Conceitos de Liderança
Por: 102228 • 28/11/2016 • Resenha • 471 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
UM ESTUDO SOBRE LIDERANÇA
CONCEITOS DE LIDERANÇA
O líder é o individuo capaz de gerir as pessoas, sendo a capacidade de liderança de extrema importância levando em conta atual contexto da sociedade que passa diariamente por constantes e até mesmo bruscas modificações. A liderança está relacionada com a capacidade de influenciar as pessoas para atingir objetivos comuns. A liderança é a arte de mobilizar os outros para que os mesmos aspirem por desejos compartilhados.
Segundo Chiavenato (2004), a liderança é um fenômeno social, pois acontece exclusivamente em grupos sociais, que muitas vezes estão relacionados a ambientes organizacionais. Mas, a liderança também se expressa em qualquer tipo de grupo social, uma vez que esse grupo é formado por pessoas que interagem entre si. A liderança acontece nos grupos que permitem que ela aconteça, nesse ambiente o líder desenvolve suas capacidades seu potencial. A aceitação do líder pelo próprio grupo se dá pela legitimação do seu poder de influência.
Nas organizações o papel do líder se dá pelo carisma que o detém sobre o seu grupo, seu relacionamento interpessoal e sua capacidade de trabalhar em grupo. contudo nem todos dentro de um grupo desenvolvem o perfil de liderança. O líder precisa se desenvolver no propósito de influenciar pessoas para o sucesso do grupo, direcionando esforços individuais até chegar ao coletivo.
Características da liderança:
- Objetividade: atitude positiva;
- Saber compreender os outros: empatia;
- Flexibilidade: mudança de estilo;
- Capacidade de Comunicação;
- Uso da autoridade: todo líder possui;
- Maturidade e comportamento: estável e previsível.
A liderança se distingue do papel da gerência, o gerente desenvolve competências técnicas e são muitas vezes eficientes na suas tarefas, o gerente exerce uma característica autoritária e centralizadora já o líder conquista as pessoas através de seu espírito influenciador com criatividade, excelência e carisma. A liderança se difere da autoridade formal, pois as bases que motivam os seus seguidores são diferentes e muitas vezes estão estabelecidas nas interrelações. Na autoridade formal avulta a figura do chefe, caracterizado pelo poder formal e baseia-se na sua propriedade sobre a empresa, pois sua influência se dá pela autoridade estabelecida no desenho dos cargos. Já a liderança acontece informalmente pelo poder de fazer com que as pessoas realizem ações corretas, ou seja, aquilo que é preciso ser feito.
O líder informal se destaca do chefe pois inspira confiança, tem visão de longo prazo e emerge do grupo, a chefia se incube da autoridade formal, pela execução de tarefas de controle, tem visão de curto prazo e se restringe ao seu posto de trabalho localizado na organização. Consequentemente, os dois postos (líder e chefe) podem acontecer simultaneamente, pois o ideal é que o chefe seja um líder e vice-versa, para que as características de cada um sejam evidenciadas e aproveitadas pelas organizações.
...