PLANO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL
Projeto de pesquisa: PLANO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miriansolange • 4/9/2014 • Projeto de pesquisa • 7.875 Palavras (32 Páginas) • 270 Visualizações
SUMÁRIO
PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO 03
O nome, localização, porte, segmento, missão e valores da empresa....................................03
Os produtos produzidos e comercializados pela empresa 03
Panorama do mercado de água mineral 06
Parque produtivo 07
Evolução e tendência do preço de mercado...............................................................11
Todas as informações coletadas/ pesquisadas no Mercado-Alvo..........................................13
Mercado-alvo: Bolívia 14
Descrição do Cliente Potencial 17 Informações referentes à forma de distribuição 17
Descrição das estratégias de promoções que serão utilizadas 23
O preço de comercialização e a forma de pagamento do produto .......................................23 Referencias ..........................................................................................................................27
PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
O NOME, LOCALIZAÇÃO, PORTE, SEGMENTO, MISSÃO E VALORES DA EMPRESA
O Grupo se reuniu e determinou a criação de uma empresa fictícia chamada Badin Água Mineral LTDA. Esta empresa está começando a exportar seu produto: a Água Mineral Badin. Localizada na Rua Durval Marcolino, 490, Centro, Águas da Prata-SP, trata-se de uma empresa de médio porte, atua no segmento de bebidas. Sua missão: “Buscar diariamente o mais alto nível de satisfação dos clientes internos e externos. Manter e aprimorar a qualidade e a pureza de nossos produtos e serviços, levando em consideração as atuações em parceria com fornecedores e clientes”.
Valores: Ser reconhecida pelos clientes, consumidores, fornecedores e pela comunidade em geral, como referência de excelência no segmento de água mineral.
Assegurando, a sustentabilidade do negócio por meio de práticas sustentáveis que promovam a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida de nossos clientes e fornecedores.
OS PRODUTOS PRODUZIDOS E COMERCIALIZADOS PELA EMPRESA
- Linha Água mineral sem gás, vidro leve, 500 ml
- Linha Água mineral com gás, vidro leve, 500 ml
- Linha especial Água mineral com sabor, vidro leve, 500 ml
LEVANTAMENTO DAS OPORTUNIDADES DE EXPORTAÇÃO
No ano de 2012 o Brasil exportou 297 mil litros de água mineral, com faturamento de US$102 mil. Sendo 72% exportados para as Guianas, 14% para a Bolívia, 7% para o Japão, 4% para o Paraguai e 2% para Taiwan. Representado mercados promissores com aumento significativo no consumo ano a ano.
Poucos países no mundo têm reservas mundiais de água doce como o Brasil, a Rússia, a China e o Canadá.
O mercado internacional é impulsionado pela troca de bens escassos. Assim, esse levantamento analisa as potencialidades e oportunidades do mercado externo para esse bem: a água mineral e suas perspectivas para a empresa brasileira.
Para Sandroni (1999, p.78), mercado é o termo que designa um grupo de compradores e vendedores para trocar bens e dinheiro. O mercado possui maior ou menor concorrência dependendo da estrutura de oferta e demanda. Há uma combinação de fatores capazes de neutralizar a concorrência: o preço e a diferenciação do produto.
Outras vantagens competitivas são os fornecedores e distribuidores, a logística e a coordenação vertical.
O mercado internacional vem avançando nas últimas décadas devido ao desenvolvimento econômico do pais. Este avanço só pode se manter por meio da especialização, da ampliação do consumo, pela disponibilidade de recursos e fatores de produção.
Um país possui uma vantagem comparativa na produção de um bem se o custo de
oportunidade da produção desse bem em relação aos demais é mais baixo nesse país do que em outros. (...) o comércio entre dois países pode beneficiar a ambos se cada país exportar os bens em que possui uma vantagem comparativa. KRUGMAN, 2005: 7).
É o custo de oportunidade que determina o comercio entre os países.
A água mineral engarrafada, sendo um produto com pouco valor agregado, tem sua exportação justificada pela necessidade da gestão de recursos escassos na sociedade internacional (Rizzieri, 1998, p.12). Logo, a água tem o diferencial locacional. Isto é, regiões que apresentam abundância do bem tem vantagem na comercialização.
Pode ser um bem diferenciado em função do sabor e propriedades minerais de suas fontes.
A seguir, relacionaremos dificuldades encontradas por pequenas empresas para se lançarem no mercado internacional, de acordo com Center for the Promotion of Imports from Develping Countries (2008).
• Preços (custos de produção) muito elevados para serem competitivos;
• Incapacidade de encontrar bons parceiros comerciais;
• Linha de produtos limitada (não diferenciada);
• Problemas relativos às exigências de Políticas de Qualidade; e
• Desconhecimento dos mercados internacionais para seus produtos.
As 10 principais empresas transnacionais da água são:
• Vivendi Génerale dês Eaux: França
• Suez-Lyonnaise dês Eaux: França
• Sauer-Bouygues: França
• RWE-Thames Water: Alemanha
•
...