Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS Administração de Empresas
Por: andrebar • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.748 Palavras (7 Páginas) • 251 Visualizações
[pic 1]
Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS
Administração de Empresas
Economia - 2ª Série A
Andreia Pires - RA Nº 6617358182
Gabriela Garcia - RA Nº 6272266474
Renato O Leite - RA Nº -----------------
Sabrina M Longo Mariano - RA Nº 6276278618
Giovana RA
Prof. Marco Nobre
Limeira/SP 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 Bijuterias
1.2 bijuterias...............................................................................................................................4
2 custo de produção 5
2.1 pontos de equilíbrio
7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................................9
INTRODUÇÃO
O setor de bijuterias vem crescendo cada vez mais no mercado brasileiro, e também na exportação devido à demanda da moda aonde os acessórios vem sendo procurado cada vez mais principalmente em lojas de roupa (grifes) que já lançam as coleções juntamente com os acessórios como brincos, pulseiras, colares e estão sempre inovando.
As bijuterias hoje atende todo tipo de pessoas, mulheres, homens e crianças ate mesmo o setor e pet.
Bijuterias
A cidade já foi a capital da laranja, assim como ficou conhecida por abrigar um parque industrial com grandes empresas na área de máquinas e bens de capital. Hoje, Limeira, localizada à beira da rodovia Anhanguera no interior paulista, se tornou referência nacional na produção de joias folheadas e bijuterias de metais, caracterizando-se como um exemplo de Arranjo Produtivo Local (APL) que, apesar de entraves como a informalidade e baixa automação das empresas, tem dado certo. O polo limeirense é formado, em sua grande maioria, por micro e pequenas empresas de capital social familiar, responsáveis por produzir cerca de 50 toneladas de peças por mês, comercializadas em todas as regiões brasileiras, além de exportar para América Latina e países como Estados Unidos, África do Sul, Portugal, Itália e Espanha. São 450 empresas formalizadas e mais cerca de 200 pequenas informais que atuam no setor. Juntas, elas geram quase 60 mil empregos diretos e indiretos, o que corresponde a um terço da população local economicamente ativa.
O faturamento de 1bilhao no Brasil é exportação de 17 milhões em 2011, o mercado de bijuterias há três anos cresce em media de 10% ao ano.
O numero do varejo também é muito impreciso. “A venda é extremamente pulverizada” quase todas as lojas de roupas hoje tem sua coleção de bijuterias.
O mercado vai continuar aquecido, principalmente devido alto preço do ouro, do trabalho de inserção no mercado da moda e também do crescente índia de formalização do setor.
Para se montar uma fabrica de bijuterias de porte médio o investimento varia entre 80 mil a 100mil, já o faturamento gira em torno de 50 mil por mês.
Para quem não tem um capital não precisa desanimar, um consultor do SEBRAE, afirma com 1 mil a 3 mil já da para começar o negocio abrindo uma empresa individual.
É um mercado de pouca barreira de entrada a pessoa pode começar de uma forma artesanal e aos poucos intervindo numa estrutura maior.
O mercado de bijuterias sempre existiu e vai existir, com crise ou sem crise pelo simples razão de que as consumidoras mantem forte a ligação emocional com peças, além disso, produtos baratos e atraentes.
Hoje de acordo com dados do instituto brasileiro de gemas e metais (IBGM),atuam no setor de bijuterias montadas ,o folheados há três polos de produção a maioria das 500 empresas esta em Limeira (SP),Guaporé (RS),e Cariri(CE),neste segmento 85% são pequenas e micros.
O sucesso no ramo este ligado á capacidade do empresário em acompanhar a moda e explorar vários canais de vendas.
As bijuterias são fortes acessórios sinônimos de sofisticação e beleza. Antigamente, sua utilização era remetida a pessoas hippies e acabaram adaptando-se a um novo estilo, que chega ao gosto de homens e mulheres de todas as faixas etárias.
Geralmente, a venda de bijuterias está fortemente associada à vaidade, principalmente das mulheres. Psicologicamente, os consumidores buscam por peças mais bonitas e elegantes para demonstrarem certo bom gosto.
Hoje ate mesmo os pets shops pedem para fabricar acessórios para os animais de estimação para uso em coleiras, roupas. Ter uma empresa de bijuterias é um bom negocio desde que saiba interagir no mercado e sempre procurando moda associável para o consumidor final onde ele busca as tendências da moda.
Isso faz do negócio altamente lucrativo e nem durante as crises há provas que indiquem a diminuição da compra de bijuterias de forma significativa.
http://www.fluminrnse/editorias/empregos e negócios /mercado-de-fabricação em alta/por: Henrique Moraes 05/025/2012
Pequenas empresas e grandes negocio/revistapegn. globo.com/empresasenegocios/
http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/distribuidora-de-bijuterias-ideia-de-negocio-lucrativo/
[pic 2]
O gráfico a cima representa o crescimento no mercado desde 2011 ate 2013
2-Custos de produção
Primeiramente para ter bons resultados precisa-se de um plano de negocio, onde ira avaliar se o negocio será lucrativo ou não, será visível ou não, é necessário realizar estimativas de custos e despesas que ocorrerão com funcionamento da empresa.
Lucro = receitas – (custo variável + despesas fixas + despesas comerciais).
A empresa tem que colocar custos variáveis que são gasto que ocorrerão em função da aquisição de algum produto componente ou matéria prima utilizados na produção e estimar o custo variável para cada produto produzido (impostos).
Despesas fixas é todo o gasto que a empresa terá em operação não relacionado a nenhum produto.
- Aluguel
- Agua
- Luz
- Telefone
- Salários dos colaboradores
- Manutenção
As despesas comercias e o gasto ocorrido em que a empresa ira obter toda vez que aumentar clientes que variam conforme o volume de vendas são impostos, contribuição ou outras como cartão de credito (CPMF).
...