Análise de Investimentos
Por: fsantana90 • 22/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.823 Palavras (16 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD
POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Fernando José Santana do Bomfim - RA 2870929906
DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE
JARAGUÁ DO SUL/SC
2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD
POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Fernando José Santana do Bomfim - RA 2870929906
DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE
Desafio apresentado como requisito para a obtenção de nota da disciplina Empreendedorismo e Comportamento Organizacional do Curso de Administração, supervisionada pela tutora EAD Prof.ª Gislayne Rocha.
JARAGUÁ DO SUL/SC
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. MORTALIDADE EMPRESARIAL
2.1 Fatores da mortalidade empresarial
3. PLANO DE NEGÓCIOS
3.1 Benefícios do plano de negócios
3.2 Desenvolvendo um plano de negócios de sucesso
4. ANÁLISE SWOT
4.1 Análise SWOT do Restaurante Smak
5. PROBLEMAS X SOLUÇÕES
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Em uma era de crescente competitividade entre as empresas ou organizações, para ser bem sucedida e diferenciar-se em meio a uma concorrência constante e cada vez mais acirrada, uma empresa precisa ser eficiente em todos os seus aspectos de gestão, desde o levantamento das informações a respeito do negócio ou do mercado, assim como o aspecto administrativo, financeiro, operacional e um planejamento a longo prazo para se chegar ao sucesso.
Diante do cenário na qual se encontra o Restaurante Smak, localizado no município Vale da Felicidade, se faz necessário uma análise mais aprofundada do negócio, onde se pode identificar os problemas que afetam os negócios do restaurante, e propor soluções para que Irena, proprietária do estabelecimento, desenvolva uma gestão mais profissionalizada e eficiente, mais próxima dos clientes em potencial e dos colaboradores que estão diretamente envolvidos com o negócio.
Uma análise detalhada da gestão do restaurante Smak será realizada, e alguns pontos importantes a respeito do negócio serão levantados. Baseado nessas questões, algumas soluções serão propostas, com o objetivo de haver uma gestão mais profissional e eficiente, resgatando assim o sucesso do estabelecimento e a fidelização dos clientes, voltando a ser um estabelecimento bem frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais.
Além dessa introdução, essa pesquisa está organizada em 5 capítulos.
Primeiramente, um capítulo sobre a mortalidade empresarial (passo 1), onde será abordado o fracasso na gestão de micro e pequenas empresas e levantados os fatores que influenciam para o desaparecimento ou extinção de determinadas organizações.
Em seguida será apresentado o plano de negócios (passo 2) como peça fundamental para que haja uma gestão mais eficiente, assim como seus benefícios e algumas dicas de como desenvolver um plano de negócios de sucesso.
Por meio da ferramenta SWOT (passo 3), serão levantados os aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio.
Serão apresentados os principais problemas que afetam os negócios do Restaurante Smak, onde será proposto as soluções em respectivo aos problemas encontrados (passo 4).
Por fim, serão apresentadas as considerações finais, na qual envolve todo o conhecimento adquirido ao final da pesquisa.
Todos os levantamentos foram realizados, através de pesquisas fundamentadas em livros, revistas, artigos e sites.
2. MORTALIDADE EMPRESARIAL
Diariamente, uma série de novos negócios dos mais variados segmentos são abertos ou inaugurados por diversos motivos, seja por desejar ter seu próprio negócio, identificar uma oportunidade, por exigência de clientes / fornecedores, melhorar de vida (aumentar a renda) ou por estar desempregado e não arrumar emprego.
No Brasil, nos últimos anos, temos visto um forte aumento na criação de novas empresas e de optantes pelo Simples Nacional, regime fiscal diferenciado e favorável aos Pequenos Negócios. Em dezembro de 2012, havia 7,1 milhões de empresas registradas nesse regime. Este número ficou 26% acima do verificado em dezembro do ano anterior. Em 2011, a expansão já havia sido de quase 30%. (SEBRAE, 2013).
Em meio a tantas empresas, algumas conseguem uma gestão eficiente e obtém sucesso no mercado, mas a grande maioria não sobrevive por muito tempo, algumas chegam a durar meses e outras por no máximo dois anos, aumentado ainda mais os índices de fracasso ou da mortalidade empresarial.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae de São Paulo, a respeito da taxa de mortalidade empresarial no ano de 2010, apontou que 27% das empresas fecham em seu primeiro ano de atividade e 64% fecham até o seu sexto ano de atividade.
A taxa de mortalidade vem diminuindo nos últimos 10 anos e em julho de 2013 a sobrevivência chegou a 76%. Há dez anos, esse índice era de 50%. A atual taxa mostra uma melhor capacidade das micro e pequenas empresas para superar dificuldades nos primeiros dois anos do negócio. Nesse período inicial, a empresa ainda não é conhecida no mercado, não possui carteira de clientes e, muitas vezes, os empreendedores ainda têm pouca experiência em gestão. (RIBEIRO, 2014).
Gerenciar um negócio ou uma empresa, requer principalmente muita dedicação e perseverança por parte dos empreendedores, porém não basta somente esses dois elementos, e sim, uma série de fatores que estão diretamente ligados, tanto com o sucesso, quanto com o fracasso do negócio, ou seja a ausência desses pontos podem comprometer o desempenho ou até mesmo acarretar no fechamento das micro e pequenas empresas.
...