Análise de plano de negócio internacional: General Motors do Brasil
Por: Rosana Nakajune dos Santos Rodrigues • 22/1/2019 • Trabalho acadêmico • 4.491 Palavras (18 Páginas) • 343 Visualizações
Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS
MBA – Aula Tema: International Business Plan
Análise de plano de negócio internacional: General Motors do Brasil
Rosana Nakajune S. Rodrigues - RA 561614
São Caetano do Sul
2017
Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS
MBA – Aula Tema: International Business Plan
Rosana Nakajune S. Rodrigues - RA 561614
International Business Plan
Análise de plano de negócio internacional:
General Motors do Brasil
Trabalho de conclusão da disciplina International Business Plan, oferecido pela instituição Universidade São Caetano do Sul e ministrado pela Professora Mariana Bonome de Souza Marques.
São Caetano do Sul
2017
ANÁLISE DE PLANO DE NEGÓCIO INTERNACIONAL: GENERAL MOTORS DO BRASIL.
.
RESUMO
A presente proposta tem como objetivo apresentar uma análise de plano de negócio internacional pelo grupo de trabalho sobre a empresa General Motors do Brasil, através de pesquisas efetuadas pela internet, artigos periódicos, bibliográficos e materiais internos da empresa.
Palavras-Chave: International business plan, plano de negócio internacional, internacionalização, multinacional, análise de plano de negócio.
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. A empresa: General Motors do Brasil 4
2.2. Estrutura organizacional e processos da General Motors Brasil 4
3. Análise do ambiente interno e externo 5
3.1. Modelo de negócios 5
3.1.1. Segmento de Clientes: Fluxo de informações de mercado 5
3.1.2. Canais: Diferenças entre as estruturas dos mercados mundiais 6
3.1.3. Relacionamento com o Cliente 7
3.1.4. Fluxo de Receita: Resultados obtidos pela General Motors Brasil nos últimos anos 7
3.1.5. Recursos-Chave: Recursos diferenciados da subsidiária brasileira 8
3.1.6. Atividade-Chave: Relação entre as unidades da GM (subsidiária-matriz e subsidiária-subsidiária) 8
3.1.7. Parcerias-Chave: Relação da subsidiária brasileira com os fornecedores 9
3.1.8. Estrutura de Custo: Transferência de Recursos (da matriz para a subsidiária) 9
3.2. A teoria de uppsala aplicada à General Motors do Brasil 10
3.2.1. General Motors no Brasil 12
4. Estratégias Para Internacionalização 15
4.1. Triângulo AAA Aplicada À General Motors Do Brasil 15
5. Considerações finais 17
6. Referências bibliográficas 18
- Introdução
Presenciamos no nosso cotidiano profissional o fenômeno do “nivelamento” do globo terrestre - expressão do escritor Thomas Friedman -, que nada mais é do que a intensa globalização que torna nosso vizinho aquilo que outrora parecia distante e incomunicável.
Fomentado pela revolução da comunicação digital e pelo aumento enorme de velocidade dos processos que envolvem as cadeias de suprimentos mundo afora, a dinâmica do mundo empresarial mudou consideravelmente.
Hoje em dia é fundamental às corporações se adequarem às possibilidades dos novos modelos de supply chain. A possibilidade de ter fácil acesso a fornecedores pelo mundo, além da expansão nacional e internacional das empresas, traz consigo a responsabilidade de se preparar para esses novos desafios logísticos. Um desses desafios é o desenvolvimento de negócios internacionais.
O desenvolvimento de negócios internacionais ganhou importância estratégica e é determinante para a nova dinâmica do mundo contemporâneo, caracterizado principalmente pela globalização dos mercados. Presenciamos, invariavelmente, maior eficiência nas operações e processos, o que traz necessariamente melhor produtividade. Como exemplo de eficiência dessa nova perspectiva de mercado global, temos a criação de produtos globais, com a intenção de racionalizar processos produtivos e a maximização dos recursos corporativos.
Neste projeto, iremos discorrer sobre o processo de internacionalização da empresa General Motors, focando principalmente no modelo de negócio internacional que ela pratica.
- A empresa: General Motors do Brasil
A General Motors foi fundada em 1908, por um visionário comerciante de automóveis chamado William C. ‘Billy’ Durant. Para expandir a empresa, contratou o engenheiro Louis Chevrolet, já famoso por suas habilidades de pilotagem, para corridas promocionais de alta visibilidade. Como Durant acreditava que o sobrenome do piloto e sua reputação ajudaria a vender os carros, utilizou-o como a marca que identificamos até hoje - Chevrolet, e é vista nos veículos em mais de 130 países.
Chegou ao Brasil em 26 de janeiro de 1925, com sede no bairro Ipiranga, cidade de São Paulo. Inicialmente, o capital era equivalente a US$ 270 mil. Em pouco tempo, a razão social passou a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB). Atualmente, é a maior subsidiária da General Motors na América do Sul e a segunda maior operação fora dos Estados Unidos.
- Estrutura organizacional e processos da General Motors Brasil
A General Motors do Brasil (GMB) é a maior subsidiária da General Motors na América do Sul e a segunda maior operação fora dos Estados Unidos.
Ao encerrar 2011, a GMB mantinha um quadro com mais de 20 mil empregados (empregos diretos), distribuídos por seus três complexos industriais fabricantes de veículos – São Caetano do Sul, São José dos Campos (ambos em SP) e Gravataí (RS) –, além de outras três unidades, localizadas no estado de São Paulo: Mogi das Cruzes (fábrica de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas da Cruz Alta), além de escritórios comerciais nas várias regiões do país.
...