Crescimento e Desenvolvimento Humano e Introdução a Educação Física
Por: Dheenny Paetzold • 26/11/2017 • Monografia • 3.936 Palavras (16 Páginas) • 593 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Polo São Nicolau
Curso Superior de Educação Física
SUELI RODRIGUÊS DE LIMA
DHENIFFER KASSANDRA CALADO DE LIMA
REINALDO FERNANDES DIAS
DIEIME MORAIS AJALA
JESICA CUNHA
Polo São Nicolau, Coronel Sapucaia – MS
MAIO 2016[pic 2]
[pic 3]
SUELI RODRIGUES DE LIMA/ RA: 2845260516
DHENIFFER KASSANDRA CALADO DE LIMA/ RA: 2855176770
REINALDO FERNANDES DIAS/ RA: 2855176839
JESICA CUNHA/ RA:
DESAFIO PROFISSIONAL
Crescimento e Desenvolvimento Humano e Introdução a Educação Física
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Educação Física da Anhanguera Educacional- Uniderp requisito parcial a obtenção do titulo de Licenciatura em Formação
Orientador (a) Desafio Profissional: Me. Lindolfo A. Martelli
Orientador (a) Presencial: Gislaine Godoy
Orientador(a) a Distancia: Ma. Juliana Santi Sagin Pinto Bergamim e Esp. Tiago Tristão Artero
Polo São Nicolau, Coronel Sapucaia – MS, 2016
SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................................Pag.04
Contribuições de Gallahue e Ozmun.................................................................Pag.05
Características dos Desenvolvimentos..............................................................Pag.06
Temas ou conceitos a serem relacionados com a prática..................................Pag.07
Mauro Betti ........................................................................................................Pag.08
Considerações Finais.........................................................................................Pag.13
Referencias Bibliograficas..................................................................................Pag.14
INTRODUÇÃO
No contexto a seguir serão abordados como colaborar na produção do texto de Diego. Auxilia-lo a realizar a reflexão sobre os temas propostos e imaginar possíveis formas de atuação do professor de Educação Física sob diferentes perspectivas. Propor citações sobre as pesquisas de Gallahue e Ozmun e aplicar esse conhecimento no acompanhamento do desenvolvimento físico de alunos, ou, ainda, utilizando as classificações motoras por idade presentes em sua obra para elaborar planos de aula direcionados às características de cada fase, e tecer considerações sobre a promoção da saúde e o combate à obesidade das crianças.
E também serão proposto Citações sobre Betti, a partir do olhar reflexivo que ele proporciona e da cultura corporal de movimento e a pesquisa-ação que darão base à teoria da autora. Serão Selecionados aspectos básicos de cada obra e indicado de que maneira o exercício do professor poderá se dar. È preciso observar a Educação Física como um todo e direcionar um olhar reflexivo sobre os elementos que irá usar como sugestões didáticas baseadas em cada autor. Seja de cunho educativo, relacionado à saúde, ao desempenho físico e motor, à qualidade de vida e às interações sociais.
- CONTRIBUIÇÕES DE GALLAHUE E OZMUN
O grande ensinamento educativo é que a criança não pode fazer simplesmente o que tem vontade, mas deve administrar essa vontade. Quem ama, educa. E tem de educar a vontade para se proteger e dar condições para que a criança cuide da própria segurança. O lugar mais seguro para o seus filhos ficar é no com os pais. Mas essa não é a finalidade para a qual foi construído. Para um filho bem criado, o mundo é pequeno. Os pais são um porto seguro para os filhos até que eles se tornem independentes. Embora possam pensar que o lugar mais seguro para as crianças é junto deles, os filhos devem ser preparados para viver a vida sozinhos, enfrentando bom e mau tempo para atingir seus objetivos. A criança deve ser educada e preparada para ser seu próprio porto seguro.
Assim, o mundo também será pequeno para ela, porque mais amplos serão seus horizontes. Nem sempre os filhos seguem o que seus pais têm vontade. Ninguém pode garantir que caminho o filho vai seguir, mas, seja para onde for, deve levar dentro dele valores como ética, humildade, humanidade, honestidade, disciplina e gratidão, dispondo-se a aprender sempre e a transmitir o que puder com vistas a estabelecer relacionamentos integrais com todas as pessoas, independente de sua origem, cor, credo e condições socioeconômicas e culturais. O filho nasceu dos pais, mas é um cidadão do mundo.
Denomina a fase motora fundamental como sendo a fase dos movimentos fundamentais.
Podemos dividir a infância nas seguintes faixa etária 2 a 6 anos de idade e de 6 a 10 anos de idade, por volta dos 4 anos de idade seu crescimento entre altura e peso é um pouco mais lento, esse ritmo ocorre até a puberdade, período importante para o aperfeiçoamento das habilidades esportivas e motoras. A uma pequena diferença entre os sexos onde os meninos possuem mais massa muscular e massa óssea que as meninas, portanto são mais pesados, 25% do peso total do corpo representa a massa muscular, com a passagem do período inicial da infância, as características corporais ficam parecidas com as dos mais velhos com o crescimento do sistema esquelético, se ocorre algo de errado com a alimentação esse crescimento pode ser retardado em até 3 anos. Após o amadurecimento do sistema nervoso, é possível notar um grande crescimento nas habilidades motoras, seu desenvolvimento total acontece por volta dos 12 anos de idade, 90% desse amadurecimento ocorre aos 6 anos de idade, fase mais importante para a aprendizagem.
...