipo de ambiente de trabalho, com ênfase em riscos ambientais, ruídos e vibrações. Sabendo que a empresa é responsável pela contração e fiscalização de uma firma terceirizada para a execução da obra ou serviço, irá assegurar a segurança de seus contratados durante a realização do serviço. Sendo este relatório elaborado com base na NR 09, NR 15, NR 21 e NR 26. A empresa/organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro, prevenindo acidentes e doenças relacionadas à execução do serviço, neste caso, de ampliação de água e esgoto da rede de supermercado. Para isso, é necessário relatar as necessidades da empresa, suas possíveis falhas de segurança e citar medidas de correção para que esses riscos ocupacionais não se transformem em acidentes.
DESENVOLVIMENTO
A empresa FrigoBem S/A está atendendo a demanda de sua região, realizando uma ampliação, onde será necessário executar obras no sistema de água e esgoto. O Técnico de Segurança do trabalho da rede de supermercados FrigoBem S/A verificou e identificou os riscos eminentes no local, o mesmo apresentou aos responsáveis pela obra todos os riscos, as medidas de controle e como sinalizar visivelmente todos estes riscos. Sendo apontado a exposição dos trabalhadores ao ruído e à vibração proveniente das máquinas e equipamentos que são utilizadas para abrir concreto e as valas de terra para passar a tubulação. Sendo solicitado que a empresa fornecesse equipamento de proteção individual como protetor auricular tipo abafador, pois o ruído é superior ao recomendado pela norma de 90 dB (A), e luvas para amenizar essa vibração, como rompedor pneumático.
A NR 15 estabelece critérios para caracterização da condição de trabalho insalubre decorrente da exposição às Vibrações de Mãos e Braços (VMB) e Vibrações de Corpo Inteiro (VCI). Sendo a caracterização de condição insalubre, caso seja superado o limite de exposição ocupacional diária a VMB correspondente a um valor de aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 5 m/s2.
Sendo necessários os seguintes pontos para a caracterização da exposição como objeto de laudo técnico:
- Objetivo e datas em que foram desenvolvidos os procedimentos;
- Descrição e resultado da avaliação preliminar da exposição, realizada de acordo com o item 3 do Anexo 1 da NR-9 do MTE;
...