Auditoria
Por: allanaamate • 14/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 379 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
A auditoria consiste no exame das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, com a finalidade de assegurar se estão de acordo com as disposições planejadas e estabelecidas previamente.
Nos últimos anos, tem sido comum encontrar tanto nos compêndios sobre a matéria quanto nos debates, seminários, congressos e outros eventos acadêmicos uma vasta enumeração de tipos de auditoria. A título de exemplo, citamos, a seguir, algumas das denominações geralmente encontradas para auditoria: a distância; de programas; abrangente; de regularidade; administrativa; de recursos externos; ambiental; de resultados; analítica; de sistemas informatizados; articulada; de tomada de contas; contábil; do planejamento estratégico; da qualidade; especial; da regularidade; financeira; das praticas de gestão; fiscal; de acompanhamento; gestacional; de contas; horizontal; de economia; informática; de eficácia; integrada; de eficiência; integral; de desempenho; operacional; de gestão; orçamental; de legalidade; orientada; de missão; parcial; de otimização de recursos; programática; de prestação de contas; total etc. ( Araújo, 2004).
Segundo Lima (2012), a classificação mais utilizada para diferenciar os tipos de auditoria é dividi-la em interna e externa.
A auditoria interna é realizada por um funcionário da própria empresa, que dispõe de mais tempo e de conhecimento em relação à empresa em questão. Enquanto a auditoria externa é realizada por um profissional que é contratado de fora, garantindo qualquer tipo de interferência não pessoal no seu parecer.
De acordo com estudos realizados por Araújo (2004), a aditoria pode ser classificada quanto ao objetivo dos trabalhos em: contábil ou financeira, operacional ou de otimização de recursos e intregada, esta última não será abordada no presente trabalho.
A auditoria contábil é uma revisãodo patrimônio administrativo através dos registros contábeis com vistas a apurar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação econômica da empresa.
A auditoria operacional consiste na avalição da eficácia da empresa em cumprir seus sistemas, funções, programas e metas na administração de seus recursos. Como destaca Araújo (2004) é o processo de avaliação do desempenho real, em confronto com o esperado, o que leva, inevitavelmente, à apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e a aumentar o êxito dos negócios empresariais.
Bibliografia:
- Araújo, Inaldo da Paixão Santos. Introdução a auditoria operacional. 2ª ed. Rio de Janeiro. FGV, 2004.
- Lima, Rodrigo Otávio das Chagas. Auditoria. Curitiba. IESDE,2012.
- Attie, Willian. Auditoria: Conceitos e Aplicações. 4ªed. São Paulo. Atlas, 2009.
...