CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI \ 2020/ UNIASSELVI
Por: Rannaoliveira • 17/4/2021 • Artigo • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 161 Visualizações
PROMOÇÃO DE VENDAS
Rânela Ramos de Oliveira
Adriana de Jesus Oliveira
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI \ 2020/ UNIASSELVI
GESTÃO COMERCIAL / 2020/ TRABALHO DE GRADUAÇÃO
12/12/2020
Resumo
A Promoção de Vendas é entendida como um conjunto de métodos o qual tem como objetivo incentivar e aumentar o volume de compras de um produto ou serviço, tornando-os mais atrativos do que as empresas concorrentes. A promoção de vendas tem também como um dos objetivos a apresentação de novas formas de uso dos produtos, com o intuito de aumentar a frequência de compra, e assim incentivar os clientes antigos a continuarem assíduos e consumindo os seus produtos e serviços, gerando assim; compras múltiplas, mantendo e recompensando esses consumidores e clientes fiéis, através de promoções atrativas, com ações simples e sem muitas exigências. A construção de um relacionamento com os consumidores é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento da empresa, esse atendimento e cuidado diferenciado faz toda a diferença para a retenção e fidelização desse cliente.
Palavras-chave: Promoção de Vendas, Ação Promocional, Cliente, Fidelização.
Introdução
O contexto atual apresenta grandes transformações no mercado, desde surgimento e avanço de tecnologias, propagação de informações, concorrência mais acirrada, enfim, fatores consequentes da globalização. Com toda essa mudança na conjuntura atual do comércio e da economia mundial, podemos observar que vivemos num cenário competitivo e hoje é mais importante do que nunca a adaptação a esse momento, as empresas necessitam desse diferencial e com isso elas buscam agregar valor aos seus serviços e produtos com o intuito de reter esses clientes.
“Eles formam uma expectativa de valor e agem com base nela. A probabilidade de satisfação e repetição da compra depende de a oferta atender ou não a essa expectativa de valor.” (KOTLER, 2000, p.56)
“Valor entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço. O custo total para o cliente é o conjunto de custo em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço.” (KOTLER, 2000, p.56)
“Além do custo monetário, o custo total para o cliente inclui os custos de tempo, de energia física e psíquicos do comprador, que leva em conta esses custos juntamente com o custo monetário para formar um quadro do custo total para o cliente.” (KOTLER, 2000, p.57)
Nesse contexto, podemos observar que a construção de relacionamento com o cliente é a chave do sucesso, a experiência oferecidas pelas empresas é o que as diferenciam das demais, tornando-se mais importante do que o produto vendido.
O autor (KOTLER, 2000, p.60), trás adicionalmente formas de sintonizar a satisfação dos clientes, pois muitos deixam de comprar simplesmente sem reclamar. Assim, medir a do cliente seria também, medir a quantidade de vendas do produto periodicamente, é uma delas, outra seria contratar clientes para medir a satisfação até com relação a concorrentes.
Neste cenário atual torna-se convidativo à prática de promoções de vendas, que segundo (SANTINI, 2013) inicialmente no período pós-industrial, quando as mercadorias passaram a ser estocadas em razão de uma disparidade entre a quantidade ofertada e a quantidade demandada. A promoção de vendas tem a capacidade de atingir esse cliente e consumidor alcançando e retendo a sua atenção, tornando-se assim bastante convincente e faz com que as pessoas comprem em maiores proporções, e isso faz com que afaste a quedas de vendas de produtos sazonais.
Fundamentação Teórica
Para que serve a Promoção de Vendas?
Ela pode ser definida como um conjunto de métodos e recurso que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período determinado. Para ampliar o numero de vendas, a promoção deve propiciar ao consumidor um benefício concreto, estimulando-o naquele momento.
Ela é um instrumento utilizado para incentivar e estimular a compra imediata, concedendo benefícios adicionais, que tragam uma vantagem para o público esperado. A promoção de vendas opera diferentemente da propaganda, visto que a propaganda transmite indiretamente ao consumidor criando um ambiente envolvente trazendo esse consumidor até o produto. Tornando-a assim muito usada pelas empresas para reter a atenção do público alvo.
Promoção de vendas
Meo et al (2014, p. 2) define a promoção de vendas como uma “[...] ampla variedade de ferramentas estratégicas de promoção de curto prazo para gerar desejo de resposta dos clientes”
Os objetivos de uma promoção variam conforme a empresa e o tipo de negócio, beneficiando tanto a empresa como o consumidor.
A ferramenta de Promoção de Vendas tem vários objetivos, entre eles: Aumentar a freqüência de compras, incentivarem o consumo de clientes antigos, a construção de relacionamento com novos consumidores, manter e conceder benefícios e recompensas para os clientes fiéis.
É de suma importância precaver-se em não cometer erros que possam prejudicar a ação da Promoção de Vendas, como: mecânica complicada (mal explicada), excesso
de exigências para participação, período muito longo, descontos pequenos demais, sorteios pouco confiáveis, etc..
Toda promoção tem por propósito fazer com que o cliente se interesse em conhecer e experimentar algo novo tem como intuito alavancar vendas e gerar necessidade nesse consumidor através de estímulos assertivos. Pois, quem compra uma vez e gosta do produto, serviço e atendimento, provavelmente voltará a comprar novamente, contudo para quem teve uma experiência negativa a situação é totalmente inversa.
...