Centro de pesquisa e desenvolvimento
Por: fdsflavio • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.588 Palavras (7 Páginas) • 209 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento
Ana Paula 1204823
Anna Luiza 1208985
Bruno Lodi 1207920
Flavio 1207989
Jackelma 1203843
Leila 1203754
Sabrina Albado 1206171
Caraguatatuba – SP
2015
Centro de pesquisa cenpes
Em 1963, a Diretoria Executiva aprovou a criação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes), responsá-vel pela gestão tecnológica da companhia. Os pioneiros da empresa já enxergavam a tecnologia como a chave para o sucesso nessa indústria, tendo a cultura da inovação como um dos pilares para o crescimento da companhia. Cinquenta anos depois, o Cenpes apresenta uma trajetória de conquistas, com desenvolvimento de processos e tecnologias aplicados de forma pioneira e que geraram resultados positivos para a companhia e para a indústria brasileira no setor de petróleo, gás e energia.
[pic 1] [pic 2]
O Cenpes é a unidade responsável pela realização de pesquisa e desenvolvimento da Petrobras, que se dá de forma compartilhada com segmentos de negócios, que são clientes e usuáriosdas tecnologias. A pesquisa e o desenvolvimento tecnológico são feitos com a participação seletiva de parceiros, que são principalmente as Instituições de Ciência e Tecnologia e as empresas fornecedoras, nacionais e internacionais.
[pic 3][pic 4]
TECNOLOGIAS PREMIADAS NA CERIMÔNIA
DOS 50 ANOS DO CENPES
Em dezembro de 2013, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras completou 50 anos de atividades. Em evento comemorativo, foram reconhecidos alguns dos processos e tecnologias que fizeram história pela sua relevância na indústria brasileira no setor de petróleo, gás e energia. Nessa celebração,que contou com a presença da presidente da Petrobras, Graça Foster, profissionais responsáveis pelas tecnologias premiadas receberam homenagens. Estiveram presentes também os diretores da Petrobras e ex-diretores de contato, além de ex-superintendentes e ex-gerentes executivos do Cenpes. A seguir, são apresentados os processos e tecnologias premiados durante a cerimônia dos 50 anos do Cenpes. Tais tecnologias foram selecionadas tendo como critério a escala de aplicação na companhia e o consequente retorno financeiro.
Colaboradores
Os colaboradores são através de concursos, sendo os profissionais doutorados, mestrados, graduados e além de técnicos dando suporte nos laboratórios e contam com o seu próprio pessoal. Alunos de faculdades que tem parcerias com CENPES. No final de 2013 contavam com aproximadamente 1959 colaboradores.
O CNPQ busca referências internacionais, desenvolvendo parceria com fornecedores de pesquisas.
Temas Abordados
Ao todo, o Cenpes investiu aproximadamente R$ 800 mil em bolsas durante dois anos de convênio. Os temas escolhidos este ano não tratam apenas de técnicas e pesquisas para produção de petróleo. Assuntos como preservação ambiental e o bem-estar dos trabalhadores petroleiros também fazem parte da lista de projetos. Segundo José Luiz, essa é uma orientação da UFRJ: “uma análise dos projetos contemplados demonstra que programas ligados às ciências sociais e humanas foram selecionados”. É o caso do trabalho desenvolvido por Juliana Caversan de Barros, do Instituto de Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. O tema da pesquisa é: Avaliação do Nível de Stress e da Qualidade de Vida em Profissionais Hipertensos do Setor Petroleiro.
Possui robustas instalações experimentais e um corpo técnico de alta qualificação, voltados para a busca de soluções tecnológicas que suportem as metas de negócio da empresa. Além disso, o Cenpes conta com cinco núcleos experimentais espalhados pelo país, voltados para as áreas de biolubrificantes, biocombustíveis, garantia de processamento e escoamento, tecnologia de poço e refino. Tais núcleos operam integrados a unidades de negócio da companhia, comprovando a estreita relação entre a pesquisa e as atividades produtivas da Petrobras. As atividades de P&D estão voltadas para as áreas de exploração e produção de petróleo e gás, abastecimento, energias renováveis e desenvolvimento sustentável. A engenharia básica é responsável pelos primeiros estágios dos projetos de grandes empreendimentos, como plataformas de petróleo e refinarias. Desde a sua criação, o Cenpes trabalha de forma integrada com diferentes instituições de P&D nacionais e estrangeiras.Um modelo inovador de parceria tecnológica que reúne diversas instituições brasileiras em torno de temas de pesquisa da área de energia. Atualmente estão em funcionamento 50 redes temáticas, sobre assuntos relacionados aos objetivos de negócio da Petrobras.
A área laboratorial construída por meio dessa estratégia nas universidades brasileiras já é quatro vezes a área existente do Cenpes e, para cada pesquisador nosso, outros dez participam, nas suas respectivas instituições de pesquisa, de estudos relacionados à solução de desafios enfrentados pela Petrobras. Os investimentos feitos nas universidades, associados aos investimentos que estamos fazendo com a expansão do Cenpes, estão transformando o parque tecnológico nacional para óleo e gás em um dos mais bem aparelhados do mundo.
...