Caso Rondell Data Corporation
Por: Laisa Moreira • 26/2/2019 • Relatório de pesquisa • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 596 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Disciplina: Análise das Organizações
Curso: Administração, turma 3N.
Alunos: Laisa A. Moreira Nascimento
Ebenézer Cassillas
Niedja Lima
João Loureiro
Thialy Pessoa
Recife, Agosto de 2018.
Estudo de Caso: Rondell Data Corporation
1ª Questão - Quais são as principais questões organizacionais do caso?
2ª Questão -Como estas questões estão relacionadas com os conhecimentos trabalhados no capítulo 1?
Antes de revisar as questões centrais que permeiam o caso em si. É importante fazer uma revisão breve das temáticas centrais do capítulo, com o objetivo de clarificar melhor as relações aqui definidas e todas as sugestões e propostas.
Um conceito bastante forte que trabalhamos é do de projeto organizacional que tem como premissa definir objetivos claros e medir a eficácia com a qual se busca lidar com incerteza do ambiente, basicamente satisfazendo stakeholders (investidores) e mediando questões de poder e conflito. E qual a importância de entender essa lógica? A maioria das questões apresentadas no caso perpassam por essa perspectiva e demonstra a necessidade de um administrador e tomador de decisões ter um amplo entendimento sobre organizações e suas interfaces, sobretudo o entendimento sob as suas dimensões estruturais e fatores de contingência.
O texto ressalta o quanto é importante esse entendimento é que essas dimensões e fatores são interdependentes, ou seja alguns fatores de terão influências na especialização, formalização, cultura (sendo esse um elemento central, do caso no entendimento feito aqui). O texto também quando apresentado o caso da Xerox, demonstra em termos ainda mais claros, antes da apresentação dos conceitos, como as organização não são estáticas, ela existe da interação dos com seus elementos internos, clientes e ambiente externo.
Contexto:
A Rondell Data Corporation, é uma empresa estabelecida 1920 por Bob Rondell com duas principais linhas, Equipamento de Radiodifusão e Equipamentos de transmissão de dados. Onde em 1947 possuía porte de 100 funcionários e logo em 1978 passa a ter mais de 800.
Na análise do caso é possível identificar três “questões centrais”, que se convertem em problemas. O primeiro dele é a clara falta de uma cultura unificada por parte dos seus colaboradores, o segundo, que avalia-se como o mais central é a falta de comunicação que tem relação direta com o terceiro que é a o desenvolvimento do novo produto. Os aspectos culturais da empresa como, formação familiar alta rotatividade, cada departamento trabalhando individualmente, falta de cooperação e uma cultura de terceirizar culpa. Apresenta uma deficiência da dimensão estrutural formalização, também na hierarquia de autoridade e centralização, como é apresentado pela falta de estruturas formais e de responsáveis claras.
Nesse momento analisemos a comunicação, como apontado anteriormente como um dos fatores de grande questão no que diz respeito à mediação e soluções de conflitos. A falta de comunicação horizontal, de informações passadas a de uma boa comunicação entre os setores de especialização, que trabalham isolados entre si, fazem com que os problemas sejam levados a outros setores que não tem expertise o não deveriam inferir sobre. Destacamos essa como sendo o problema quase que central porque? As dificuldades encontradas do desenvolvimento do novo modulador 802, no departamento de vendas que ao invés de ocupar-se de suas atribuições gera tem um comportamento de “justificativa-los”. O excesso de benefícios para funcionários mais antigos. Tudo isso acaba por contribuir para a grande engrenagem de conflitos que se instaurou na organização.
Cultura consiste um aglomerado de práticas e comportamentos de um determinado
...