Contabilidade: Linguegem internacional dos negócios
Por: Giulia Verruck Tortola • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 545 Palavras (3 Páginas) • 521 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO
CONTABILIDADE GERAL
Profª Luciana Nunes Ferreira
Henrique Baldasso, Jaíne Abrahan, Martina Strelow, Nathália Tortola, Rafael Reis e Tais Meirelles.
Praticando: Contabilidade como Linguagem Internacional dos Negócios
Na opinião do grupo, ou equipe, a empresa precisaria de um departamento de controladoria ou contabilidade gerencial? Caso a opção seja sim, a quem este departamento deverá subordinar-se? Quais efeitos da opção inversa?
Sim, Deverá subordinar-se ao Sr. Raimundo Pereira Júnior, tal qual tem conhecimento na área outro motivo para a implantação de um Departamento de Controladoria ou Contabilidade Gerencial porque é uma área estratégica e hoje em dia a analise contábil é uma ferramenta muito conveniente, pois uma empresa consegue ter vantagem competitiva reduzindo os seus custos. Não obstante disso, podemos verificar que há expansão no mercado, cinco novas lojas, quanto maior, maior controle há de ter.
1- Discutir com o grupo as demonstrações contábeis como instrumento de comunicação da empresa com seus usuários.
As demonstrações contábeis, também chamadas de demonstrações financeiras, são extremamente importantes como instrumento de comunicação da empresa com os seus usuários. Pois é por meio desses relatórios que a empresa presta contas aos seus sócios e acionistas, auxiliando seus usuários na tomada de decisões.
2 – Como pode ser definida a Contabilidade?
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.
3 - Qual a utilidade das informações contábeis para seus usuários externos?
Os sócios e acionistas podem ter como principal interesse o retorno do investimento feito nas empresas e a segurança da aplicação. Se em caso de gestão há a necessidade para a tomada de decisão, já nas organizações mais fechadas e tradicionais existe a ligação sentimental.
Os fornecedores e emprestadores de dinheiro têm como principal objetivo o retorno dos recursos investidos. O governo tem dois interesses que podem tornar como suporte as informações contábeis: o financiamento da atividade governamental; dados demográficos. Pessoas em geral quando são investidores de recursos potenciais precisam de informações se vale a pena ou não investir.
4 – Destaque contribuições da contabilidade para a governança.
A contabilidade pode contribuir com a governança através da escolha certa de estratégia, da clareza de informações para tomada de decisões, da reação rápida frente às mudanças na organização, e também, pode ajudar na manutenção da estrutura que oferece controles em relação aos objetivos das empresas.
5 – A convergência Às normas internacionais de contabilidade é extensiva a todos os tipos de empresas?
A convergência às normas internacionais de contabilidade pode ser aplicada em todos os tipos de empresas, pois permite que regras similares sejam adotadas e compreendidas em várias partes do mundo, e é uma oportunidade de captar recursos para o crescimento da empresa além de ser uma oportunidade para os países receberem investimentos.
...