Condicionamento ou Motivação
Por: ociliosousa • 8/1/2018 • Dissertação • 715 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
“ Uma organização promoveu extenso programa de desenvolvimento de trabalho cooperativo nos setores de atendimento ao cliente. Como o programa de desenvolvimento concentrava-se no pessoal de linha de frente, descuidou-se do conceito de cliente interno, deixando de se considerarem peculiaridades das relações entre esses profissionais e o staff e apoio ao consumidor passaram a apresentar queixas severas em relação ao pessoal interno; este, por seu lado, passou a reclamar de exigências descabidas da “turma do balcão”, que não compreendia suas dificuldades”. Referência: FIORELLI, José Osmir. Psicologia para administradores: caso 59 (2009, pg. 175)
CONDICIONAMENTO OU MOTIVAÇÃO?
A motivação humana e organizacional é um desafio tanto quanto difícil de se chegar a um caminho perfeito. Contudo, o ser humano só sente motivado quando tem suas necessidades supridas, seja interna ou externa, ou seja, o incentivo dado a indivíduo corresponde o que psicologia chama de estímulo, onde o impulso interno leva a ação. Esse por sua vez, tem a funcionalidade de motivar as pessoas, essa resposta positiva tem valor gigantesco no que se diz dar ânimo ao ser, ao passo que o renova de perspectivas e entusiasmo.
Para MC Dougall, “o homem é rapidamente impulsionado por instintos, que relacionados com as emoções podem causar reações tanto positiva de agrado como negativa de desagrado. Em virtude disto, a Motivação segundo a escola psicanalítica, se compreende dizer que o princípio do prazer é concebido como uma tendência do indivíduo que determina a forma pela qual as tensões psíquicas são aliviadas, e que devem ser automaticamente regulado pelo princípio do prazer.
No âmbito organizacional a motivação e condicionamento tem sido motivo de muitas dúvidas e confusões acerca da relação entre ambos, e o enunciado a cima retrata isso. Como já mencionado anteriormente a motivação significa dizer motivar para ação, que deve ser revertido de motivos e impulsos suficientemente bons para que os colaboradores atinjam os objetivos da organização e também os seus próprios em relação ao contexto organizacional. Não basta apenas condicionar o funcionário a atingir metas e resultados, mesmo que isso seja o exercício e anseio de toda empresa, é necessário que ela faça com que cada indivíduo encontre prazer naquilo que faz. Estímulos como premiações, viagens, bonificações e outros, que algumas empresas acreditam motivar seu colaborador não é tanto eficaz como parece, ele acaba mais promovendo competições e conflitos internos, findando em condicionamento mais que do que a própria motivação.
Sempre que o administração direcionar e impulsionar seus liderados afim de atingir tão somente os desejos e anseios do seu próprio negócio e não dando-lhes oportunidades e liberdade para que as pessoas hajam com mais naturalidade do que pressão, dificilmente elas darão o melhor de si. O caminho do sucesso da motivação é sobretudo o desafio das organizações modernas é fazer com que cada ser se sinta notado, suprido, desejado, se sinta-se como peça importante e fundamental, de forma que estando contentes e felizes o rendimento acelera de forma holística dentro de toda e qualquer empresa. Veja o caso citado no início, a empresa elaborou um projeto de desenvolvimento que proporcionou apenas condicionamento a sua equipe, afim de melhorar
...