CAPITAL INTELECTUAL
Por: marlonpaula • 4/5/2016 • Trabalho acadêmico • 498 Palavras (2 Páginas) • 605 Visualizações
Capital Intelectual
Na atualidade o novo fator de produção é o conhecimento que está cada vez mais presente nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Hoje se utiliza menos matéria-prima e aumenta-se numa proporção muito grande o conhecimento e a informação no ambiente industrial. O fator humano, conhecimento, se torna o elemento mais relevante dentro da economia mundial e o capital intelectual deve ser considerado o enfoque principal das empresas no mercado atual.
O sucesso empresarial está associado à capacidade das organizações reagirem às mudanças do mercado, de modo ágil e inovador, independente do seu porte ou tamanho, produzindo produtos e serviços superiores ao da concorrência. Sendo assim percebe-se que ter grandes instalações, e patrimônios em geral, não representa somente um diferencial competitivo que proporciona sucesso para empresa.
Segundo Stewart:
Capital intelectual é a soma dos conhecimentos de todos em uma empresa o que lhe proporciona vantagem competitiva. Ao contrário dos ativos, com os quais empresários e contadores estão familiarizados – propriedade, fábrica, equipamentos, dinheiro – constituem a matéria intelectual: conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência, que pode ser utilizada para gerar riqueza (STEWART, 1998, p.13).
As organizações não vivem sem pessoas, no entanto nem todas sabem obter vantagem competitiva por meio de seus funcionários, às vezes treinamentos e desenvolvimentos de colaboradores se tornam em despesas e não lucro para suas organizações.
Para Chiavenato:
Capital intelectual é a soma de tudo o que você sabe. Em termos organizacionais, o maior patrimônio de uma organização é algo que entra e sai pelas suas portas todos os dias, ou seja, são os conhecimentos que as pessoas trazem em suas mentes – sobre produtos, serviços, clientes, processos, técnicas etc. Este capital intelectual: algo que não vê que não é físico nem ocupa lugar, não é contabilizado pelas tradicionais partidas dobradas nem equacionado em número quantificáveis, mas que está transformando rapidamente o mundo dos negócios. Isto significa que ter as pessoas certas e saber aplicá-las, mantê-las e monitorá-las é vital para as organizações de hoje e de amanhã (CHIAVENATO, 1999, p. 419).
De acordo com Chiavenato, o capital intelectual passou a ser o recurso mais importante para toda e qualquer organização, fundamentado no conhecimento:
O conhecimento é um recurso diferente. Ele não ocupa espaço físico. Ele é um ativo intangível. Em uma organização do conhecimento, os assuntos financeiros não representam necessariamente o verdadeiro valor do negócio. (CHIAVENATO, 2004, p. 593)
Segundo Brooking (1996, p. 73), o capital intelectual ainda é determinado como: “A união de ativos intangíveis (capacidade, conhecimento e habilidade), experiência própria de cada individuo, que agregado na organização traz benefícios para as empresas e que aperfeiçoam seu funcionamento”.
Entretanto Chiavenato (1999, p. 28), define e explica o Capital Intelectual como: “Tudo o que as pessoas possuem de talentos e os utilizam, ou desenvolvem aplicando-os na organização em busca de melhorias e resultados satisfatórios”.
Sendo assim, conhecimentos e informações bem geridas e administradas nas organizações geram vantagem competitiva. O capital intelectual é o meio para obtenção do sucesso organizacional, as empresas que não se adaptarem serão descartadas do mercado.
...