Atividade Estruturada Gestão de Processos
Por: dlopescosta • 21/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.271 Palavras (6 Páginas) • 1.093 Visualizações
ATIVIDADE ESTRUTURADA
DISCIPLINA:
GESTÃO DE PROCESSOS
ALUNO:
RAZÃ SOCIAL: DROGARIAS PACHECO S/A.
PARTE I
CNPJ: 33.4438.250.1000/67.
ENDEREÇO: RODOVIA PRESIDENTE DUTRA 2749 / PAVUNA
TEL : (21) 2472 2828
AS DROGARIAS PACHECO É UMA REDE FARMACÊUTICA BRASILEIRA, CRIADA NO DE 1892, QUE ATUA EM IMPORTANTES MUNICÍPIOS DO ESTADO DE MG, RJ, SP E ES.
A DROGARIA OFERECE SERVIÇOS COMO ENTREGA EM DOMICÍLIO, PLANTÃO 24 HORAS, APLICAÇÃO DE INJEÇÕES E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA.
EM 30 DE AGOSTO DE 2011, ANUNCIA A FUSÃO COM DROGARIA SÃO PAULO, COM A FUSÃO, AMBAS FORMARAM A DPSP, NA ÉPOCA MAIOR REDE DE FARMÁCIAS NO PAIS.
NOSSA MISSÃO É:
ATENDER AS NECESSIDADES DO MERCADO, COM ÉTICA, COMPETITIVIDADE E QUALIDADE, FORTALECENDO CONTINUAMENTE O RELACIONAMENTO COM SEUS FORNECEDORES, GARANTINDO A CRIAÇÃO DE VALOR PARA O ACIONISTA E VISANDI A SATISFAÇÃO DE SEUS CLIENTES E COLABORADORES.
NOSSOS VISÃO:
ESTAR CAPACITADA PARA VIVENCIAR, ABSORVER E ANTECIPAR-SE ÀS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES E OPORTUNIDADES DE MERCADO, REALIZANDO AS MUDANÇAS E INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS DE FORMASUSTENTADA E CONTÍNUA.
NOSSOS VALORES:
SE UMA EMPRESA ÉTICA NOS SEUS RELACIONAMENTOS, COM RESPONSABILIDADE COMERCIAL E DE GESTÃO. MANTER-SE SÓLIDA NO MERCADO. TRADUZIR SUAS AÇÕES, DEMONSTRANDO RESPEITO PELOS CLIENTES E COLABORADORES. SER PRÓ-ATIVA FRENTE AOS DESAFIOS DO MERCADO. MANTER-SE FIEL AOS SEUS PRINCÍPIOS, PORÉM ACOMPANHANDO A EVOLUÇÃO E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. BUSCAR CONSTANTEMENTE, OS MELHORES PADRÕES DE QUALIDADE E DESEMPENHO.
O SEU PRINCIPAL NEGÓCIO E O RAMO VAREJISTA.
A COMERCIALIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM MAI SEIS ESTADOS DO BRASIL.
ORGANOGRAMA
[pic 1]
FLUXOGRAMA OPERACIONAL:
[pic 2]
FUNÇÃO PARA ESTUDO:
GERENTE
O GERENTE FICA RESPONSÁVEL POR GERENCIAR TODA A EQUIPE DE LOJA, ALÉM DE CUIDAR DA PARTE ADIMINSTRATIVA, FINANCEIRA, E OPERACIONAL.
ADMINISTRATIVA - RESPONSÁVEL PELO ESPELHO PONTO DOS COLABORADORES E GESTÃO DE ESTOQUE.
FINANCEIRA - FLUXO DE CAIXA, MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA E ATINGIMENTOS DE META.
OPERACIONAL – TRABALHO EM EQUIPE E REUNIÕES DESCENTRALIZADA.
PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS:
REALIZAR MUITAS TAREFAS, OU SEJA O ACÚMULO DE FUNÇÕES, DEPENDÊNCIAS DE COLABORADORES PARA REALIZAR TAREFAS E LIDAR COM O PÚBLICO E SUAS ADVERSIDADES.
PARTE II
DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:
• TRATAR DOCUMENTOS: REGISTRAR A ENTRADA E SAÍDA DE DOCUMENTOS; TRIAR, CONFERIR E DISTRIBUIR DOCUMENTOS; VERIFICAR DOCUMENTOS CONFORME NORMAS; CONFERIR NOTAS FISCAIS E FATURAS DE PAGAMENTOS; IDENTIFICAR IRREGULARIDADES NOS DOCUMENTOS; CONFERIR CÁLCULOS; SUBMETER PARECERES PARA APRECIAÇÃO DA CHEFIA; CLASSIFICAR DOCUMENTOS, SEGUNDO CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS; ARQUIVAR DOCUMENTOS CONFORME PROCEDIMENTOS.
• PREPARAR RELATÓRIOS, FORMULÁRIOS E PLANILHAS: COLETAR DADOS; ELABORAR PLANILHAS DE CÁLCULOS; CONFECCIONAR ORGANOGRAMAS, FLUXOGRAMAS E CRONOGRAMAS; EFETUAR CÁLCULOS; ELABORAR CORRESPONDÊNCIA; DAR APOIO OPERACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE MANUAIS TÉCNICOS.
