As Teorias de Gestão
Por: Gabriel de Souza • 28/11/2022 • Dissertação • 492 Palavras (2 Páginas) • 84 Visualizações
- McClelland - Teoria das necessidades adquiridas
Segundo o estudo de McClelland (2008), o ser humano possui um conjunto de necessidades específico: a necessidade de realização, em que o indivíduo opta por situações que envolvem riscos moderados e responsabilidade pessoal pelo sucesso, a de associação, em que as pessoas pertencentes a este conjunto tendem a ser acolhedoras e simpáticas e valorizam comemorações e reuniões informais, e a de poder, que trata-se do desejo do indivíduo de influenciar no controle e no ambiente social manifestando-se de duas maneiras: poder pessoal, confirmar seu domínio sobre os demais, e poder social, trazer resolução de problemas organizacionais.
- Teoria X e Y de McGregor
A concepção tradicional ou teoria X, descreve que o ser humano médio ou padrão tem aversão ao trabalho, por isto o evitaria se pudesse. O ser humano médio tem preferências por ser dirigido, não gosta de ter responsabilidades, tem pouca ambição e procura segurança acima de qualquer coisa.
A integração de objetivos ou teoria Y, em que o indivíduo exercerá sobre si autocontrole e autodireção para alcançar os objetivos organizacionais, pois emprega no trabalho o mesmo nível de energia que emprega em atividades de lazer.
- Teoria da Expectativa – Maximiano
A teoria da expectativa procura explicar como as crenças e as expectativas pessoais podem ser combinadas com os estímulos para produzir força motivacional. Nesta teoria é estabelecido que: o desempenho alcançado é proporcional ao esforço feito; o esforço feito é proporcional ao valor que se dá a recompensa; se a recompensa for atrativa, a motivação para o esforço será grande. Sendo assim, o que a teoria retrata é o seguinte questionamento: “Consigo atingir esse objetivo? Ao atingi-lo, serei recompensado? A recompensa vale o esforço despendido?” se achar que valerá a pena, ficará motivado a fazer o possível para que o trabalho seja concluído com êxito.
- Teoria da Equidade – Stacy Adams
A teoria da equidade trata-se de uma comparação do serviço prestado com a recompensa recebida. Logo após a conclusão desta comparação, surge a de proporção, que compara com alguém que prestou o mesmo serviço que ele ache este relevante. Se a recompensa for igual para ambos, trata-se de equidade, e o mesmo sente que é justa a situação. Quando estas proporções são desiguais, o mesmo sente-se injustiçado e frustrado. Com isso, pode produzir menos, e sentir se desmotivado reduzindo a qualidade da entrega, e o comprometimento.
- Teoria do Estabelecimento de Objetivos – Edwin Locke
De acordo com a teoria, objetivos traçados podem ser fontes de motivação para o trabalho, aprimorando o desempenho, e trazendo motivação quando as metas são difíceis de serem alcançadas.
- Teoria do Reforço
Essa teoria propõe controle quanto ao comportamento do indivíduo, ou seja, quando ele responde de forma adequada a situação proposta, essa resposta deve ser reforçada para que ela se repita.
...