Artigo - Caso Destin Brass Products
Por: Wesley Dias • 16/7/2020 • Artigo • 561 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Nome do aluno: Wesley Dias da Silva
Trabalho da disciplina de Controladoria
Tutor: Prof. André da Costa Ramos
Brasília
2016
Estudo de Caso:
Caso Destin Brass Products Co
Referência: BRUNS, WJ JR. Destin Brass Products Co. Harvard Business School. 24 de abril de 1997.
Fundada em 1984, pelos sócios Steve Abbout, Roland Gruidry e John Scott, a empresa Destin Brass Products, surgiu de uma fábrica de maquinas falida e se transformou em uma empresa moderna e especializada em produtos de latão que fabricava equipamentos de purificação de água. Sua receita era composta por 24% na fabricação de válvulas, 55% na fabricação de bombas e 21% na fabricação de reguladores de pressão.
Apesar do sucesso da empresa, os sócios estavam preocupados, pois a cada mês se tornava mais evidente, que existiam estratégias que outras empresas estavam usando, porque mesmo com a redução nos preços das bombas, produto mais importante da Destin, elas conseguiam obter lucros.
O problema se estendia, pois não havia vantagem competitiva de desing com relação aos produtos das concorrentes. Os resultados nos últimos anos estavam diminuindo e os gerentes cogitavam a possibilidade de redução de preços para que os volumes pudessem ser mantidos e a empresa não sofresse tanto impacto. A preocupação principal era compreender o cenário que o cercara e criar meios para desenvolver novas estratégias para o segmento da empresa.
Após a divulgação dos últimos resultados, Guidry, Peggy e Scott se reuniram para discutir e encontrar soluções para o problema. A primeira situação a ser analisada foi sobre a concorrência no segmento de bombas em comparação aos reguladores de vazão.
O Sr. John Scott disse que eles eram eficientes, competitivos e que o processo de produção era melhor que o das outras empresas e que não conseguia compreender o motivo para que os concorrentes continuassem a reduzir os preços das bombas. Scott perguntou a Peggy Alford se a concorrência não compreendia a estrutura de seus custos.
Peggy responde que não entende desta forma, pois a contabilidade é uma ciência exata e que a maioria dos gerentes e contadores conhecem como os custos dos produtos podem ser mensurados.
Peggy mostra que o sistema de contabilidade de custos é bem tradicional e que atende às necessidades da empresa em termos de auxiliar nos relatórios financeiros e aos aspectos fiscais. Explica também que o sistema foi desenvolvido com o objetivo de apropriar os custos diretos e indiretos ao assumir hipóteses baseadas em volumes de produção e atividades de vendas.
...