Controle Estratégico, Tático e Operacional
Por: heliahfarias • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 555 Palavras (3 Páginas) • 7.089 Visualizações
Controle Estratégico, Tático e Operacional
Controle Estratégico: É tratado no nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais da empresa e é programado à longo prazo.
O planejamento estratégico pode ser aplicado na empresa para alcançar objetivos empresariais globais. É preciso controle global, e amplo para medir e acompanhar esse planejamento e permitir ações corretivas. Com a descentralização da autoridade, as unidades passam a ser semiautônomas em suas decisões e exigem controles globais que possam evitar os caos que poderia vir da completa autonomia. Existem vários tipos de controles estratégicos: relatórios contábeis, controle dos lucros e perdas, Controle pela análise do retorno sobre o investimento (RSI).
Controle Tático: É exercido no nível intermediário da empresa e se refere aos departamentos ou conjuntos de recurso da empresa. É programado no médio prazo ou durante o ano contábil. Aborda geralmente cada unidade da empresa – como um departamento ou cada conjunto de recursos tomados isoladamente. É um instrumento de verificação e tem como função avaliar gestores de níveis intermediários da empresa. Exemplos de controle tático: controle orçamentário, contabilidade, custos, ponto de equilíbrio, etc.
A teoria do controle se baseia em dois conceitos: Retroinformação – mecanismo que oferece informações de desempenho passado ou presente e que influenciam as atividades ou objetivos futuros do sistema; Homeostase: tendência que organismos e organizações têm para se autorregular, retornar a um estado de equilíbrio estável sempre que forem submetidos a uma perturbação ou estímulo externo.
Quando os objetivos no nível institucional estão estabelecidos, os planos intermediários estão elaborados, e já foram reunidos os recursos, as instruções e procedimentos necessários, o executivo precisa se certificar que o desempenho da execução corresponda aos planos. É preciso então desenvolver um processo de controle:
Estabelecer padrões;
Avaliação de resultados;
Comparar resultados com os padrões; (Mensuração, variância, princípio da exceção);
Ação corretiva quando há desvios ou variâncias (Manter o desempenho dentro dos padrões estabelecidos).
Controle Operacional: É exercido no nível operacional, ou seja, no nível de execução das tarefas e operações desempenhadas pelos colaboradores não administrativos da empresa.
Se refere aos aspectos mais específicos da empresa, como tarefas e operações; Tem foco no curto prazo, pois é imediatista, avaliando as tarefas e operações a cada momento; É voltado para o dia a dia da empresa.
Parte das ações corretivas de controle no nível operacional é feito sobre pessoas ou desempenho delas. O nível institucional estabelece os objetivos. O nível intermediário elabora planos e meios de controle departamentais e o nível operacional descreve planos e meios de controle específicos para cada tarefa ou operação isoladamente.
Relatório Final
Os controles estratégico, tático e operacional proporcionam às pessoas mensurarem, avaliarem e corrigirem os resultados do que foi planejado, gerando maior confiabilidade e motivação.
...