COMO SURGIU O MANUAL DE LIDERANÇA?
Por: robson1987castro • 23/12/2020 • Trabalho acadêmico • 14.390 Palavras (58 Páginas) • 284 Visualizações
COMO SURGIU O MANUAL DE LIDERANÇA?
No ano de 2010, em meio a dificuldades com a gestão da Petruz, divergências de postura e de conduta das lideranças, o Sr. Sandoval foi convidado para participar de um grupo de estudos bíblicos na residência de sua amiga Eliene. Nessa ocasião, o tema do estudo foi baseado em uma das semanas da Bíblia do executivo, livro até então desconhecido para ele. Aquele estudo despertou no Sr. Sandoval o interesse por conhecer melhor o livro, e recebeu um exemplar de sua amiga para que pudesse continuar sua leitura. Como uma resposta divina aos pedidos de sabedoria para conduzir as lideranças da Petruz, o Sr. Sandoval iniciou os grupos de estudo da Bíblia do executivo no Conselho Administrativo, dando a cada membro um exemplar do livro e solicitando a todos que praticassem o poder da doação: cada membro deveria doar outra bíblia a alguém. Assim teve início a prática do estudo da Bíblia do executivo, livro que tem sido estudado até hoje pela equipe. Foi a Bíblia do executivo que inspirou e deu à luz o tão sonhado Manual de liderança do Grupo Petruz, criado para balizar as condutas dos nossos líderes, para que busquem a coerência em suas decisões e ajam com compromisso moral e ético, de acordo com os parâmetros do Grupo Petruz.
AGRADECIMENTOS
A Deus acima de tudo e por tudo.
A todos os que contribuíram direta ou indiretamente para a construção deste Manual, dedicando seu tempo de estudo e compartilhando vivências.
A Irismar Alves da Silva, por ter acreditado no projeto e se dedicado arduamente para que ele fosse concretizado.
Em especial ao Sr. Sandoval Alves da Silva, o grande idealizador e viabilizador deste Manual, que compreendeu a necessidade e as inúmeras possibilidades de aplicação dos conceitos aqui descritos para as lideranças do Grupo Petruz e nos inspira com seus exemplos de humanização, com sua sabedoria, sua coerência e sua busca constante de superação de limites.
Autor: Sandoval Alves da Silva
Coautor: Gabrielle Christine de Sousa Soares
Revisor: Robson Nascimento Gonçalves de Castro
Versão: 2020
As empresas podem sobreviver sem máquinas, mas não podem sobreviver sem pessoas.
Autor desconhecido
INTRODUÇÃO
O presente manual foi concebido e elaborado por meio de encontros e de estudos, com base no livro Bíblia do executivo, editado por Sid Buzzell (2004). Reconhecemos a importância das pessoas dentro do Grupo Petruz e, ao criar este guia para líderes, esperamos nortear as práticas de liderança e de gestão de equipes dentro de nossas unidades. Pautado pelos princípios aqui apresentados, você trilhará todos os passos necessários para exercer a liderança de maneira eficaz e satisfatória. Faça uso deste instrumento com amor e sabedoria.
Castanhal, 22 de novembro de 2016.
Gabrielle Soares
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Para iniciar qualquer aprendizado ou aprimoramento, é necessário que conheçamos a nós mesmos. Inspirados nesse pensamento, apresentamos alguns princípios balizadores da prática da liderança:
AUTODISCIPLINA
Definição: Autodisciplina é a habilidade de obrigar a si mesmo a tomar atitudes independentemente do seu estado de ânimo. Estar disposto a fazer o que não quer fazer o que ninguém quer fazer e fazer o que é preciso ser feito.
Para alcançar a autodisciplina, o líder deve:
- concentrar a atenção no resultado final;
- treinar para suportar e vencer os desafios e pressões da gestão;
- desenvolver resistência mental, psicológica e espiritual para realizar os objetivos da gestão;
- ter boa forma e resistência física;
- manter o equilíbrio entre a vida domiciliar e a vida profissional no ambiente de trabalho;
- prestar contas ou motivar suas ações no aspecto pessoal, profissional e financeiro;
- ser proativo no trabalho e na resolução de problemas;
- equilibrar poder e controle moral nas tomadas de decisões;
- prevenir ou corrigir os erros e arrepender-se das próprias ações, condutas e procedimentos errados;
- agir com serenidade, perspicácia, mansidão, paciência, autocontrole, moderação, amor, alegria, paz, amabilidade, bondade, fidelidade e domínio próprio;
- ser produtivo, confiável e influente;
- não agir com covardia, mas com poder, amor e equilíbrio;
- superar a zona de conforto e a inércia pessoal;
- controlar as emoções, os pensamentos e as vontades próprias nas tomadas de decisões;
- suportar situações difíceis;
- ter coragem de dar sua opinião;
- tomar decisões em momentos de inércia e de incerteza;
- agir de forma exemplar para ser valorizado, honrado, respeitado, admirado, elogiado e recompensado;
- concluir o trabalho a qualquer custo para ter a confiança de todos;
- trabalhar de forma árdua para alcançar o resultado pretendido, adiando a recompensa e o prazer, para investir nos frutos e obter o máximo de retorno com o investimento;
- ter participação ativa e generosa na comunidade, compartilhando benefícios e resultados positivos com os necessitados;
- não temer o futuro;
- exercitar a autodisciplina na associação com outras pessoas, de maneira a escolher intencional e cuidadosamente os amigos;
- avaliar continuamente o que faz, interromper o que é nocivo e promover o que é edificante;
- ensinar e auxiliar os liderados no desenvolvimento da autodisciplina.
Parágrafo 1º: O cumprimento dos deveres constantes dos itens II e III influencia a vida do líder, particularmente a forma como ele trata as pessoas e busca respostas para as maiores decisões e a definição das aptidões e habilidades necessárias à realização das tarefas diárias.
CARATER
Definição: Caráter é o conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo, que determinam sua conduta e sua concepção moral.
Para liderar em consonância com o caráter, o líder deve:
...