As Redes Sociais
Por: kelly_navarro • 21/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 389 Visualizações
Kelly ap. da s. navarro
AS REDES SOCIAIS NA ATUALIDADE
(Tese ou Dissertação) apresentada ao Curso de ##########, Setor de ##########, Universidade ##########, como requisito parcial para a obtenção do título de (Mestre ou Doutor) em ##########.
Orientador: ####### ########## ########## ####### ####
Coordenador: ######################
jundiaí
2016
Kelly ap. da s. navarro
AS REDES SOCIAIS NA ATUALIDADE
Trabalho de pesquisa ao Curso de Gestão de logística à Universidade Paulista – Unip.
Orientador: Prof. Me. Paulo Roberto Vejalão
jundiaí
2016
FICHA CATALOGRÁFICA
[pic 1]
“Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas. ”
Albert Einstein.
Sumário
Resumo
1 Introdução
2 a evolução das redes sociais
2.1 WEB 2.0
2.2 principais ferramentas da web 2.0
2.3 PERFIL DOS USUÁRIOS DAS REDES SOCIAIS NO BRASIL:
2.4 eventos nas redes sociais e informações de utilidade pública:
2.5 pontos negativos das redes sociais:
3 CONCLUSõeS
bibliografia
Resumo
AS REDES SOCIAIS NA ATUALIDADE
O objetivo dessa pesquisa é mostrar o papel que as redes sociais têm desempenhado em nossa atualidade. A pesquisa abordará o surgimento das redes sociais na internet e a evolução ao longo dos anos. A pesquisa nos mostra que hoje as redes sociais fazem parte da vida das pessoas, e que apesar dos pontos negativos, quando bem utilizada as redes sociais exercem um papel de utilidade pública.
Introdução
Esse trabalho irá falar sobre o surgimento das redes sociais e o importante papel que desempenham nos dias de hoje. Veremos como e quando surgiram as redes sociais e suas principais características. Essa tecnologia, cada vez mais utilizada, pode ser um simples “ponto de encontro” de amigos, como também uma ferramenta poderosa de marketing ou de utilidade pública.
O surgimento das redes socias
As redes sociais são mais antigas do que imaginamos, já que o conceito das redes sociais é a interação entre pessoas. Já no início da civilização humana, os homens se reuniam ao redor das fogueiras para compartilhar conhecimentos, histórias e interesses.
Usando o conceito desse relacionamento que a humanidade tanto preza, surgiram as redes sociais na internet, proporcionando que pessoas de diversas partes do mundo pudessem se conectar.
a evolução das redes sociais
Na década de 90, Tim Berners-Lee idealizou a internet como uma forma de compartilhar arquivos com seus amigos, trazendo os e-mails como uma das primeiras formas de relacionamento na web. Com o passar do tempo e também devido ao aumento do número de pessoas com acesso a internet, houve a necessidade da criação de uma ferramento de comunicação mais ampla. Foi assim que em 1995 surge o “ClassMates”, uma rede social paga com o intuito de proporcionar o reencontro de amigos de escola, faculdade, etc.
Após a criação do “ClassMates”, o AOL criou o “Messenger” em 1997, uma plataforma que permitia conversas em tempo real. Ainda em 1997 houve a criação do “Sixdegrees” que permitia a criação de um perfil social onde o conceito era de que a cada 6 pessoas conhecidas era possível encontrar um amigo em comum.
Foi dessa forma que as redes sociais foram evoluindao até a criação do “My space” em 2003, e do velho e conhecido “Orkut” em 2004.
Nesse mesmo ano de 2003 surge o “Linkedin”, a rede social para comunicação entre profissionais.
WEB 2.0
Em 2004 surge o que chamamos de “web 2.0”, termo difundido pela empresa “O’Reilly Media” como uma segunda geração de comunidades utilizadas na plataforma web.
Foi em 2004 que houve o grande “boom” das redes sociais, mesmo ano em que houve a criação do “Orkut” e “Facebook”.
principais ferramentas da web 2.0
- Blog: Site que permite a atualização a partir de artigos, ou publicações sobre assuntos diversos.
- Orkut: Rede Social de relacionamentos.
- Facebook: Rede Social de relacionamentos.
- Flickr: Ferramenta de hospedagem e compartilhamento de fotos.
- Twitter: Rede Social que permite o recebimento e envio atualizações pessoais com até 140 caracteres, recebe atualizações de outros contatos por meio do website, do serviço, SMS e por outros softwares.
PERFIL DOS USUÁRIOS DAS REDES SOCIAIS NO BRASIL:
Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE (Fonte: Sebrae Nacional - 30/12/2014) em relaçao ao perfil dos internautas brasileiros quanto as interações nas mídias sociais:
- 16% produzem conteúdo;
- 22% criticam ou coletam (reproduzem);
- 36% observam, participam ou cultivam contatos; e
- 26% caracterizam-se como fortes consumidores on-line e brand engagers (aquele que consome ou cria mídia social relacionada com marcas, produtos e serviços).
O comportamento de acordo com a segmentação:
...