Ciências do ambiente
Por: rodrigocem . • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Campos da Grande Florianópolis
Unidade Acadêmica Tecnológica
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Ciências do Ambiente - 2008/A
Profª: Silene Rebelo
Aluno: Rodrigo de Carvalho Data: 02-04-08.
A Gota D`Água
75% do nosso planeta é composto por água, sendo que 97% dessa água é salgada, outros 2% estão congeladas (geleiras) e apenas 1% desse total pode ser consumida, ressaltando que boa parte desse 1% está no sub-solo.
Embora tenhamos uma grande quantidade de água no Brasil (8% da água potável do mundo está concentrada na Amazônia) e em Santa Catarina, bem distribuídas e com ciclos de chuvas bem definidos, essa não é uma realidade mundial.
Hoje a água já é motivo de disputa em aproximadamente 70 regiões do mundo e morrem cerca de 10 milhões de pessoas por ano com doenças transmitidas pela água.
Atualmente os maiores agressores dos mananciais seriam as indústrias, a agricultura e o crescimento desordenado.
As indústrias consomem grande quantidade de água em seus processos e despejam, também, uma grande quantidade de dejetos oriundo das atividades, sendo que muitas vezes desmatam e não respeitam as leis vigentes.
A agricultura, embora seja uma necessidade básica do ser, também causa grandes problemas no que diz respeito à potabilidade das fontes de água: Consome grande quantidade de água e as devolve ao meio contaminadas por agrotóxicos; provoca queimada e desmatamento sem respeitar as áreas de preservação e as leis vigentes (com destaque para as florestas ciliares, que são de fundamental importância no que diz respeito à qualidade das águas. Funcionando, então, como filtros, impedindo erosões e diminuído os riscos de enchentes). O projeto micro-bacias vem como uma alternativa na ajuda à preservação, auxiliando no uso e manejo do solo e águas, buscando proporcionar uma maior qualidade de vida ao homem do campo.
O crescimento desordenado também preocupa, pois também desmata, despeja grande quantidade de dejetos e, muitas vezes, não respeita as leis vigentes.
O grande desafio do Brasil, e no caso de Santa Catarina, está em manter a potabilidade dos nossos mananciais, de forma que consigamos utilizá-los minimizando a agressão às suas propriedades físicas.
Sem água não existe vida, preservar a água é garantir qualidade de vida a todos.
...