CENARIOS ECONÔMICOS
Por: siony • 31/8/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.679 Palavras (11 Páginas) • 163 Visualizações
FACULDADE ALFREDO NASSER - UNIFAN
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Cenários Econômicos.
Período: 3.º (Noturno).
Objetivo Geral: Explicar os conceitos de Macroeconomia, Contabilidade Nacional, Políticas Fiscal e Monetária, Inflação e Deflação, Balanço de Pagamento, bem como as relações entre governo e mercado, suas soluções e consequências.
- O que é Macroeconomia?
Macroeconomia é a ciência econômica que estuda, mede e observa a economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia. Ex: inflação, desemprego, taxas de juros, PIB, câmbio, políticas econômicas, impostos, etc.
- Defina:
- Contabilidade Nacional.
A contabilidade nacional (CN) ou sistema nacional de contas (SNC) é o instrumento que representa, sintetiza e quantifica as transações realizadas de uma economia e é baseada em agregados econômicos, também chamada de contabilidade social. Representam produção, rendimento e a despesa dos agentes econômicos, incluindo as transações com o resto do mundo e a sua riqueza. Possui agregados como PIB, rendimento disponível, poupança e o investimento, sendo que o “input-output” mostram como as indústrias interagem entre si.
- Valor Bruto de Produção (VBP).
Corresponde a soma de todos os bens e serviços produzidos em determinado território econômico, num dado período de tempo. Erro de "dupla contagem", pois soma os produtos finais com os insumos usados em sua elaboração.
- Valor Agregado Bruto (VAB).
Corresponde ao valor da "produção sem duplicações". Obtido por meio do desconto do VBP correspondente ao valor dos insumos utilizados no processo de produtivo.
- Produto Bruto (PB).
Produção de bens e serviços finais realizados pela economia, durante um período de tempo.
- Renda Bruta (RB).
Corresponde a soma das remunerações brutas dos fatores de produção empregados na economia, durante um período de tempo.
- Produto Interno Bruto (PIB).
Corresponde aos bens e serviços finais produzidos dentro dos limites territoriais econômicos (território delimitado pelas fronteiras geopolíticas do país, território aduaneiro incluindo zonas francas, espaço aéreo e águas territoriais, jazidas e explorações em águas internacionais, enclaves territoriais e equipamentos móveis), independentemente da origem dos fatores de produção.
- Produto Nacional Bruto (PNB).
Corresponde aos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico.
- Renda Nacional (RN).
Corresponde a renda líquida gerada no período, e que se dirige aos proprietários nacionais de fatores de produção.
- O que você entende por política fiscal?
Impacta a produção do país no curto prazo porque incide no consumo total do país e no longo prazo porque incide nos investimentos.
Há uma relação de orçamento do governo com seus débitos contraídos, demanda (consumo total do país) com produção (que interfere no emprego/desemprego) e gastos do governo.
Assim sendo, política fiscal corresponde a manipulação dos tributos e gastos do governo para regular a economia (PIB, demanda de mercado, importação e exportação, emprego e desemprego) o que interfere na dívida pública e políticas públicas.
- Como o governo pode utilizar os instrumentos de política fiscal de forma a tendências à depressão econômica?
Uma depressão econômica é caracterizada por um estado agravado de recessão, ou seja, um longo período de desemprego em massa, falência de empresas, etc.
Política expansionista: para reduzir o desemprego, é necessário tolerar uma inflação mais alta.
Dado que aquele cenário evidencia uma tendência de mercado expansiva (hiato deflacionário), em que a demanda é menor que a produção gerando desemprego e até falência de empresas, as principais medidas pelo governo seriam:
- Aumento dos gastos públicos;
- Diminuição da carga tributária, estimulando despesas de consumo e investimento;
- Estímulos às exportações, elevando a demanda externa dos produtos; &
- Tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.
- Como o governo pode utilizar os instrumentos de política fiscal como forma de combater a inflação?
A tendência de mercado é restritiva (hiato inflacionário) quando a demanda agregada supera a capacidade produtiva, estoques desaparecem e sobem os preços, por consequência há aumento de inflação. As principais medidas pelo governo seriam:
- Diminuição dos gastos públicos;
- Elevação da carga tributária sobre os bens de consumo, desencorajando esses gastos: &
- Elevação das importações, por meio da redução de tarifas e barreiras.
- Defina política monetária?
É o controle da oferta de moeda e da taxa de juros pelo governo, para atingir os objetivos da política econômica global e com vistas a liquidez do sistema financeiro (Volume de dinheiro no mercado).
- Descreva os instrumentos utilizados pelo banco central na realização da política monetária?
- Open Market.
Compra e venda de títulos pelo Banco Central, para expandir ou contrair a base monetária.
- Depósito Compulsório.
Percentual sobre os depósitos captados pelos bancos que ficam a disposição do Banco Central.
.
- Taxa de Redesconto.
Taxa de juros cobrada pelo Banco Central nos empréstimos aos Bancos Comerciais.
- Como o governo pode utilizar os instrumentos de política monetária de forma a combater as tendências à depressão econômica?
Tendo em vista que a Depressão Econômica videncia uma tendência de mercado expansiva, convêm ao governo adotar a Política Monetária Expansiva para acelerar a quantidade de moeda e baratear os empréstimos, no sentido de fomentar a demanda agregada, lançando mão dos recursos seguintes:
...