COMUNICAÇÃO E MARKETING ESTRUTURAS DE UM SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
Por: dudabacha • 18/10/2018 • Trabalho acadêmico • 3.158 Palavras (13 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
COMUNICAÇÃO E MARKETING
ESTRUTURAS DE UM SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
Salvador
2017
ESTRUTURAS DE UM SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
Trabalho do curso de Comunicação e Marketing, do quarto semestre da UNIFACS, com o objetivo de analisar as estruturas de um sistema orçamentário, e que será avaliado para a formação da nota do semestre, na disciplina Gestão Orçamentária.
Professor: ...
Salvador
2017
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 SISTEMA ORÇAMENTÁRIO EMPRESARIAL 5
3 PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO 6
4 TIPOS DE ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS 7
4.1 Orçamento de Tendências 7
4.2 Orçamento Base Zero 8
4.3 Orçamento Estático 9
4.4 Orçamento Flexível 9
4.5 Orçamento Ajustado 10
5 Sistema Orçamentário Brasileiro 11
6 ELABORAÇÃO DO PLANO ORÇAMENTÁRIO 12
6.1 PLANEJAMENTO ECONÔMICO 12
6.2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO 13
6.3 PLANEJAMENTO DE CAPITAL 14
7 CONCLUSÃO 15
8 REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Muito se discute, no âmbito empresarial, a importância da implantação de um sistema orçamentário nas organizações. Levando em consideração que atualmente o ambiente de negócios é muito competitivo, torna-se essencial a utilização desta poderosa ferramenta da área financeira, que é capaz de ajudar uma empresa a alcançar seus objetivos e, por consequência, o sucesso.
Esta ferramenta deve ser implantada com cautela, uma vez que, para obter êxito, é necessário fazer um bom planejamento, além de aplicar diversos pré-requisitos que são essenciais à sua elaboração.
O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar como é estruturado o sistema orçamentário, analisando as vantagens e desvantagens de sua implantação, assim como, discutir os diversos tipos de orçamentos que podem ser aplicados nas empresas, além de evidenciar a importância do orçamento público para a sociedade, em geral.
SISTEMA ORÇAMENTÁRIO EMPRESARIAL
O Sistema Orçamentário é um instrumento de planejamento e controle de resultados que deve ser implementado tanto nas pequenas, como nas médias e grandes empresas. Seu objetivo é avaliar e demonstrar, através de projeções, os desempenhos financeiros da empresa e dos departamentos que a compõem.
Através da efetivação de um sistema orçamentário em uma empresa, é possível organizar as áreas operacional e administrativa, gerenciando os objetivos da corporação, delegando os poderes, estabelecendo estratégias e motivando a implantação de planos de ação, com o propósito de obter uma melhoria contínua dos processos, através da boa administração dos recursos disponíveis.
Para tanto, a implantação de um sistema orçamentário requer alguns pré-requisitos que devem ser colocados em prática pela empresa, dentre eles:
- Comprometimento da Diretoria, que deve participar ativamente dos processos de planejamento e controle;
- Adaptar os sistemas existentes à nova realidade orçamentária;
- Definir os Centros de Custos, que é onde são agrupadas as despesas e receitas da empresa;
- Criar um setor de orçamentos, onde uma pessoa ou um grupo de pessoas ficará encarregado desse processo;
- Adquirir um programa de acompanhamento orçamentário; e,
- Preparar de um Plano de Contas Orçamentário.
Ao colocar em prática estes pré-requisitos, ficará mais fácil implementar, de fato, o sistema orçamentário, decidir se este terá uma política mais rígida ou flexível e, assim, alinhá-lo aos objetivos estratégicos de negócio, identificando as áreas eficientes e deficientes da organização.
As vantagens das organizações adquirirem um sistema orçamentário são muitas, dentre elas: estimula a participação de todos os membros da administração na sua execução, permite identificar as áreas que precisam de melhorias na empresa, ajuda a administração a utilizar de maneira eficaz os recursos disponíveis e ajuda os diversos departamentos da empresa a focarem em metas e objetivos claros.
No entanto, o sistema orçamentário possui algumas desvantagens que precisam ser levadas em consideração, como por exemplo: baseia-se em estimativas, precisa que os objetivos fixados sejam realistas, necessita ser monitorado com frequência, deve ser adaptado às circunstâncias e deve ser levado em conta apenas como um instrumento de auxilio à administração.
Diante disso, fica visível que o orçamento empresarial é uma atividade que exige muita disciplina em seu cumprimento, além de uma participação efetiva dos seus gestores. A empresa necessita refletir sobre suas vantagens e desvantagens, como também decidir se o melhor para o negócio é optar por uma política orçamentária rígida ou flexível.
...