BETAPHARM: estratégia e suas resoluções de mercado
Por: Adriano.yukiu • 14/8/2017 • Trabalho acadêmico • 754 Palavras (4 Páginas) • 153 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DA SAUDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
Fichamento de Estudo de Caso
ADRIANO YUKIU TAHARA DA ROCHA
Trabalho da disciplina LOGISTICA HOSPITALAR
Tutor: Prof. Eduardo de Moura
RIBEIRÃO PRETO
2017
Estudo de Caso : BETAPHARM Corp. (A)
BETAPHARM estratégia e suas resoluções de mercado.
Durante a preparação para uma reunião com Doug Burke (diretor de eSurcing) e grupos de sourcing, para a discussão de contratos globais e matéria prima para um produto novo, dirigido por Michael Wilkison. Para facilitar, a BETAPHARM, havia implantado recentemente “emptoris ePass “no qual auxiliava facilitando atividades como: e- procurement, e diretamente os leilões reversos.
Sabendo que tal questão seria debatido na citada reunião, Brannigan fez questão de saber todos os prós e contras do “ePass “para tal situação.
HISTORICO DO SETOR
Apesar de um crescimento médio superior a 10% entre os anos de 1996 e 2003, a BETAPHARM supera o resto do setor, tendo um aumento de 15%. Devido ao aumento constante de idosos, a BETAPHARM acaba se beneficiando pela maior demanda, levando em consideração também expectativa de vida e um aumento significativo de doenças crônicas. Em contra partida, por conta dos valores, houve uma migração para os medicamentos genéricos, 73% sendo representados pela assistência medica administrada começa a incentivar cada vez mais o uso do genéricos. Isso fez com que cerca de 30 bilhões de euros em vendas norte américas estavam à mercê dos genéricos.
Sobre isso, muitas empresas tiveram que recorrer ao gerenciamento de suas compras, tendo como meta, a diminuição de gastos.
Muitas dessas empresas tiveram que aderir a novas táticas de comercio, desde melhorarem as relações com “poucos fornecedores preferenciais “até o método de compra online. Assim sendo, segundo a National Association of Purshasing Management nos EUA, relacionou a diminuição significativa de 24 euros para 17 euros, ao e-procurent.
HISTORICO DA EMPRESA
Comandando de 5% A 10% do mercado farmacêutico mundial, com medicação relacionadas a várias áreas, entre elas antidepressivos, sistema nervoso central, entre outros. A BETAPHARM era uma das maiores empresas farmacêuticas mundiais, podendo ser comparada a empresas como: à Pfizer, Merck e J&J Pharmaceuticals group.
Embora fosse uma gigante potente, precisava visar a redução de despesas de compras, sendo pretendido reduzir cerca de 12,5% durante o ano de 2004. Anteriormente da adoção do sistema Emptoris ePass, a gerencia chegou a leiloar 2,5 milhões de euros durante 2003.
PROCESSO DE COMPRA
SINTESE
Para melhorias, para cada produto vendido a BETAPHARM formulava um sourcing, no qual o sourcing decidia o que era mais vantajoso para cada produto, implementando o melhor método escolhido e selecionando um fornecedor preferível para dada situação e produto.
Para ocorrer o leilão era imprescindível a prestação da negociação, três fornecedores no mínimo, dispostos e com todos os requisitos documentados.
Para as decisões do grupo de sourcing, se baseava muito além do valor preferível, levando em consideração o preço total da negociação, pois baseava-se em negociações passadas, onde era preferível o baixo custo que depois sobrecarrega a BETAPHARM requerendo grande suporte da empresa.
...