Atividades Práticas Supervisionadas
Por: DirceuHonorio • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.470 Palavras (18 Páginas) • 184 Visualizações
DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
A estrutura do trabalho em forma de questionário de avaliação está dividido nos temas: Valores, Transparência e Governança; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Consumidores e Clientes; Comunidade; e Governo e Sociedade que por sua vez são divididos em 36 indicadores. Abaixo seguem as observações compiladas de todos os indicadores respondidos junto à dona da empresa:
- Do indicador 1 ao 5 – Valores Transparência e Governança:
- A empresa não tem documento escrito que esclarece quais são os comportamentos incentivados por ela no que se refere às relações pessoais e comerciais.
- Na empresa é proibida a prática de pagamentos ou recebimentos irregulares, porém, não existe nenhum tipo de documento com esse tipo de esclarecimento ou mesmo informativos.
- Os donos prezam pelo relacionamento ético e transparente com o governo, praticam o pagamento de todos os seus impostos, porém, não possuem um controle de suas entradas e saídas no final do dia.
- No momento que o trabalho foi desenvolvido para esse indicador, a proprietária não tinha conhecimento do que significa o termo Balanço Social, conclui-se então que, não o praticava.
- Quanto à Governança Corporativa, a empresa não possuía separação clara entre os negócios do proprietário e os da organização.
- Do indicador 6 ao 13 – Público Interno:
- A empresa cumpre com as obrigações determinadas por lei, se preocupa em oferecer a seus empregados um ambiente físico agradável e seguro, e se preocupa com a saúde e higiene de seus funcionários apesar de não incentivá-los quanto aos cuidados e nem orientá-los a respeito dos riscos da falta de atenção a saúde.
- Segundo a dona a empresa não tem estrutura financeira para oferecer benefícios adicionais aos seus empregados, mas que a possibilidade será estudada e analisada para posteriormente tentar ser implantada.
- Para os donos, não há necessidade de impor critérios para a seleção.
- Apesar de não existir critérios para a seleção, a empresa prioriza por a contratação de mulheres para trabalhar no balcão, por exemplo, onde o trato com o cliente é mais direto e as mulheres são mais carismáticas (de acordo com o ponto de vista dos donos).
- A empresa conhece bem a necessidade de incluir socialmente pessoas com necessidades especiais, porém, na empresa ainda não há estrutura que os suporte com conforto e segurança, a dona acredita, que a inclusão de pessoas com deficiência não se aplica a sua organização. Quanto aos clientes com essas particularidades, não há nenhum impedimento, já que a empresa é ajustada para atendê-los.
- A empresa entende a importância de seus funcionários participarem de sindicatos e associações e não os impede de fazê-lo, mas também não há nenhum tipo de incentivo.
- A empresa considera importante o desenvolvimento profissional de seus empregados, mas não os incentiva para essa prática.
- Não há nenhum tipo de suporte aos funcionários para ter acesso a informação dentro da empresa, por isso, nesse quesito não tem nenhuma facilidade para os seus empregados dentro da organização.
- Do indicador 14 ao 16 – Meio Ambiente:
- A empresa não tem conhecimento nem mesmo avalia os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente, mas entende os tipos de impactos mais freqüentes causados pelas empresas e/ou comunidade.
- Ainda não há nenhum tipo de atividade implementado dentro da empresa que visam preservar o meio ambiente com suas ações, porém, colocamos á proprietária algumas sugestões.
- Pelo fato de não ter nenhuma atividade implementada voltada para a preservação do meio ambiente, a empresa ainda não realiza o trabalho de educação e conscientização dos seus empregados.
- Do indicador 17 ao 20 – Fornecedores:
- O único critério de seleção de fornecedores até então é uma boa proposta comercial, a empresa ainda não avalia se estes mantém práticas de responsabilidade social.
- A empresa não faz nenhum tipo de conferência ou verificação quanto às condições proporcionadas por seus fornecedores aos próprios empregados, apesar de mostrar preocupação com o assunto.
- Por não ter trabalho na prática a responsabilidade social na empresa, ela ainda não tem como orientar seus fornecedores a seguirem seus princípios.
- Quanto ao apoio e desenvolvimento de fornecedores, a empresa ainda não trabalha com a busca deles em cooperativas de pequenos produtores, associações de bairro, entre outros.
- Do indicador 21 ao 25:
- Não há nenhum tipo de canal formal de comunicação com seus consumidores/clientes, porém, fizemos várias sugestões.
- Como não há meios de comunicação entre os consumidores/clientes, a empresa não trabalha com a análise de dúvidas, sugestões e reclamações, somente por meios informais.
- A única mensuração da empresa com relação a satisfação entre seus consumidores/clientes para poder com base nos resultados promover melhorias em seus produtos/serviços, é por meio da comunicação direta e informal.
- A empresa não faz uso de conteúdo enganoso em nenhuma hipótese, pois, trabalha com a ética e transparência.
- Não praticam a pesquisa de riscos que seus produtos/serviços podem causar à saúde ou à segurança de seus consumidores/clientes, por isso não existe nenhum tipo de divulgação.
- Do indicador 26 ao 32:
- A única preocupação da empresa ao estar em contato com a comunidade é com relação ao retorno financeiro que elas têm a oferecer à organização, e ainda não havia nenhuma conscientização quanto à outros assuntos que envolvesse a comunidade e a empresa.
- Não há práticas de gestão de beneficiam o desenvolvimento local, porém, há pretensões para implementação dessa ação em breve.
- A empresa não incentiva seus empregados ao trabalho voluntário na comunidade, por ainda não terem o devido conhecimento da importância desse tipo de atitude para os envolvidos com a empresa e todo o entorno.
- Por não praticar atividade sociais, a empresa ainda não tem nenhuma entidade de sua comunidade que “adotou” a fim de apoiá-la e de buscar mais apoio, posteriormente será feito, como se comprometeu a dona do estabelecimento.
- Não existe relação alguma entre a empresa e entidades, mas eles priorizam a conversa franca e clara em todas as relações, posteriormente quando acontecer, assim será feito.
- Quando for firmada a relação da empresa com alguma entidade a dona garantiu que com certeza buscará conciliar suas necessidades, interesses e objetivos com essa entidade ou projeto.
- De antemão a empresa considera que a relação com alguma entidade é benéfica sim para a organização, como também acredita no retorno que essa relação pode proporcionar.
- Do indicador 33 ao 36 – Governo e Sociedade:
- A empresa não participa de organizações que integrem empresários, essa é uma prática que ainda será adotada.
- Não existe nenhum vínculo da instituição com campanhas políticas, e assim eles pretendem continuar, pois, acreditam que não lhes trariam nenhum tipo de benefício, apenas seriam mal vistos pela comunidade.
- Por falta de conhecimento, a empresa não tem propriedade em informar seus empregados sobre a importância de participar das administrações públicas, por isso, não há incentivos.
- A dona relatou que a empresa não tem estrutura financeira para colaborar com a melhoria dos espaços públicos, e apesar de achar muito importante a atitude, acredita que isso é responsabilidade exclusiva do governo, já que pagam tantos impostos.
BUSCA NA LITERATURA
- Responsabilidade Social:
Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.
...