As Teorias da Administração
Por: Gaby Souza • 22/3/2019 • Trabalho acadêmico • 774 Palavras (4 Páginas) • 130 Visualizações
• Capitulo 4
No capitulo 4 abordaram as teorias administrativas desde seu começo , na Segunda Guerra mundial , mostra também a importância da matemática e estatística para o uso na tomada de decisões e como ela foi incorporada no setor publico . No início da década de 60, passaram a incorporar na administração, a sociologia e psicologia, para poder intender melhor seus trabalhadores no ambiente de trabalho. Para poder entender melhor o indivíduo dentro das organizações foram criados escola do comportamento organizacional, aonde o psicólogo Douglas McGregor elaborou a teoria X e a teoria Y .
Sobre as escola Sistêmica, aborda algo muito importante para a administração pois ela fala sobre as organizações com o sistemas abertos, a onde o ambiente interno e externos sofre por influencias e com essa influencia ela retorna em forma de feedback. Em teoria contingencial nos mostra a ideia de que há várias maneiras de administrar, e que cada caso irar depender de uma escolha para a solução só caso. Em gestão de qualidade, nos mostra o quanto é importante as empresas buscar sempre a satisfação dos clientes e melhorar sempre seu atendimento e a qualidade dos produtos que são oferecidos. sobre engenharia, nos mostra a importância das organizações que conseguem se adaptar as mudanças e aos avanços tecnológicos, é preciso sempre se aperfeiçoar para melhorar seu desempenho e atingir seus objetivos. Nesta unidade pude ver como cada teoria surgiu e como contribuiu para administração, mostrou também como cada uma pode ser aplicada dentro do ambiente organizacional.
• Capitulo 5
No capitulo 5 ,inicia-se com a gestão por função e a importância de definir no ambiente organizacional a divisão de hierarquia, e com cada uma ,a sua função a executar . Em gestão por processo nos mostra quão importante a integração das funções desempenhadas nas empresas, e que precisam ter um grande envolvimento entre seus membros, para que possam ter equipes especificas que busquem sempre a melhor maneira de aprimorar e padronizar os processos de trabalho. Análise das relações interorganizacionais , nos diz que o ambiente organizacional deve sempre buscar se adaptar às novas mudanças e isso é importante pois faz com que haja efetividade e longevidade, o ambiente precisa sempre se adaptar ao novo cenário. Nesse capítulo pude ver a importância de se ter uma divisão hierárquica dentro do ambiente organizacional e como cada função deve executar sempre da melhor maneira o seu trabalho e que dentro do ambiente organizacional é preciso também estar pronto para novas mudança e aprender a se adaptar a elas , também pude ver um pouco sobre o pesquisador e professor Alberto Guerreiro Ramos, e a sua importância para administração pública pois ele procurou instrumentos que pudesse incentivar e promover o desenvolvimento nacional.
• Capitulo 6
Toda organização precisa se adaptar as novas mudanças para que se possa ter um bom funcionamento, é preciso que as organizações estejam sempre abertas a estás mudanças para alcançar suas metas. Quando identificamos pontos que necessitam de mudança é preciso aplicar a mudança organizacional, pois ela irá verificar os objetivos organizacionais e as estratégias prioritárias
...