TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Gestão da informação

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul[pic 1][pic 2]

Campus Virtual

[pic 3]

Nome do(a) estudante:

Unidade de aprendizagem: Gestão da Informação e do Conhecimento na Segurança Pública

Professor:

Data: 17/10/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
  • Esta atividade é individual.
  • Sempre que citar conceitos (ou trechos completos) de outros autores faz-se necessário referenciar sua fonte. Para isso, use como base o Manual de Trabalhos Acadêmicos da Unisul, disponível no link http://migre.me/kzneQ.

Um sistema de informação é um produto de três componentes: tecnologia, organizações e pessoas. Esta visão mais abrangente dos sistemas de informação é conhecida como abordagem sociotécnica.

A abordagem sociotécnica, portanto, considera os sistemas de informações de uma forma ampla, uma vez que os considera que não se concentram apenas em tecnologias, mas também nas pessoas e nos processos organizacionais que estão permanentemente sendo afetados e influenciando os sistemas de informações.

Diante disso, responda às seguintes questões: (cada questão tem peso de 2,50 pontos – as respostas devem ser fundamentas, evitando cópias sem a referida indicação da fonte)

  1. Destes três conceitos (tecnologias, organizações e pessoas), qual é o responsável pela inserção das entradas no sistema de informação, que utiliza os produtos de sua saída, podendo ser identificados como “usuários”? Justifique sua resposta em no mínimo 3 linhas.

Dos três conceitos apresentados, o responsável pela inserção das entradas no sistema de informação e que utilizam os produtos de sua saída, é o conceito de pessoas, pois são as pessoas que criam, captam, reestruturam dados e instruções, inserindo-os nos sistemas, convertendo esses em uma forma que o computador possa compreendê-los, tornando-os úteis através de suas informações e gerando conhecimentos aos mais diversos usuários que os utilizam através dos dispositivos de saídas, etapa que realmente interessa ao usuário.

Fontes:

MULBERT, Ana Luísa; AYRES, Nilce Miranda. Gestão da Informação: livro didático. 3 ed. Palhoça: UnisulVirtual, 2011.

  1. Quando se fala em “tecnologia”, se refere ao “software”, ao “hardware”, aos “bancos de dados” e aos “recursos de telecomunicações”. Escolha dois deles e descreva o que você entende por cada um deles.

Hardware: É a parte concreta de uma máquina, suas partes físicas, tudo que pode ser visualizado e tocado no computador. É formado pelos componentes eletrônicos tais como cabos, fios, placas, além dos dispositivos de entrada e saída.

Software: É o conjunto de informações, instruções e dados processados por um computador que transforma o hardware em um sistema de funcionamento com utilidade aos usuários. São sistemas que podem ser executados em um computador, gerando um grupo de comandos escritos em uma linguagem de programação. Estes comandos, ou instruções, criam as ações dentro do programa, e permitem seu funcionamento, podendo ter várias funções tais como: cálculos, criação de textos, jogos, conversão de vídeos, acesso a internet...

Esses dois termos não se referem apenas a computadores, mas também a dispositivos e máquinas diversas, tais como celulares, roteadores, carros e outros.

Fontes:

MULBERT, Ana Luísa; AYRES, Nilce Miranda. Gestão da Informação: livro didático. 3 ed. Palhoça: UnisulVirtual, 2011.

WIKIPÉDIA. Hardware. Disponível em: Acesso em 10 de Out. 2015.

WIKIPÉDIA. Software. Disponível em: Acesso em 10 de Out. 2015.

  1. As “pessoas” em uma organização é que podem fazer a Gestão do Conhecimento, através da criação, captura, codificação, disseminação e avaliação do Conhecimento. Elas se constituem no “Capital Intelectual” da organização. E você, o que entende por “Capital Intelectual”?

Compreendo que as pessoas são agentes de criação e de atuação em um sistema. O capital intelectual são pessoas capacitadas em uma determinada área de conhecimento que podem gerenciar dados a fim de propor uma melhor forma de buscar soluções e tomar decisões de modo coerente e inteligente nos problemas organizacionais em que está inserido. Pessoas que formam o capital intelectual são comprometidas na execução da solução, pensam de modo critico e criativo, com bom senso e suas atitudes podem afetar e influenciar os sistemas de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (266.4 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com