CASE SCHINCARIOL: CONSTRUÇÃO E ALINHAMENTO DE VALORES ORGANIZACIONAIS
Por: diullie • 16/1/2018 • Trabalho acadêmico • 1.892 Palavras (8 Páginas) • 485 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO-IESF[pic 1]
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 4º PERIODO
BARBARA RAYSSA PENHA
DIULLIE ROCHA LISBOA
JOÃO PEDRO DA SILVA AMORIN
MARIA DILZILENE PEREIRA DOS SANTOS
OTACÍLIO JOSÉ DA CUNHA NETO
RICARDO SILVA LIMA
THIAGO ANDRÉ CARVALHO DE SOUSA
CASE SCHINCARIOL: CONSTRUÇÃO E ALINHAMENTO DE VALORES ORGANIZACIONAIS.
Paço do Lumiar
2017
BARBARA RAYSSA PENHA
DIULLIE ROCHA LISBOA
JOÃO PEDRO DA SILVA AMORIN
MARIA DILZILENE PEREIRA DOS SANTOS
OTACÍLIO JOSÉ DA CUNHA NETO
RICARDO SILVA LIMA
THIAGO ANDRÉ CARVALHO DE SOUSA
CASE SCHINCARIOL: CONSTRUÇÃO E ALINHAMENTO DE VALORES ORGANIZACIONAIS.
Trabalho apresentado à disciplina de Comportamento Organizacional do Curso de Administração do Instituto de Ensino Superior Franciscano-IESF, como requisito para a 1ª nota.
Prof.ª: Alessandra Rates.
Paço do Lumiar
2017
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
3. CONCLUSÃO 9
4. REFERÊNCIAS 10
- INTRODUÇÃO
Este presente estudo tem como objetivo esclarecer o atenuante impacto do alinhamento dos valores no comprometimento organizacional no que se refere o pessoal e o organizacional, através de um estudo de caso realizado no sector da cervejaria.
O principal desafio no cenário empresarial atualmente é a busca constante pela inovação, que é uma forte característica da era da aprendizagem e do conhecimento das pessoas que integram uma organização, onde o talento pessoal é valorizado e reconhecido como o grande responsável para o desenvolvimento das organizações, e a Schincariol foi em busca de vantagens que não fossem competitivas ao ponto de se modificar aos poucos com o tempo real adequando-se ao mercado conforme fosse crescendo, e isso só foi possível porque havia pessoas comprometidas com o conhecimento do ramo.
Em 1989 os tradicionais fabricantes de cerveja do Brasil não estavam suprindo a necessidade da demanda no mercado da cervejaria, a ideia de oferecer um produto de qualidade e mais barato foi o grande desafio dessa organização, pois o consumo estava voltado para pessoas de baixa renda no que de fato tornou-a sólida no mercado até os dias atuais e aumentando a sua lucratividade à medida que crescia.
José Nelson Schincariol era o único que tomava decisões na empresa Schincariol fato que colaborava para uma governança falha onde havia também um sistema administrativo incompleto devido a essa centralização de poder. Houve então a necessidade de inovação junto à empresa, surgindo assim a decisão de criar uma nova schin, investindo pesadamente em publicidade e propaganda, onde não podemos deixar de citar as pessoas que contribuíram para que esta empresa voltasse a concorrer de forma leal no mercado com as demais organizações do ramo da cervejaria que estava no auge naquela época, demonstrando assim o comprometimento de seus colaboradores no que se refere ao quesito liderança, comunicação, visão de cliente e fornecedor, além de investimentos em instalações e equipamentos o que a tornou uma das principais organizações no ramo de cervejaria mundial.
A Schincariol tinha uma visão voltada para o “Eu”, onde a tomada de decisão estava voltada a somente uma pessoa, no caso, o diretor geral, mas com o passar dos anos a empresa observou a importância dos valores pessoais e organizacionais como uma variante no quesito dos estudos do comprometimento organizacional.
- DESENVOLVIMENTO
A criação e o desempenho de uma empresa dependem de diferentes fatores, no qual podemos destacar o crescimento no mercado, o desenvolvimento de um produto e a existência de concorrentes. Porém a valorização dos funcionários e o alinhamento da organização junto a esse quesito só aumentará o sucesso nos resultados de uma organização.
Quando nos referimos a uma mudança organizacional importante, seja ela estratégica ou cultural, temos que levar em consideração o Alinhamento Organizacional, o que corresponde ao alinhamento de todas as unidades e pessoas que compõem todos os níveis hierárquicos com relação à missão, à visão de futuro, objetivos e estratégias a serem desenvolvidas dentro de uma organização. .Atualmente os processos seletivos e as avaliações de desempenho numa organização vêm ganhando espaço, pois a valorização de seus colaboradores é a chave para o sucesso do empreendedorismo em questão.
Pesquisas mostram que funcionários que se destacam apenas no aspecto técnico têm menores chances de ter um progresso profissional em relação àquele que além do técnico possui destaque no quesito comportamental. Estudo de valores e atitudes são fatos aplicados pelas grandes corporações que interferem de forma significativa no comportamento das pessoas dentro de uma organização.
A gigante em cervejaria Schincariol, por muitos anos manteve traços de empresa familiar pois as tomadas de decisões estavam concentradas na figura de Jose Nelson Schincariol o diretor e dono da cervejaria, além disso havia o baixo investimento em marketing e houve também resistência à investidores estrangeiros.Com isso, os processos se tornaram lentos e burocráticos, as decisões eram menos criativa e burocráticas e a desmotivação dos funcionários eram alarmantes.
As consequências foram agravantes o produto estava ligado à baixa qualidade, desaceleração das vendas, equipe desmotivada, baixa participação no mercado. A tomada de decisão foi toda reformulada e baseada no conceito de Herbert Simon e dessa forma aconteceu o seu desenvolvimento alcançando o 3º lugar no ranking mundial.
Como já havido dito a Schincariol passou por um processo de reestruturação organizacional, pois o seu desenvolvimento estava comprometido devido a empresa esta concentrada em uma só pessoa, e como parte dessa mudança a nomenclatura do setor de recursos humanos passou a ser chamada de área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).
...