• ACOMPANHAR PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: VERIFICAR PRAZOS ESTABELECIDOS; LOCALIZAR PROCESSOS; ENCAMINHAR PROTOCOLOS INTERNOS; ATUALIZAR CADASTRO; CONVALIDAR PUBLICAÇÃO DE ATOS; EXPEDIR OFÍCIOS E MEMORANDOS.
• ATENDER USUÁRIOS NO LOCAL OU À DISTÂNCIA: FORNECER INFORMAÇÕES; IDENTIFICAR NATUREZA DAS SOLICITAÇÕES DOS USUÁRIOS; ATENDER FORNECEDORES.
• DAR SUPORTE ADMINISTRATIVO E TÉCNICO NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS: EXECUTAR PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO; DAR SUPORTE ADMINISTRATIVO À ÁREA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO; ORIENTAR SERVIDORES SOBRE DIREITOS E DEVERES; CONTROLAR FREQÜÊNCIA E DESLOCAMENTOS DOS SERVIDORES; ATUAR NA ELABORAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO; CONTROLAR RECEPÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE BENEFÍCIOS; ATUALIZAR DADOS DOS SERVIDORES.
• DAR SUPORTE ADMINISTRATIVO E TÉCNICO NA ÁREA DE MATERIAIS, PATRIMÔNIO E LOGÍSTICA: CONTROLAR MATERIAL DE EXPEDIENTE; LEVANTAR A NECESSIDADE DE MATERIAL; REQUISITAR MATERIAIS; SOLICITAR COMPRA DE MATERIAL; CONFERIR MATERIAL SOLICITADO; PROVIDENCIAR DEVOLUÇÃO DE MATERIAL FORA DE ESPECIFICAÇÃO; DISTRIBUIR MATERIAL DE EXPEDIENTE; CONTROLAR EXPEDIÇÃO DE MALOTES E RECEBIMENTOS; CONTROLAR EXECUÇÃO DE SERVIÇOS GERAIS (LIMPEZA, TRANSPORTE, VIGILÂNCIA); PESQUISAR PREÇOS.
• DAR SUPORTE ADMINISTRATIVO E TÉCNICO NA ÁREA ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA: PREPARAR MINUTAS DE CONTRATOS E CONVÊNIOS; DIGITAR NOTAS DE LANÇAMENTOS CONTÁBEIS; EFETUAR CÁLCULOS; EMITIR CARTAS CONVITE E EDITAIS NOS PROCESSOS DE COMPRAS E SERVIÇOS.
• PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS REFERENTES A MELHORIA DOS SERVIÇOS DA INSTITUIÇÃO.
• COLETAR DADOS; ELABORAR PLANILHAS DE CÁLCULOS; CONFECCIONAR ORGANOGRAMAS, FLUXOGRAMAS E CRONOGRAMAS; ATUALIZAR DADOS PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS E PROJETOS.
ATIVIDADE TIPICA DO ESCRITORIO DE PROCESSOS:
[pic 3]
1) ANÁLISE DE CONTEXTO: MAPEAR O CONTEXTO INSTITUCIONAL, TÉCNICO E POLÍTICO NO QUAL É FEITO O ESCRITÓRIO DE PROCESSOS. NESSE CONTEXTO, É REALIZADA UMA ANÁLISE DAS FORÇAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZAS E AMEAÇAS (F.O.F.A.) DA IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DO ESCRITÓRIO DE PROCESSOS.
A F.O.F.A. CONSIDERA OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO. AS INFORMAÇÕES PARA A ANÁLISE F.O.F.A. PODEM SER COLETADAS DURANTE REUNIÕES DE LEVANTAMENTO COM OS RESPONSÁVEIS OU ATRAVÉS DE LEITURA DA DOCUMENTAÇÃO JÁ EXISTENTE NA EMPRESA.
FATORES TIPICAMENTE ENCONTRADOS DURANTE A ANÁLISE F.O.F.A. DE UMA ORGANIZAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO DE PROCESSOS SÃO:
- FORÇA: EXPERIÊNCIA E DEDICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ALOCADOS AO ESCRITÓRIO DE PROCESSOS;
- OPORTUNIDADE: ALGUMA CONJUNTURA POLÍTICA INTERNA DA EMPRESA, COMO, POR EXEMPLO, A ENTRADA DE UM NOVO DIRETOR OU GERENTE MOTIVADO PARA A ÁREA DE PROCESSOS A QUEM O ESCRITÓRIO DE PROCESSOS IRÁ SE REPORTAR;
- FRAQUEZA: TENTATIVAS ANTERIORES MAL SUCEDIDAS DE IMPLANTAÇÃO DO ESCRITÓRIO DE PROCESSOS NA EMPRESA;
- AMEAÇA: ALTA ROTATIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA MOTIVADA POR BENEFÍCIOS OU CONDIÇÕES DE TRABALHO DESMOTIVADORAS.
...