Causa e efeito
Por: ludy126 • 9/9/2016 • Projeto de pesquisa • 3.828 Palavras (16 Páginas) • 534 Visualizações
APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA EM UM AVIARIO DE FRANGO
Acadêmicos: Gabriel Campos, Jardel Dias, Joyce Caldeira, Ludmila Pereira, Mikaella Lemes
Disciplina: Estatística Aplicada I
Professora: Luciana
RESUMO
Devido a globalização a concorrência empresarial torna-se cada dia mais crescente, pois as empresas passaram a ter concorrentes globais e não apenas locais. Portanto o que hoje é considerado inovação, amanhã poderá tornar-se obsoleto. As mudanças são constantes e as empresas precisam se reinventar constantemente para se manterem atuantes no mercado e se diferenciar dos seus concorrentes. São grandes as transformações e inovações tecnológicas, e também as mudanças na forma e perfil dos profissionais.
Nesse contexto de constantes mudanças e turbulências, as empresas passam a buscar melhoria contínua dos processos. Desta forma isto implica em ter redução de variabilidade. Conseqüentemente, a necessidade de aprimoramento contínuo nos processos aumenta cada vez mais. As organizações estão em crescente desenvolvimento utilizando – se de ferramentas estatísticas, tanto para evolução quanto para monitoramento de seus processos produtivos, faz-se então o uso das ferramentas do CEP, será enfatizado nesta pesquisa a ferramenta de Causa e Efeito ou diagrama de Ishikawa, será abordado a sua importância e aplicação dentro da organização. Para apresentar estes conceitos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de materiais já publicados, constituídos principalmente de livros e artigos científicos.
Palavras-chave: Qualidade; Controle estatístico do processo; Ishikawa.
1 INTRODUÇÃO
Com o mercado cada vez mais exigente, empresas rurais se adaptam a essas exigências e buscar cada vez mais investir em alternativas com o objetivo de melhorar a qualidade de seus produtos.
O objetivo do trabalho é aplicar uma das ferramentas da qualidade: Ishikawa. Este foi usado em um aviário para apontar possíveis causas da mortalidade de frangos, promovendo a minimização de perdas e por conseqüência maximizar os lucros e ainda propor melhorias. A empresa em estudo é um aviário com capacidade de trinta e três mil (33.000) frangos por lote, se situa na zona rural de Ubiratã-PR estrada Olinda. O artigo possui a seguinte estrutura: referencial teórico, metodologia, resultados e discussão e conclusão.
2 REFERENCIAL TEORICO
Será retratado a seguir informações relevantes á respeito do Diagrama de Ishikawa, tais como sua origem, o que ele é, como fazê-lo, técnicas á ser utilizadas e etc.
2.1 Origem Do Diagrama de Ishikawa
O Diagrama de Ishikawa foi proposto em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes pelo japonês Kaoru Ishikawa, engenheiro químico, teórico da administração das companhias japonesas, viveu entre os anos de 1915 e 1989. O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica utilizada por diversos setores e empresas para o gerenciamento e controle da qualidade. De acordo Ishikawa, “a qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização, principalmente da alta cúpula”.
Embora o surgimento do método tenha originalmente o objetivo de identificar as causas dos problemas nos processos de fabricação de um produto, ao longo dos anos de aplicação foi observado que o Diagrama de Ishikawa pode ser utilizado em qualquer tipo de problema organizacional.
Ishikawa observou que, embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos com essa ferramenta, pelo menos 95% alcançariam resultados satisfatórios ao serem analisadas através da espinha de peixe.
2.2 O que é Diagrama de Ishikawa?
O Diagrama de causa e efeito, segundo Werkema (1995, p.101) “[...] é uma ferramenta utilizada para apresentar a relação existente entre o resultado de um processo (efeito) e os fatores (causas) do processo que, por razões técnicas, possam afetar o resultado considerado.” Este diagrama é também chamado de diagrama espinha de peixe e diagrama de Ishikawa. Espinha de peixe pelo formato gráfico que apresenta e diagrama de Ishikawa por ter sido desenvolvido pelo engenheiro Kaoru Ishikawa. Este diagrama utiliza variáveis 4M (método, mão-de-obra, material e máquina). Para elaborar um diagrama de causa e efeito é necessário realizar previamente um brainstorming ou alguma outra técnica que envolva equipes de trabalho. (RODRIGUES, 2010).
Segundo SLACK et al (1999) os diagramas de causa-efeito são um método particularmente de ajuda a pesquisar raízes de problemas, ele faz isso levantando as questões: o que, onde, como, quando e porque
O Diagrama representa, de forma gráfica, como diversas causas e subcausas agrupadas por tipos ou categorias podem estar relacionadas a uma consequência, ou seja, a um problema ou defeito. O diagrama permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade de produtos, serviços ou resultados.
O Diagrama de Ishikawa faz parte das sete ferramentas básicas da qualidade, conjunto de técnicas gráficas usadas largamente na análise, investigação, controle e solução de problemas relacionados à qualidade.
A sua composição leva em consideração de que as causas dos problemas podem ser classificadas em 6 tipos de causas principais que afetam os processos (Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Material). Justamente pelo motivo da denominação das 6 causas principais iniciarem com a letra M, também pode ser chamado de 6M’s:
...