CASE – A Estrela Tecidos
Por: grazzisilveira • 26/9/2016 • Trabalho acadêmico • 993 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
CASE – A Estrela Tecidos
Incentivar a disputa entre os dois gerentes pode ser uma boa alternativa, pois dessa forma os dois irão se esforçar ao máximo para mostrar suas qualidades à presidência na esperança de ser considerado “melhor” e mais capaz do que o outro, portanto poderia escolher aquele que mostrar mais resultados. Por outro lado, essa alternativa é arriscada porque não sabemos qual a índole dos gerentes, o quão longe um pode ir para prejudicar o outro.
Escolher um o mais rápido seria eficaz para “se livrar” desse problema de conflito entre os dois e se concentrar em outros, porém não existe nenhuma garantia de que a presidência escolheria realmente o mais eficiente, não haveria como saber se o escolhido tomaria as devidas providências na resolução dos problemas da empresa, levando em consideração que nem mesmo durante a disputa os gerentes foram capazes de assumir a responsabilidade de um dos problemas.
Contratar um diretor externo seria uma boa opção, desde que o contratado possuísse conhecimento da área e tivesse competência o suficiente para assumir as responsabilidades entregues à ele. Porém, se o mesmo não possuir uma base de como funciona a empresa, não haveriam mudanças significativas. Também não existe garantia de que o diretor contratado tem uma boa qualificação. Nesse caso, é menos arriscado passar a direção para algum funcionário que já entenda como funciona a empresa.
Outra alternativa a ser estudada seria realizar uma reunião com os dois gerentes e comunica-los que se não houver um posicionamento de ambas as partes, os dois serão eliminados da disputa para ocupar o cargo de diretor, pois se não há capacidade da parte de ambos de assumir a responsabilidade de pequenos problemas como os que estão ocorrendo, nenhum deles terá competência o suficiente para assumir a direção. Caso a comunicação não resolva, seria viável estudar o comportamento de outros funcionários e abrir oportunidade para que os mais capacitados pudessem disputar o cargo da diretoria. O fato de os dois possuírem um cargo elevado como o de gerência não significa necessariamente que eles são os mais qualificados para assumir o cargo em aberto.
CASE – Cia Hovey & Beard
A partir do case estudado, é possível entender que a motivação dos funcionários está comprometida. A empresa utiliza como estratégia de motivação o bônus por meta de produção, porém, o mesmo não estava satisfazendo, pois não influencia em uma melhoria no trabalho.
Os principais desmotivadores dos funcionários são: o ambiente de trabalho sujo e desconfortável e a falta de capacidade de acompanhar o mesmo ritmo de produção o dia todo por conta da velocidade dos ganchos. Após algumas reuniões, foram se estabelecendo acordos com os funcionários, de modo que os problemas de motivação obtiveram soluções.
A ventilação no local de produção, a regulagem da velocidade dos ganchos e o ajuste nos incentivos oferecidos foram agentes que elevaram a produção do setor, atendendo as expectativas dos funcionários em relação à motivação, retirando-os da zona de frustração.
Liderança – Inicialmente, podemos considerar que o estilo de liderança do setor de pintura da empresa era autoritário, pois os chefes do setor impunham as ordens sem ouvir os funcionários. Porém, o desenvolvimento dos trabalhadores começou a apresentar maus resultados, levando os líderes a uma preocupação com o setor, o que fez com que os mesmos procurassem uma solução para os problemas que foram observados. A partir do momento que a busca por soluções se tornou urgente, o supervisor considerou interessante melhorar a relação entre ele e os funcionários, passando a ouvir as queixas que estes possuíam, a fim de receber sugestões para eliminar aquilo que estava atrapalhando. Desde então, a liderança adotou um estilo democrático, estabelecendo uma boa comunicação entre as partes.
...