CRIATIVIDADE E BILL PORTER
Por: Andressa Corrêa • 12/9/2022 • Trabalho acadêmico • 322 Palavras (2 Páginas) • 67 Visualizações
Existem diferentes abordagens sobre o conceito de criatividade, entre elas estão: psicanálise, gestalt, humanismo, abordagem comportamental. Na minha opinião é inovação, solução, antecipação e criação. Depende de conhecimento, imaginação e avaliação. Todos nós nascemos criativos mas o potencial pode ser embarreirado na vida social, como: o medo de errar, crença que não é capaz, julgamento. O que diferencia é a intensidade de como se manifesta. Alguns comportamentos podem influenciar sobre as formas de criatividade, pessoas muito criativas tendem a ter algumas características marcantes: pensamento independente, alto grau de energia, tolerância à ambiguidade, disposição para novas experiências, persistência e um autoconceito positivo.
O filme “De porta em porta” conta a história real do americano Bill Porter. Nasceu em São Francisco, na Califórnia. Um parto difícil com uso de fórceps causou uma paralisia cerebral. Teve muita dificuldade para conseguir emprego devido às sequelas da paralisia cerebral. Se viu excluído da sociedade de sua época pois tinha limitações para falar e se movimentar. Mas não deixou que a doença o vencesse. Após muitas tentativas de conseguir um emprego, e depois de vivenciar situações de rejeição e preconceito, convenceu a multinacional que poderia ser um ótimo vendedor de porta em porta. Já empregado, teve outras dificuldades para enfrentar, foi rejeitado pelos parceiros de trabalho. Como sempre, com muita paciência e persistência transformou a situação a seu favor, com seu esforço fez a primeira venda e calou os ataques. Depois dessa venda ele não parou mais.
Sua força de vontade e persistência fez com que ocorresse o chamado ajustamento criativo, segundo Pacheco(2010), é quando acontece o equilíbrio entre suas necessidades e a adaptação ao ambiente. É a maneira ativa de se adaptar, equilibrando as questões externas e internas, sem anular ou supervalorizar nenhuma. Deu lição de otimismo e determinação ao não deixar se limitar, usou as ferramentas que estavam ao seu favor e foi capaz de transformar a forma como era visto e como desempenharia a função de vendedor.
...