Avaliação - Teoria das Organizações
Por: liviashikasho • 18/9/2016 • Trabalho acadêmico • 488 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Identifique e descreva quais os tipos existentes de benchmarking. Explique como eles podem ser considerados mecanismos importantes de aprendizagem organizacional.
Benchmarking é um importante instrumento de gestão das empresas através da comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais e tem como o objetivo de melhorar os processos e funções de cada empresa. É uma ferramenta utilizada pelas empresas que possibilita a superioridade com relação aos seus concorrentes, através da análise das estratégias e criação de novas idéias para melhorar os processos.
Existem três tipos de existentes de benchmarking, interno, genérico e competitivo.
O benchmarking interno utiliza como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa. Após essa comparação entre as operações da empresa ocorrerá a identificação do setor com o melhor modelo a ser seguido. Não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado pois as informações encontram-se acessíveis internamente.
O benchmarking genérico consiste na comparação entre empresas de diferentes setores onde são avaliados os parâmetros da funcionalidade das empresas, a fim de identificar e determinar as melhores práticas para serem utilizadas como modelos a seguir. Nesse caso, existe um facilitador no acesso e troca de informações, pois trata-se de empresas de indústrias diferentes.
O benchmarking competitivo tem como foco principal as empresas atuantes no mesmo setor. Realiza uma comparação dos produtos, serviços e dos modelos de trabalho das empresas concorrentes, buscando identificar as falhas ou pontos fracos existentes. São trabalhados os pontos identificados de modo a desenvolver e melhorar o processo num todo. Como são empresas atuantes do mesmo ramo, a troca de informações entre elas é dificultada, portanto, muitas vezes é necessário a contratação de empresas de consultoria para conseguirem ter acesso a esses dados a serem trabalhados.
Os três tipos de benchmarking contribuem para o aprendizagem organizacional.
Como exemplo para a frase citada acima, o benchmarking permite a melhoria na comunicação horizontal entre os departamentos, de modo a facilitar a troca de conhecimento dentro da empresa. A empresa só tem a ganhar com isso, pois os funcionários ganham conhecimento e podem desempenhar as funções com maior qualidade.
Outro ponto a ser destacado é a obtenção na transparência dos procedimentos, permitindo que todos tenham conhecimento dos processos e com isso possam sugerir ou indicar possíveis mudanças viáveis no processo de melhoria.
A fim de buscar o modelo perfeito no processo da empresa, ocorre uma constante análise sobre esses processos, identificando pontos fortes e fracos. Essa análise e identificação permite que se possa desenvolver e criar modelos de processos mais eficientes.
...