Comunicação MAO
Por: ana flavia Queiroga • 24/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.373 Palavras (6 Páginas) • 363 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO BELO HORIZONTE[pic 1]
ANA FLÁVIA SILVA QUEIROGA
CINTIA SILVA CAMPOS
DANIEL LOPES
EDER ALVES
SABRINA LUÍSE ZEBRAL
VISITA AO MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS
Belo Horizonte
2015
1. Discuta em grupo o seguinte tema:
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DEMANDA REGISTRO E DIVULGAÇÃO.
A. Desenvolva uma relação do acervo do museu como registro de conhecimento, identificando qual o tipo de conhecimento predominantemente envolvido nesse processo de conversão de conhecimento contínuo.
O museu de artes e ofícios transmite principalmente como forma de registro do conhecimento a evolução do trabalho e das maquinas no decorrer do tempo.
O Conhecimento predominante é o tácito, pois ele era passado de geração em geração pelos os pais e parentes. Não havia grandes registros de como comportar ou que fazer para determinado tipo de trabalho como hoje existem normas e procedimentos para o desempenho das tarefas. O sujeito era “forçado” a aprender através da experiência que ele obtinha.
B. Descreva de forma sucinta como o conhecimento era compartilhado, no exercício dos ofícios visitados no Museu, encontre no artigo uma justificativa para sua resposta.
O conhecimento era compartilhado entre os familiares, onde os filhos aprendiam através da observação e da experiência passada pelos pais. Esse conhecimento era transmitido pela prática e vivência diária.
Parte retirada do artigo:
“Há, pois, o reforço da concepção de que a grande maioria da população é reprodutora de conhecimentos. Os especialistas e consultores são organizadores de conhecimento, os profissionais em geral são reprodutores, os professores e instrutores são seus transmissores e os pesquisadores e pensadores são os construtores. Assim é que uns questionam aos outros sobre o que estes devem fazer. Porém, quando dispõem da possibilidade de realização, passam a imitá-los, reproduzindo seu comportamento acriticamente, sem aprender com ele e transformar sua concepção e visão da realidade.”
2. Foi notado em nossa visita a evolução dos ofícios em função da “tecnologia”, breve discussão sobre esse assunto foi realizada. Essa evolução se dá certamente em função do desenvolvimento conhecimento tácito dos trabalhadores.
EVOLUÇÃO DOS MÉTODOS DE TRABALHO.
A. Discuta o papel da “tecnologia”, lembre-se, não estamos falando apenas de computadores, no desenvolvimento dos ofícios e do trabalho.
Os avanços na tecnologia são um dos principais motivos para que a globalização tenha aumentado na última década. Em tecnologia da informação e comunicação, as inovações tornaram-se menores em tamanho, porém mais eficientes e muitas vezes mais acessíveis. Na tecnologia de transporte, veículos tendem a tornar-se maior e mais rápido, além de se tornar mais amiga do ambiente e mais barato para ser executado. Independentemente para uso pessoal ou para negócios, tecnologia fez com que o mundo parecesse um lugar menor e ajudou na ascensão da globalização.
B. Quais orientações são propostas pelo artigo para que o exercício de um ofício (trabalho) gere novo conhecimento? Está relacionado a algum modo de conversão de conhecimento conhecido?
Para gerar novos conhecimentos é necessário que as empresas invistam na capacidade das pessoas e saber sistematizar e socializar o funcionário de alguma forma, por um lado, de desenvolvimento da cultura organizacional, dos processos de produção e dos negócios e, por outro lado, de desenvolvimento de sua empregabilidade. Fazendo isso a empresa estará desenvolvendo o crescimento humano.
C. Ilustre suas afirmações relatando a história de algum dos objetos ou ofícios visitados. (Caso queira utilize alguma imagem para apoiar sua explanação).
O transporte é um dos aspectos mais importantes do crescimento humano e do avanço. Sem ele haveria pouca expansão da cultura ou da partilha de conhecimentos. Desde a invenção da roda para frente, de viagens tem melhorado a vida cotidiana das pessoas em todo o globo. A história do transporte não só reflete o desenvolvimento de vários modos de transporte, mas também reflete um conhecimento elevado da ciência e outros avanços que moldaram a civilização.
3. Contextualize a trecho do artigo descrito abaixo pelo título, (O Desenvolvimento contínuo da competência está associado à construção do conhecimento no trabalho), retirada do artigo (Pág. 9), com sua percepção sobre o desenvolvimento de competências e habilidades demonstradas pelas peças do Museu.
Com base no artigo, podemos citar as limitações do desenvolvimento no trabalho.
O principal motivo da falta de desenvolvimento é o trabalho contínuo e rotineiro, que faz com que o profissional treine uma quantidade limitada de funções, pois o dia a dia repetitivo não demanda que o trabalhador desenvolva novas ideias e atitudes.
Além disso, muitas empresas proporcionam cursos ou treinamentos voltados para o aprimoramento das mesmas operações existentes, sempre voltados em qualidade de aperfeiçoamento. Obviamente que isso trás benefícios para as organizações, porém de certo modo priva o trabalhador de adquirir novos conhecimentos.
Entretanto, ainda há organizações que além de desenvolver o trabalhador para as suas atividades operacionais, os capacitam e promovem orientações de mercado e ampliam os conhecimentos a fim de obter maiores lucros, representatividade e maior enfoque no mercado.
...