Analogia de Taylor
Por: Fabiana Andrade • 13/9/2015 • Resenha • 269 Palavras (2 Páginas) • 452 Visualizações
Analogia dos problemas do ponto de vista do autor.
Na obra do autor Frederik Winslow Taylor, observamos que o objetivo principal é de assegurar ao empregador e ao empregado a prosperidade máxima, portanto quando no texto é abordado queda nas vendas, os colaboradores estão desmotivados. Temas que foram abordados pelo autor.
A administração, não tinha noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador (separar as funções e cargos) exemplo: o proprietário José cuida de toda a parte administrativa (contas a pagar e receber, departamento pessoal e financeiro), juntamente com mais duas funcionárias; o proprietário Carlos é o responsável pela produção, juntamente commais oito colaboradores. O processo de produção das peças desenvolvidas pela malharia passa pelos seguintes processos: molde, corte, costura e estamparia. Entretanto, os colaboradores atuais dividem-se nas tarefas, não havendo uma função/ cargo já estabelecida para cada um. Não havia política de incentivos e motivação para os trabalhadores da Confecção, faltava estruturação de identificação da melhor maneira de executar tarefas.
Com base na obra do autor, no sentido de identificar uma única maeira de melhor executar uma tarefa, Taylor propõe que qualquer tarefa, mesmo as de supervisão sejam o mais simples possível. Cada funcionário teria uma tarefa, menos complexa possível e recebendo instruções de alguém especializado e cada trabalhador iria realizando repetidamente tarefas simples.
Na empresa JC Confecções ele apresentaria algumas soluções:
- Aplicação de método para encontrar melhor maneira de realizar o trabalho.
- Seleção de forma cientifica dos trabalhadores para melhor desempenhar a tarefa.
- Treino, educação e desenvolvimento de funcionários de modo a melhor desempenhar a tarefa.
- Super especialização dos trabalhadores.
- Recompensas e sanções salariais.
...