CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Por: Ariana Matoso • 11/12/2018 • Trabalho acadêmico • 706 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL VINÍCIUS DE MORAIS[pic 1]
CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS
RECRUTAMENTO
E
SELEÇÃO
ADRIANE LEMOS
ANA LUIZA DA CRUZ
ARIANA MATOSO
THAISA YORRANA
RAIANE CRISTINA
TATIANE LAÍS
CONTAGEM, DEZEMBRO DE 2018
SUMÁRIO
SUMÁRIO.....................................................................................................................1
INTRODUÇÃO.............................................................................................................2
DESENVOLVIMENTO...............................................................................................3,4
CONCLUSÃO..............................................................................................................5
REFERÊNCIAS...........................................................................................................6
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade executar pesquisa e adquirir novos conhecimentos no que se refere aos Headhunters (caça talentos) exemplificando as atividades e funções executadas dentro da seleção de novos colaboradores das áreas estratégicas de uma organização.
DESENVOLVIMENTO
Headhunter é um profissional altamente especializado em recrutamento e seleção de executivos de alto escalão de um determinado segmento de mercado ou departamento de uma empresa. É um intermediário entre o cliente (empresa contratante) e o candidato ao emprego. Tem todo o know-how necessário para localizar o profissional ideal que ocupará uma vaga específica na empresa e suas responsabilidades passam por identificar no mercado os melhores candidatos, analisar criteriosamente o perfil desses profissionais e selecionar o mais apto.
A maior diferença entre um recrutador e um Headhunter é sua rede de relacionamentos, ou seja, o networking. Normalmente ele é muito bem relacionado, alguém que gera confiança e que sabe onde encontrar as pessoas certas, para o cargo certo. O Headhunter é uma pessoa muito confiável e que possui muita credibilidade para obter a confiança do candidato e da empresa. Em alguns casos faz propostas para que o candidato saia da empresa em que se encontra e paga uma “luva” ou mesmo maiores benefícios para que valha a pena sair de onde se encontra para se aventurar em outra empresa.
Os caça talentos como também são conhecidos, não possuem formação específica em Recursos Humanos, mas sim conhecimento técnico e experiência em uma área específica do mercado, poder de negociação, convencimento, argumentação e de ser um bom coaching para ouvir os dois lados (empresa e candidato). Eles têm que entender e conhecer bem a empresa e suas necessidades, avaliando detalhadamente o cargo, função e muitas vezes até mesmo o perfil da pessoa que estará diretamente ligada ao candidato, para que ambos possam estabelecer um relacionamento duradouro, de confiança e acima de tudo de produtividade.
Não existe uma formação ou uma maneira pré-estabelecida para se tornar um headhunter, visto que as habilidades necessárias para o desempenho desta função são provenientes de experiências próprias, capacidade de negociação e uma ampla rede social e, por isso, conhece a fundo as habilidades necessárias à pessoa que irá ocupar o cargo. Estes profissionais são contratados por uma empresa para procurar dentro do mercado de trabalho os melhores executivos e profissionais pré-definido, isto pode ocorrer de forma sigilosa ou não.
Ter uma rede social ampla é a principal ferramenta que o headhunter utiliza para selecionar um candidato e ofertar uma vaga. A ampliação das redes sociais destas pessoas ocorre de forma natural, uma vez que os profissionais, sabendo da existência de um headhunter, procuram se aproximar e estabelecer vínculos que lhes proporcionarão um bom emprego futuramente. Entretanto, é preciso ter bastante atenção com pessoas que se auto intitulam headhunters. Em alguns casos, as promessas de ótimos cargos, onde o candidato tem que pagar diversas taxas e cursos, não passam de golpes. Os headhunters não cobram nenhum valor de pessoa física, valores são cobrados da própria empresa contratante de seus serviços.
...