Atps gestão de pessoas
Por: Chimello • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.061 Palavras (21 Páginas) • 290 Visualizações
[pic 1]
UNIDADE DE ENSINO:
Pólo de Ensino a Distância Rio Claro SP - 24115
CURSO: Tecnólogo em Gestão Recursos Humanos
DISCIPLINA: Processos Gerenciais
NOME ALUNO:
Alice Maria de Lima Nascimento, RA 413533
Eder Jose de Souza , RA 413597
Fátima Fidelis Pantaleão, RA 423218
Jeiely Silva Sigesmundo, RA 423348
Miriam Ribeiro de Lima Chimello, RA
TITULO DA ATIVIDADE: ATPS – Processos Gerenciais
NOME PROFESSOR DO ENSINO EAD: Prof. Me. Ademir Cavalheiro Leite
TUTOR PRESENCIAL: JULIANA ALVES CARDOSO LOPES
Rio Claro/SP
DATA ENTREGA: 19/09/2013
Etapa 1 Seguir os passos abaixo
Passo 1 Leitura Miriam
Passo 2 Fátima
Fazer uma pesquisa comparativa das definições de planejamento, confrontando com o que apresentam outras duas fontes bibliográficas de administração disponíveis na biblioteca do Polo de apoio presencial.
Planejamento envolve:
1° escolher um destino
2° avaliar rotas alternativas
3° determinar o curso especifico para alcançar o destino escolhido
O planejamento é um elemento extremamente importante de cada tarefa do gerente, seja do ponto de vista empresarial ou do seu conjunto pessoal de responsabilidades do cotidiano. O planejamento obriga os gerentes a parar e analisar muito bem os problemas e alternativas.
Planejamento pode ser descrito como 1° (primeira), escolha de um destino, 2° (segundo) avaliação de rotas alternativas, 3° (terceiro) decisão sobre o curso especifico. Planejar uma disciplina que pode ajudar os gerentes a analisar as questões e problemas e a conceberem alternativas para lidar com as questões e superar os problemas.
Planejamento faz com que colhemos dados analisamos e colocamos a disposição dos executivos e de todos os gerentes para executar um projeto por etapas dá idéia a implementação planejar prosseguem no sentido de analisar a missão, avaliar riscos e oportunidades em um ambiente e rever ações especificas para cada ano, fornece um contexto, de consistência e método para comunicação de dados e decisões cada nível da organização. Os níveis de envolvimento é um método de comunicação consistente são decisivos para o sucesso, bem como o uso intenso de assessoria no processo de planejamento. Planejar exige tempo e esforço.
O planejamento em uma organização pode ser visto de três perspectivas: Estratégico, tático, e operacional.
Planejamento estratégico
Planejamento estratégico, a questão básica em que o ramo está à entidade ou a organização. Para avançar na descrição do planejamento estratégico, citamos alguns de seus atributos:
Prazo: Acima de cinco anos
Questão básica: Em que ramo está? Devemos ampliar ou reduzir nossas atividades?
Processo: Envolvem altos executivos, membros de conselho de diretores, assessores internos e consultores administrativos.
Complexidade: O ambiente externo e interno precisa ser avaliado, pontos fortes e pontos fracos e oportunidades são analisados.
Grau de estruturação: uma estrutura pequena desenvolvida para cada organização, dependendo de sua cultura, filosofia e pessoal.
Resultados: Defini por escrito os acordos obtidos no processo de planejamento, denominada Declaração de Missão, expressando o propósito da organização e em que atividade ela se encontrará.
O planejamento estratégico exige um longo período entre o inicio e os resultados e considero o futuro em termos da missão da organização
Planejamento tático
O planejamento tático tem um tempo de duração mais curto que de um estratégico e está voltado mais a variáveis condições de mercado, metas financeiras e recursos necessários.
Planejamento tático deve ser feito por cada organização que pretenda realizar sua missão. Os atributos do planejamento tático podem ser formulados da seguinte maneira:
O planejamento tático é realizado dentro da estrutura do planejamento estratégico.
Prazo: mais curto que o do planejamento estratégico, de um á cinco anos.
Questão básica: quais são os principais componentes do nosso negocio?
Processo: são convocados os gerentes de divisão ou altos funcionários de linha responsáveis pela organização.
Complexidade: uma diversidade de fontes de dados
Grau de Estruturação: existe alguma estrutura em termos de políticas e recursos atuais da organização
Resultado: diretrizes estratégicas, plano tático, alvos de oportunidade.
Esse nível de planejamento resulta em diretrizes escritas que abrangem as seguintes áreas:
Áreas básicas, metas financeiras, oportunidades de mercado, organização administrativa instalações físicas e definição de prazo para a próxima revisão.
Planejamento operacional:
Em um ambiente organizacional, o planejamento operacional assegura que as combinações corretas de recursos estejam disponíveis no tempo certo para produzir mercadorias para o serviço de cliente-alvo.
Seus atributos são estabelecidos da seguinte forma:
Prazo: geralmente um ano ou menos, pode ser mensal.
Questão básica: dirigidos pelos autos gerentes de divisão que participam do processo de planejamento tático envolvendo executivos de cada unidade ou divisão, serão eles os responsáveis pela consecução das metas do plano.
Complexidade: inclui áreas como uma previsão de mercados temporal, como um orçamento para cada produto, soma de recursos necessária para cada produto incluído.
Grau da estruturação: é o mais estruturado porque tende a existir nas organizações sistemas de planejamento de negócios. Ex: previsão financeira e orçamentária.
Resultado: o plano operacional leva em conta, hipóteses para o período, mudanças internas que precisam ser feitas, produção e cronogramas responsabilidades e orçamento. Abrangendo as seguintes áreas: áreas básicas, metas financeiras, oportunidades de mercado, organização administrativa, instalações físicas e definição de prazo para a próxima definição.
...