A importância dos valores organizacionais no mercado de trabalho
Seminário: A importância dos valores organizacionais no mercado de trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maicaum • 16/5/2014 • Seminário • 925 Palavras (4 Páginas) • 481 Visualizações
Primeira Etapa
Passo 1
As principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso são: habilidades técnicas, habilidades humanas, e habilidades conceituais.
º Habilidades Técnicas
Possuir conhecimento, métodos e técnicas.
º Habilidades Humanas
Capacidade para trabalhar com pessoas
º Habilidades Conceituais
Capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos.
Exemplo: missão do negócio, e visão de futuro do mesmo.
Conceito de Empresa
É uma atividade econômica e organizada, pois visa lucro e organiza os fatores de produção, que são: capital, mão-de-obra e tecnologia.
Conceito de Gestor
O Gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete à execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planeamento, da organização, da liderança ou direção e do controle ou verificação, a fim de atingir os referidos objetivos. Daqui se pode concluir que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais, concebe as estruturas e estabelecem as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, programa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controle ou verificação.
Conceito de Empresário
Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica e organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
As empresas como sistemas abertos
Surgiu na biologia a partir dos seres vivos e de sua dependência e adaptabilidade ao meio ambiente, estendendo-se as outras disciplinas científicas, até chegar á administração.
Hoje, a teoria dos sistemas se aplica a todos os tipos de sistemas vivos, desde o vírus até as sociedades. As coisas vivas são sistemas abertos com entradas e saídas em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente.
A abordagem de sistema aberto concebe a organização como um sistema que tem entradas e saídas com seu ambiente. Dentro dessa abordagem, a empresa é visualizada como um sistema aberto em um dinâmico relacionamento com seu ambiente, recebendo vários insumos (entradas), transformando esses insumos de diversas maneiras (processamento ou conversão) e exportando os resultados na forma de produtos ou serviços (saídas). Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente e são fundamentalmente adaptáveis, pois precisam reajustar-se continuamente ás condições mutáveis do meio para sobreviver. Tais sistemas mantêm um jogo recíproco com as forças do ambiente que os circundam e a qualidade de sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza e reorganiza continuamente aproximando-se de uma operação adaptativa. A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto-organização, aspectos típicos do sistema aberto, e pelas empresas possuírem todas essas características elas são consideradas sistemas abertos.
O que é missão Organizacional?
A missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado, e para que ele existe.
O que é visão Organizacional?
A visão serve para vislumbrar o futuro que se deseja alcançar. A visão é uma imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, do que ela pretende vir a ser.
O que são valores Organizacionais?
Valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre as pessoas e empresas.
Passo2
Comparando
...