CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA RELATÓRIO PIM II
Por: Daniela Thomaz • 15/11/2019 • Monografia • 1.521 Palavras (7 Páginas) • 366 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
RELATÓRIO PIM II
Daniela Martoni Thomaz 1936104
CAMPINAS
2019
Introdução
Esta monografia tem como tema a empresa AMBEV, situada na Rua : Dr. Renato Paes de Barros 1017 - 4º andar. São Paulo, SP 04530-000.
Em 1999, se deu o ínicio da AMBEV feita das junções das cervejarias Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia. Atualmente presente em 19 países, no Brasil possuem 32 cervejarias, contando com a atuação de 35 mil colaboradores com aproximadamente cem centros de distribuição direta e seis de excelência no Brasil. Surpreendem a todos os paladares com seus diversos produtos como, cervejas, chopes, bebidas mistas, refrigerantes, sucos, isotônicos, energéticos, águas e chás.
Dentre suas marcas estão: Budweiser®, Stella Artois® e Beck’s®, Leffe®, Hoegaarden®, Bud Light®, Skol®, Brahma®, Antarctica®, Quilmes®, Michelob Ultra®, Harbin®, Sedrin®, Klinskoye®, Sibirskaya Korona®, Chernigivske®, Hasseröder® e Jupiler®, são mais de duzentas marcas. Fazem parte do grupo de empresas que integram a Rede Brasil Pacto Global das Nações Unidas ( ONU ), adotam valores internacionais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate a corrupção. Ao estudar a AMBEV irei aplicar os conhecimentos adquiridos nas matérias Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada.
https://www.ambev.com.br/sobre/
ECONOMIA E MERCADO
CITAÇÃO
[...] os macroeconomistas são cientistas que procuram explicar o funcionamento da economia como um todo. Reúnem dados sobre rendas, preços, desemprego e outras variáveis em diferentes épocas e diferentes países. Procuram, então, elaborar teorias gerais que ajudem a explicar esses dados. Segundo Gregory Mankiw (1995, p. 2),
https://ava.ead.unip.br/bbcswebdav/pid-568911-dt-content-rid-2669914_1/institution/2019/GRADE%20EAD/DISCIPLINAS/3081-50_3081-55_2992-60_2992-66_0381-60%20-%20Economia%20e%20Mercado/Livro-Texto%20-%20Unidade%20III.pd
A empesa Ambev tem como moeda oficial o BRL ( Real ), as evidências contábeis consolidadas e individuais são executadas com normas internacionais ( “IFRS” ) e no Brasil são emitidas pelo comitê de Pronunciamento Contábeis (“ CRPs”), sendo que, evidências contábeis consolidadas são reportadas em IRFS desde o ano de 2008 e as individuais desde 2010.
Um dos principais fatores de crescimento é o demográfico, aumentando a renda disponível a longo prazo, o crescimento a curto prazo da-se a fatores impactantes como o preço repassado ao consumidor, renda disponível no país e o clima.
A distribuição direta nos próprios centros ( versus distribuição através de revendas ), atua com um peso varia de 70% a 75% dos volumes totais sendo variáveis mês a mês, na empresa Ambev cerca de 20% do custo do produto vendido ( CPV ) no Brasil são custos fixos e a depreciação de ativos industriais, s 80% restantes são custos variáveis como:
- Cerveja: Na cerveja 40% do custo variável é com alumínio, com malte 15% e adjuntos 8% e mão de obra 8% o restante divide se em outros componentes.
- Refrigerante: No refrigerante 30% do custo variável é o açúcar, resina PET 30%, alumínio 10% e mão de obra 10%.
O custo bruto de 50% é exposto ao dólar ( USD ) protegendo o investidor do chamado “ risco de mercado “, a Ambev utiliza a política hedge para que estejam seguros em média 12 meses para frente do mês atual, podendo o contrato ser alterado para 10 a 14 meses. A ambev possui ADRs nível II registrados na NYSE, o banco no Brasil utilizado é Bradesco ( banco depositário ) e nos Estados Unidos é o The Bank of New York Mellon ( ADRs ), os mesmos são responsáveis por registros, atualizações das ações e o controle de pagamentos de eventos distribuídos e pelo exercício de direito e recebimento de valores. Em outubro de 2000 e dezembro de 2010 ocorreu desdobramento das ações da Ambev, sendo 1 para 5.
Em 2018, teve um desempenho inferior ao esperado e suas ações caíram 6%, nos produtos como refrigerantes e bebidas não alcoólicas a retração foi de 8,7%. Nem o alto grupo de otimistas foram bastante para evitar uma desvalorização das ações, que fechou no pregão em baixa de 6,15% enquanto Ibovespa caiu 1,77%. Essas quedas fizeram com que a empresa perdesse 0,4 pontos percentual no mercado brasileiro de cerveja, a queda foi observada após a greve dos caminhoneiros em maio.
A inversão na queda de consumo após o segundo semestre de 2018 e o potencial de expansão do consumo de bebidas Premium são elementos a curto prazo favoráveis, reforçando sua oferta na categoria, com a marca Stella Artois, elevando as vendas em 35 % no quarto trimestre do mesmo ano.
Apesar, de todo esse quadro a empresa encerrou 2018 com lucro liquido consolidado de R$ 11 bilhões, 50,4% acima do esperado em 2017, são considerados também as operações as operações na America do Sul e Canadá. Mas descartando o choque da hiperinflação na Argentina com queda de 5% no lucro liquido, aumentando assim a receita liquida consolidada para 4,9%, R$ 50,2 bilhões.
A AMBEV poderá sofrer com a pressão na margem de lucros, pela alta dos custos, esperando um aumento aproximado de 15% nos custos de produtos vendidos por hectolitro, eliminando a depreciação da moeda vigente ( real) e preços de commodities como alumínio e cevada, tendo que planejar como repassar esses valores aos consumidores, que será maior que a inflação.
https://www.valor.com.br/empresas/6143541/ambev-tem-desempenho-aquem-do-esperado-no-brasil-e-acao-cai-6
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A fabrica de Guarulhos, possui aproximadamente 800 funcionários sendo 560 funcionários próprios e o restante terceirizados para a produção de cerveja, nessa unidade fabrica se as cervejas de um litro da Skol, Brahma e Budweiser.
A empresa Ambev antes da sua produção, conta com excelentes cervejeiros que com dedicação e extrema criatividade combinam ingredientes com exatidão e almejam sabores surpreendentes, tendo a maior cautela na escolha de cada ingrediente ao compor suas bebidas, desde os cereais ao lúpulo (com aspecto de alcachofra, sua folha moída, resfriada e prensada é importada de diversos países pela Ambev, como Alemanha e República Tcheca, para a fabricação.
...