Analise de Gaps na clinica Odonto quality
Por: Reinan Kun • 16/3/2022 • Trabalho acadêmico • 920 Palavras (4 Páginas) • 893 Visualizações
Centro Universitário Jorge Amado
Curso Superior em tecnologia em Logística
José Reinan Carneiro Barbosa
Gestão de Serviços
Polo Feira de Santana
2021
Situação problema:
A clínica Odonto Quality, é especializada em odontologia e atende a um público diversificado: adulto e criança, pacientes do SUS e convênios particulares.
São disponibilizadas diariamente 30 fichas para o atendimento de pacientes do SUS, que são distribuídas a partir das 7h30. Os clientes particulares são atendidos com hora marcada, previamente agendada pela central de atendimento da clinica.
A clínica está enfrentando um sério problema com relação à satisfação dos clientes, fato que já está gerando perda dos clientes particulares e desgaste da imagem da empresa. Por esse motivo, o proprietário da clinica, Arthur Barreto, contratou um consultor a fim de solucionar o problema da Odonto Quality.
O contexto da clínica é o seguinte:
A sala de atendimento tem capacidade para acomodar apenas 30 pessoas, o que está gerando formação de filas e má acomodação dos pacientes.
Clientes não estão conseguindo ser atendidos no mesmo turno em que chegam, tendo que aguardar o dia todo.
Os pacientes previamente agendados reclamam da falta de conforto do ambiente e da demora no atendimento.
Muitos clientes estão reclamando da demora e do atendimento presencial e pelo telefone, pois esperam até 15 minutos para obter uma resposta simples.
A clinica tem em seu quadro profissional 4 (quatro) dentistas.
Sabe-se que um dos fatores que delongam os atendimentos são as crianças, pois choram muito e geralmente precisam realizar raio X durante o atendimento.
A clinica possui apenas 02 aparelhos de raio x, ou seja, sempre o cliente terá que aguardar outro finalizar.
A clínica fechou recentemente contrato com a Prefeitura e com 2 convênios particulares.
Resolução:
Ao analisar o contexto percebe-se algumas divergências.
O Gap 1: Falha na comparação expectativa do consumidor, - percepção gerencial
Existe uma certa discordância entre as expectativas dos clientes, que buscam um ambiente mais confortável e acomodado, ocorrendo reclamações sobre o atendimento ser demorado, e a falta de um bom ambiente de espera. Existindo a quebra de expectativas dos clientes que vão até a clínica, gerando uma sobrecarga no local, criando filas de espera. Isso ocorre devido ao ambiente não obter a estrutura adequada.
Plano de ação:
As soluções para isso são a diminuição da entrega das fichas disponibilizadas, e o investimento no ambiente de espera, tais como por exemplo: cadeiras mais confortáveis, televisão, revistas, implantação de uma rede de internet via wi-fi. Além de servir cafés e sucos para os pacientes. Com o entretenimento dos clientes, o tempo de espera poderá passar despercebido, fazendo com que eles se sintam mais confortáveis e à vontade enquanto esperam o atendimento.
Além disso, ela pode optar por atender somente pacientes adultos, já que o atendimento às crianças precisavam de mais atenção e a organização não possuía o equipamento necessário para suprir a demanda de pacientes.
O Gap 2: Falha na comparação específica de qualidade do serviço – prestação de serviço
Ocorre uma falta de controle de atendimento, fazendo com que os clientes saiam sem ser atendidos. Ou seja, clientes além do limite que a clínica pode atender, levando a saída e a insatisfação dos pacientes, além também de sobrecarregar os funcionários na área de atendimento.
Plano de ação:
Para a melhora dessa situação é necessário uma melhoria no treinamento dos funcionários que trabalham nesse setor, além também da diminuição das fichas que são entregues, como já citado anteriormente, diminuindo assim o número de pacientes, atingindo o número limite que a estrutura poderá atender.
...