DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Por: adepereira • 24/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.630 Palavras (15 Páginas) • 310 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 5º SEMESTRE
DISCIPLINAS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ANÁLISE DE INVESTIMENTO
CONTABILIDADE DE CUSTOS
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMOSNTRAÇÕES CONTÁBEIS
Nome: RA:
ADEVANILDO PEREIRA DA SILVA 2816747361
ALEXSANDRA SOARES 2801833108
ELIZAMAR BURATO 2801790624
RAPHAEL COSTA SILVA THOMAZ 2864802425
DESAFIO PROFISSIONAL
Análise Econômica Financeira Empresa Sanesalto Saneamento S/A
Tutor Online: Erika Stephanie Gurreri de Sousa
OSASCO
29 DE MAIO DE 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...............................................................................................3
EMPRESA SANESALTO...............................................................................4
DADOS FINANCEIROS.................................................................................6
MÉTODO DE CUSTEIO................................................................................11
SITUAÇÃO HIPOTÉTICA..............................................................................13
CONCLUSÃO................................................................................................16
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA....................................................................17
INTRODUÇÃO
Neste desafio profissional foram utilizadas as técnicas norteadoras: Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, Análise de Investimentos, Contabilidade de Custos, Administração Financeira e Desenvolvimento Econômico. Tais técnicas são competências necessárias para o profissional de contabilidade no que diz respeito às tomadas de decisões, bem como diretrizes para viabilizar uma eventual negociação econômico-financeira.
O sucesso de um projeto de Negócios depende de fatores macro e microeconômicos, os quais todos estão sujeitos, bem como correndo riscos. Porém, foram desenvolvidas ferramentas que auxiliam no sentido de que sejam tomadas as decisões mais acertadas possíveis no momento em que se aproveita uma oportunidade de negócios.
Quando consultado, o profissional de contabilidade tem ao seu dispor métodos de avaliar a saúde financeira de um negócio, vislumbrar uma ótima oportunidade de empreender, bem como nortear as estratégias de desenvolvimento sustentável de um projeto.
Sendo assim, o desenvolvimento deste trabalho sobre a empresa Sanesalto tem por objetivo expor as ferramentas de trabalho do ponto de vista da contabilidade, a fim de estimular o raciocínio crítico e aprendizagem.
Empresa Sanesalto
Empresa: Sanesalto
Atividade Principal: Tratamento de esgoto do município de Salto/SP
Classificação Setorial: Água e Saneamento.
- Política de relacionamentos: A Sanesalto Saneamento S/A é uma sociedade anônima de capital aberto, constituída em 06 de novembro de 1996, detentora do Contrato de Concessão de Tratamento de Esgoto da cidade de Salto – SP. Compõe os serviços da concessionária:
Implantação, operação e manutenção da estação de tratamento de esgotos;
Implantação de redes coletoras e estações elevatórias complementares ao sistema de esgotamento sanitário do município;
Gestão do sistema comercial de leitura, processamento, emissão e entrega de contas pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como arrecadação.
- As estratégias utilizadas no negócio: A companhia tem investido nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), bem como no tratamento das águas. Na cidade de Salto – SP, por exemplo, as operações foram iniciadas em 2007, quanto o município não realizava tratamento de esgoto, hoje 95% do esgoto é coletado e tratado.
Os investimentos realizados pela Companhia fizeram com que os rios Jundiaí e Tietê passassem a receber, a cada ano, quantidade cada vez menor de esgoto doméstico. Nos últimos anos, além do investimento na ETE, a Sanesalto realizou todo o investimento em interceptores e estações elevatórias para coletar e transportar o esgoto tratado.
- Os riscos aos quais a companhia está exposta e como ela realiza a gestão deles: Dentre os diversos riscos aos quais a companhia está exposta, vemos elencar 3.
1 – Crise hídrica: A crise hídrica vivida desde o ano de 2014 impactou diretamente o consumo de água da população, que apresentou uma redução de 9% em média de um ano para outro, apenas de um crescimento de 4% em número de economias. A companhia apresentou à Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES – PCJ) dados da redução visando reequilíbrio contratual.
2 – Aumento da energia elétrica acima da inflação: Desde outubro de 2014, com a implantação da bandeira tarifária em janeiro 2015 e aumento extraordinário em março de 2015, impactou diretamente o Custo da Companhia, já que a energia elétrica constitui o maior insumo dentre os custos operacionais. A Companhia vem sendo ressarcida dos custos pela bandeira tarifária, em reequilíbrio do Contrato de Concessão estabelecido pela ARES-PCJ e o reajusto tarifário de junho de 2016 absorveu o restante dos aumentos acima da inflação.
...