Análise do papel do gerente nas organizações contemporâneas
Por: Reginaldo Silva • 3/6/2016 • Trabalho acadêmico • 865 Palavras (4 Páginas) • 458 Visualizações
Matriz de atividade individual
Módulo: 1 | Atividade: Individual |
Título: Análise do papel do gerente nas organizações contemporâneas | |
Aluno: Reginaldo da Silva | |
Disciplina: Introdução a Administração | Turma: GRDMEAD_T0126_0216 |
Introdução As competências e habilidades necessárias a um mesmo cargo mudam conforme o tamanho da organização. Via de regra, na visão do empresário, o perfil do gerente deve incluir:
Nesta atividade individual, iremos analisar o papel do gerente nas organizações contemporânea.
| |
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente Segundo Fayol as principais atividades do administrador são o planejamento, a organização, a direção e o controle. Ainda segundo Fayol o papel do gerente consiste em:
Já Henry Mintzberg questiona a ideia de Fayol de que os administradores apenas planejam, organizam, dirigem e controlam. Essas funções dizem respeito ao processo administrativo, mas os gerentes têm muitas outras funções. Ou seja, os gerentes tem outras responsabilidades gerenciais além do desempenho das funções do processo administrativo. Burn & Stalker observam que não existe uma única forma adequada de administrar e que está vai depender de diversos elementos organizacionais. Logo, conhecer, compactuar e disseminar a cultura da empresa em que se atua são atividades fundamentais para o gestor. Mas como deve ser o gerente do século XXI? Ele deve simplesmente manter o foco nos resultados ou estar mais atento ás pessoas? Para os mais conservadores o gerente deve manter uma postura autocrática e centralizadora. Para os mais modernos o gerente atual deve assumir novos comportamentos, estar atento, buscar o desenvolvimento continuo, tanto seu como de sua equipe e empresa. Este Papel de “coach” (termo em inglês que significa treinador / orientador) faz com que o gerente saia da posição tradicional de “puxador” (a frente da equipe) para estar na retaguarda garantido o resultado final. Segundo José Roberto Marques autor do livro Leader Coach identificamos com facilidade aqueles que dispõem de competências diferenciadas para liderar e extrair resultados objetivos dos colaboradores com sucesso. Por isso, nas empresas, é cada vez maior a busca por gerente diferenciados, profissionais com habilidades para liderar assertivamente, ensinar, acompanhar, delegar, inspirar, conduzir e mobilizar os colaboradores para que mantenham sua motivação, inovem mantenham o equilíbrio e especialmente contribuam com qualidade para que haja sempre êxito e evolução continua nas organizações. | |
Competências e habilidades demandadas do gerente O gerente contemporâneo tem que ter sem dúvida competências e habilidades polivalentes e multifuncionais, segue abaixo listadas as atribuições profissionais mais buscadas pelas empresas :
É preciso ser polivalente e multifuncional
Além de dominar pelo menos uma língua, é importante estar informado sobre outras culturas, a politica a economia e os principais fatores de outros países.
Pessoas interessadas em melhorar sempre e alavancar novas responsabilidades, permanentemente as pessoas devem estar questionando, propondo e tentando novas formas de atuar.
Saber ouvir cada membro da sua equipe na essência, Escutar opiniões dos colaboradores, as considerar e valorizar. Além disto saber compartilhar conhecimento, dividindo suas experiências e aprendizados, sem com isto se sentir ameaçado.
Exercer a liderança inovadora dispondo de qualidades essenciais para condução dos seus liderados, tais como autoconfiança para delegar tarefas, monitorar e conduzi-las, ouvir seus colaboradores, dar feedbacks realistas. O gerente com bases na liderança coach, respeita seus colaboradores e consequentemente, é respeitado, por não impor sua liderança, além disso conhece a sua equipe, confia na sua capacidade, sabe delegar e dar os feedbacks necessários a evolução, aperfeiçoamento e crescimento do grupo, de forma geral e individual.
Dizem os especialistas que esta característica está na base de todas as outras. | |
Conclusão Por isto tudo, percebe-se que o gerente deve ter uma atuação flexível, combinando a teoria tradicional com novas formas de trabalho, visão holística, aspectos relacionados às tarefas de um administrador e gestão de pessoas. É imprescindível que busque o autoconhecimento que dará sustentação a motivação e a gestão de sua própria carreira. | |
Referências bibliográficas MARIANA,Lima Bandeira; ANTÔNIO,Luiz Marques; CLÉA,Martha Quaresma do Santos. Líder ou gerente: eis a questão. In: Reflexões sobre o papel gerencial: um perfil modernizador. UFMG. S/D. Disponível em :http://www.geocities.com/hollywood/studio/1554/artigos/artigo01.html. Acesso em: 17 de Mar. 2016. MOTTA, P. R. O alvo do aprendizado: todos os gerentes como dirigentes de alto nível. In:______. Transformação Organizacional: a teoria e prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. Disponível em: SOUZA, Afonso. Coaching muda o estilo do gerente. Disponível em: HSM Management; número 69; ano 12; volume 4; julho-agosto/2008; página 107; autores: BORDEN, Mark; BREEN, Bill; CHU, Jeff; DEAN, Josh; FANNIN, Rebeca; FELDMAN, Amy; FISHMAN, Charles; HOCHMAN, Paul; KUSHNER, David; LACTER, Mark; LEVINE, Robert; LIDSKY, David; NCGIRL, Ellen; SACKS, Danielle; SALTER, Chuck; SOVOBODA, Elisabeth; TICHLER, Linda MARQUES, Jóse Roberto. Leader Coaching como filosofia de Liderança – São Paulo – Editora Ser mais – 2013. | |
...