Atps Teoria Geral da Administração
Por: patricialudmila • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.993 Palavras (16 Páginas) • 186 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO
Administração e Ciências Contábeis
TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Etapas de 1 a 4
Daisy Rodrigues Torres
Marisa Rocha Marques
Odair Alves dos Santos
Patrícia de Oliveira
Rafaela Gomes Portugal
Silvania Silva dos Santos
São Caetano do Sul - SP
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO
Administração e Ciências Contábeis
Daisy Rodrigues Torres / RA: 9902012212
Marisa Rocha Marques / RA: 9902009335
Odair Alves dos Santos / RA: 8486194240
Patrícia de Oliveira / RA: 9904000082
Rafaela Gomes Portugal / RA: 1299278614
Silvania Silva dos Santos / RA: 8410173930
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Etapas de 1 a 4
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Teoria de Administração, apresentado a Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Prática Supervisionada, sob a orientação do professor Luciano Jefferson Sobral.
São Caetano do Sul - SP
2014
OBJETIVO DO DESAFIO
Elaboração de uma proposta de reestruturação e melhorias para a JC Confecções, utilizando conceitos teóricos visando tornar a empresa dinâmica e competitiva. Este desafio está relacionado diretamente com a gestão administrativa e também com a gestão de mão de obra, desafios encontrados pelas empresas hoje dentro do mercado extremamente competitivo. Diante desse cenário o processo administrativo é fundamental para que a empresa consiga se estabelecer solidamente gerando lucro.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E OS CONCEITOS DE TAYLOR E FAYOL
2.1. Princípios da Administração Científica
2.2. Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915)
2.3. Jules Henri Fayol (1841 - 1925)
3. DIAGNÓSTICO DA EMPRESA JC CONFECÇÕES
3.1. Características de Taylor e Fayol encontradas na JC Confecções
4. PROCESSO ADMINSTRATIVO
5. PLANEJAMENTO
6. ETAPAS DO PLANEJAMENTO
7. ELEMENTOS DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVA
8. ORGANIZAÇÕES
9. CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO / ADMINISTRADOR
10. NÍVEIS OPERACIONAIS
11. ANÁLISE DO PERFIL DOS ADMINISTRADORES DA JC CONFECÇÕES
12. O GERENTE CONTEMPORÂNEO
13. CONDUTAS E ATITUDES DO LÍDER
14. APLICAÇÃO DOS CONCEITOS
15. PLANO DE AÇÃO
16. TABELAS DE PLANO DE AÇÕES A SEREM REALIZADAS
17. CONCLUSÃO
18. BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Este trabalho ressalta a importância de realizar a reorganização e melhorias para a empresa JC Confecções, estabelecer uma hierarquia para a empresa e reestruturar a linha de produção para que assim consiga crescer solidamente no mercado e gerar lucro. Como abordagem, usaremos os conceitos teóricos clássicos da Administração de Taylor e Fayol para obtermos resultados bons com menor tempo e melhor custo benefício. Essas teorias são antigas, mas são usadas até hoje na maioria das organizações, que tem o grande desafio de conquistar mão de obra qualificada neste mercado tão competitivo. As teorias de Taylor e Fayol defendem questões formais da organização, como por exemplo, o racionamento de tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas. A fim de entender melhor o novo planejamento da JC Confecções, veremos os principais conceitos da Administração Científica e Teorias Clássicas da Administração.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E OS CONCEITOS DE TAYLOR E FAYOL
A Administração Científica de Taylor, foi criada pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e no início do século XX. A Administração tinha como sua essência aplicar ciência a administração. Possuía ênfase nas suas tarefas, buscando a eliminação do desperdício de tempo e dinheiro, com isso, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem elevar os custos da produção.
Princípios da Administração Científica
- Princípio de Planejamento: Substituição de métodos de conhecimentos rigorosos por procedimentos científicos – Muda-se o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos acompanhados e controlados a fim de reduzir erros e padronizar a execução.
- Princípio de preparo dos trabalhadores: Selecionar os trabalhadores de acordo com as suas habilidades e então prepará-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que alcancem os objetivos e metas propostas.
- Princípio de controle: Acompanhar e corrigir o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com as determinações.
- Princípio de execução: Distribuir as responsabilidades para que o trabalho seja o mais correto possível.
Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915)
Considerado o “Pai da Administração Científica” e o precursor do estudo do tempo e do movimento. Iniciou sua carreira na companhia de aço Midvale Steel Works como operário, tornando-se mais tarde engenheiro-chefe. Depois foi consultor na Bethlehem Steel Works de Pittsburgh, onde realizou as suas famosas experiências. Taylor era fanático na medição dos tempos, acreditava que desse modo podia melhorar a eficiência produtiva das tarefas. A teoria máxima que levava consigo é que só havia uma melhor maneira de desempenhar uma tarefa, pelo que cabe aos gestores fazerem a supervisão do trabalho, recompensando ou punindo as pessoas de acordo com o seu desempenho. Logo, as duas funções básicas do gestor são planejar e controlar.
...