Competencia profissional
Por: Daiane.flor32 • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 816 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
Etapa 1 Passo 1 : Significado da palavra administração e sua variáveis no decorrer da historia
No decorrer da evolução histórica da administração não podemos afirmar que o homem da antiguidade e da idade media e até mesmo os do inicio da idade moderna sabiam que estavam praticando a arte de administrar. Entretanto ao logo dessa evolução, podemos citar duas instituições que se destacam a igreja católica romana e as organizações militares, sendo que a igreja sempre teve forte influencia em todo o mundo, no comportamento das pessoas principalmente com os seus fieis, mostrando grande força dos seus objetivos e eficiência em suas técnicas organizacionais e administrativas, já com as organizações militares que teve sua evolução a partir dos cavaleiros medievais e de exércitos mercenários, desenvolveram metodologias e hierarquias de poder de uma forma mais rígidas e o seus princípios são utilizados até hoje.
Um marco histórico para o entendimento de todas as escolas e todas as teorias de administração foi ha revolução industrial, onde a administração começou a ganhar forma trazendo para o mundo fortes mudanças econômicas, sociais e politicas. Após esse período surge a moderna administração como resposta as consequências provocadas pela revolução industrial, como o crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação, para equilibrar a balança da concorrência entre as empresas também surgiu uma grande necessidade de obter mais eficiência e produtividade.
Então no século XX, surge Frederick W. Taylor com sua Teoria da administração cientifica tendo como objetivo a máxima produção ao mínimo custo, segundo ele o salário era importante mais não o principal para satisfação dos funcionários e a qualificação dos funcionários, torna-se insignificante considerando a divisão das tarefas feitas de maneira repetitiva, neste cenário os funcionários são explorados para alcançar os objetivos das empresas. Suas propostas básicas eram, planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração, seus métodos apesar de inferiorizar os trabalhadores, devemos admitir que obteve um papel fundamental para o avanço de processos de produção em massa.
No mesmo período em que Taylor desenvolvia seus estudos, também surgiu na Europa o Francês Henri Fayol ele relacionou quatorze princípios básicos que complementam as ideias de Taylor, porem sem serem completamente iguais. A teoria de Fayol é a Teoria clássica seus fundamentos são planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar tendo como foco principal o comando e a manipulação dos trabalhadores. Resumindo enquanto a administração cientifica de Taylor enfatiza as tarefas de produção utilizando – se de métodos racionais padronizados e máxima divisão de tarefas, enquanto a administração clássica de Fayol enfatiza as tarefas da organização, considerando principalmente a estrutura formal de empresa e princípios administrativos e pelos altos escalões.
Após esse período, não podemos deixar de citar a Teoria das relações humanas, desenvolvida por Elton George Mayo e pouco tempo depois reformulada com o nome de Teoria do comportamento organizacional, com ideias opostas a Teoria clássica de Fayol com ênfase nas pessoas, tendo como princípios básicos o nível de produção como resultado da integração, comportamento social do empregado, a formação de grupos informais, relações interpessoais, a importância do conteúdo do cargo e aspectos emocionais.
Em sequencia histórica surgiu a Teoria estruturalista com o objetivo de integrar todas as teorias citadas anteriormente e teve seu inicio a partir da Teoria da burocracia de Max Weber que diz que para se obter o máximo de eficiência, deve-se usar a razão para se adequar os meios aos objetivos finais.
...