Análise temática do artigo: Pontos críticos do processo de produção de pisos maciços de madeira
Por: epm.jr88 • 27/5/2017 • Dissertação • 509 Palavras (3 Páginas) • 317 Visualizações
Unitri – Centro Universitário do Triângulo
Curso: Administração
Disciplina: Estágio 1
Professora: Yêda Maria Ykeda
Elias Paulo Miranda Junior – Uberlândia, 09 de maio de 2017.
Análise temática do artigo: Pontos críticos do processo de produção de pisos maciços de madeira.
O artigo estudo tem foco na gestão da qualidade e o objetivo de analisar os pontos críticos existentes na produção de pisos maciços de madeira. Os conceitos de qualidade se tornaram fatores importantes na administração das organizações e representam pontos importantes para seu êxito, e dentre esses conceitos a estabilização dos processos de produção contribui para a melhoria, redução de desperdícios e aumento da competitividade.
O trabalho foi desenvolvido em uma empresa do setor de pisos maciços de madeira, localizada no município de Tietê, no estado de São Paulo. A empresa é atualmente a maior do setor em toda a América Latina, contando com cerca de 500 funcionário diretos, distribuídos com duas plantas, com capacidade produtiva mensal de 130.000 m² de pisos, aproximadamente, 80% deste total destinado à exportação, principalmente para Itália e Estados Unidos.
Cada setor e pontos críticos selecionados foram avaliados por meio das técnicas do controle estatístico do processo. Com base nos dados obtidos para cada ponto crítico, a dispersão foi avaliada por meio de histograma. A estabilidade do processo foi analisada por meio da carta de controle, de acordo com metodologias apresentadas por Oakland e Montgomery.
Por meio do mapeamento identificaram-se seis processos na produção dos pisos de madeira: recebimento, secagem, processamento primário, processamento secundário, acabamento e embalagem. Para a identificação dos pontos críticos, inicialmente selecionou-se os processos críticos por meio de entrevistas realizadas com funcionários da empresa. O processo com maior índice médio de ocorrência de defeitos foi o de acabamento. No processo de acabamento, o maior índice de risco observado foi para o ponto crítico “peças com manchas do extrativo da madeira”.
Os pontos críticos analisados (dimensão das peças e defeitos gerados pela lixa) foram considerados como instáveis e não previsíveis; é preciso rever os processos para estabilizar a rotina, um dos principais fatores para manter um padrão desejado dos produtos. Para minimizar as ocorrências, a empresa deve realizar o estudo da causa raiz de cada situação indesejada e desenvolver meios para bloqueá-las. A adoção da gestão de processos, estabelecendo a relação cliente/fornecedor interno, também pode contribuir para a melhoria. A empresa deve alterar suas estratégias de garantia de qualidade, adotando a gestão por processos.
A análise do processo produtivo na produção de pisos maciços de madeira serviu para orientar a organização a focar suas ações e estratégias em pontos focais na melhoria da qualidade. Por meio deste estudo a empresa conseguirá tratar os problemas diretamente em suas causas, podendo assim sanar as falhas encontradas. Ao aplicar corretamente as correções das falhas apontadas, a qualidade do produto aumentará, evitando assim prejuízos e insatisfação dos clientes.
...