TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencia

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.817 Palavras (16 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO

ATPS DE ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA

Feira de Santana

Lucineide nascimento de almeida – RA 1709995186

[pic 2]

Feira de Santana

2014


ETAPA I

INTRODUÇÃO

     Como o contexto muda praticamente a cada instante, as empresas precisam continuamente redistribuir, reajustar e reconciliar seus recursos e competências disponíveis avaliando quais são os seus objetivos e como pode aproveitar as oportunidades percebidas no ambiente estratégico.

      A estratégia empresarial é o primeiro e principal passo para a empresa atingir uma capacidade de por estratégias igualmente inovadoras e imprevisíveis. A estratégia é o movimento integrado na qual a mudança vai resultar na ação e reação sendo que tudo isso tem que ser junto e direcionado para alvos a serem atingidos ao longo do tempo. Em termos empresariais, pode-se definir estratégia como mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando atingir objetivos a longo prazo. 

      A Unidade Estratégica de Negócios pode ser definida por uma divisão ou linha de produtos além de outro centro de lucro de uma empresa que busca produzir e comercializar um conjunto bem definido de produtos ou serviços, sendo que esse conjunto pode ser claramente definido de clientes, razoavelmente bem delimitada. Compete então em um conjunto bem definido de concorrentes que precisam ser superados pelas empresas que buscam o seu lugar no mercado.

     A Zig Calçados é uma empresa do ramo de calçados sendo uma empresa situada na cidade de Feira de Santana, na Bahia, tem por segmento, calçados femininos, masculinos, infantil, esportivo, bolsas e acessórios. Esta sempre ligada, no que é tendência de moda, no que esta no gosto de seus clientes, tendo um sistema de controle no qual sempre esta ligando para informar o que tem de novidade e se informando do que a cliente precisa garantindo a qualidade de suas mercadorias a seus fornecedores. Ela não tem suprimentos, insumo e nem matéria-prima. Sempre observando as tendências do mercado, o Grupo investe constantemente na inovação e reestruturação de sua loja e o treinamento de seus colaboradores e na comunicação de massa, podendo assim oferecer aos seus consumidores, produtos com qualidade, menor preço e facilidades de pagamento que vão desde desconto até a utilização do seu cartão fidelidade. A empresa tem como objetivo colocar no mercado produtos com preços justos e acima de tudo com qualidade, buscando ainda servir de modelo como prática e conduta ética e socialmente responsável, respeitando as leis e valores humanos dos profissionais, fornecedores e clientes.

ETAPA II

Análise de Ambiente

 A análise SWOT é uma ferramenta para a construção dessas estratégias, SWOT representa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ajudando assim as organizações de forma geral, a empresa identificou tem um grande potencial, com isso identificou-se, enquanto a classificação das áreas que necessitam de melhorias e ajustes.

Entretanto, a análise SWOT é um simples sistema que tem como objetivo posicionar e/ou verificar a posição estratégica da empresa dentro do ambiente. Esta análise de cenário é “transportada” para uma grade do tipo “2×2″ (duas linhas e duas colunas) e divide o ambiente em duas classes: ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças). As forças e as fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa no mercado e se relacionam, quase sempre, a fatores internos – pessoas, modelo de gestão, etc. Já as oportunidades e ameaças são as antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos (novos concorrentes, mudanças econômicas, etc.). Informações levantadas de acordo com a Análise SWOT.

  • Oportunidade: São situações externas à empresa que podem acontecer e afetar positivamente no negócio. Estes fenômenos normalmente estão fora do controle da empresa, mas existe uma chance deles acontecerem. Um serviço diferenciado e personalizado para cada tipo de cliente vai diferenciar na questão contra os seus concorrentes, através de um atendimento de boa qualidade, e uma equipe treinada.

  • Ameaças: A concorrência, o atendimento e o preço. O atendimento com o cliente não é bastante satisfatório, estacionamento de difícil acesso, demora no atendimento para a realização do serviço e infraestrutura.

AMBIENTE INTERNO DA EMPRESA

Recursos Financeiros

      Este tipo de recurso financeiro deve ser adotado pela empresa quando não existir outra alternativa para a mesma, ou seja, apenas quando o ambiente e a empresa estão em situação inadequada com muitas dificuldades ou quando apresentam péssimas perspectivas (alto índice de pontos fracos internos e ameaças externas). Em qualquer outra situação, quando a empresa adota esta estratégia como precaução, as conseqüências podem ser desastrosas, pois numa postura de sobrevivência, normalmente a primeira decisão do executivo é parar os investimentos e reduzir, ao máximo, as despesas.

      A sobrevivência financeira se dá em condições mínimas para atingir outros objetivos mais tangíveis como lucros maiores, vendas incrementadas, maior participação no mercado, etc. Isso não pode ser como um objetivo único da empresa, ou seja, deve estar em uma situação de busca para que a empresa não chegue ao estado de falência. Podem ser utilizadas várias vertentes que possibilitam a sobrevivência da empresa no âmbito financeiro, as  quais as principais são:

  • Redução de custos: utilizada normalmente em período de recessão, que consiste na redução de todos os custos possíveis para que a empresa possa subsistir.
  • Desinvestimento: quando as empresas encontram-se em conflito com linhas de produtos que deixam de ser interessantes, portanto, é melhor desinvestir do que comprometer toda a empresa.

     Se nenhuma estratégia básica não der certo, a empresa  deverá adotar a estratégia de  Liquidação de negócio que é uma estratégia usada em último caso, quando não existir outra saída, a não ser fechar o negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (315.1 Kb)   docx (790.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com